DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fiore, Marcia Fernanda Antonio lattes
Orientador(a): Bahia, Norines Panicacci lattes
Banca de defesa: Azevedo, Adriana Barroso de lattes, Rosalen, Marilena Aparecida de Souza
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/959
Resumo: Quando uma criança vai para a escola, não vai apenas para aprender, mas também para relacionar-se. Dentro do ambiente escolar, a relação entre professor e aluno ultrapassa o nível acadêmico e permite que ocorra uma proximidade afetiva, sendo esta o fio condutor do conhecimento. Dessa forma, este trabalho buscou verificar se é reconhecida a importância, por parte de professores e alunos de um curso de formação de professores, de se trabalhar a dimensão emocional para que se tornem mais aptos a construir vínculos com seus alunos. Buscou também investigar se existe relação entre estes vínculos afetivos e o processo de aprendizagem dos alunos. Para o alcance dos objetivos propostos no presente estudo foi realizada uma pesquisa de campo exploratória de natureza qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez sujeitos, sendo cinco professores (pedagogos) e cinco alunos concluintes (6º semestre) do curso de Pedagogia de uma instituição particular localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Para o tratamento dos dados coletados nas entrevistas foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo proposta por Maria Laura P. B. Franco. Os referenciais teóricos foram ancorados em Maria Cândida Moraes (perspectiva histórica dos paradigmas da educação), Terezinha Azerêdo Rios (conceitos de qualidade e competência numa visão dinâmica da competência docente), Lev Vygotsky (desenvolvimento humano a partir das interações sociais), Henri Wallon (relevância da dimensão afetiva no desenvolvimento do indivíduo), Marta Kohl de Oliveira e Teresa Cristina Rego (estudo sobre teoria sociohistórica de Vygotsky), Izabel Galvão e Heloisa Dantas (estudo sobre a psicogênese da pessoa completa de Wallon), Sigmund Freud e Maria Cristina Kupfer (concepções psicanalíticas sobre a relação transferencial), Sérgio Antonio da Silva Leite e Valéria Amorim Arantes (coletânea de textos para discussão sobre a afetividade no cotidiano escolar). A conclusão da pesquisa apontou para o reconhecimento da importância da construção de vínculos entre alunos e professores e do desenvolvimento das habilidades emocionais da competência docente como decisivos para o êxito da aprendizagem. Apesar desse reconhecimento, os sujeitos pesquisados não identificaram em sua formação em Pedagogia, disciplinas que tivessem especificamente contemplado a dimensão emocional da prática docente.
id METO_9700d4d7ad0c14542f71db01924b7692
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/959
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Azevedo, Adriana Barroso deCPF:93026555562http://lattes.cnpq.br/7272976836026061Rosalen, Marilena Aparecida de SouzaCPF:96378928741CPF:21584902841http://lattes.cnpq.br/3270820540305278Fiore, Marcia Fernanda Antonio2016-08-03T16:15:31Z2012-01-302011-09-19FIORE, Marcia Fernanda Antonio. DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/959Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Fernanda Antonio Fiore.pdf: 739291 bytes, checksum: 8280bc0626886ee62e9b2c6db72b51d6 (MD5) Previous issue date: 2011-09-19Quando uma criança vai para a escola, não vai apenas para aprender, mas também para relacionar-se. Dentro do ambiente escolar, a relação entre professor e aluno ultrapassa o nível acadêmico e permite que ocorra uma proximidade afetiva, sendo esta o fio condutor do conhecimento. Dessa forma, este trabalho buscou verificar se é reconhecida a importância, por parte de professores e alunos de um curso de formação de professores, de se trabalhar a dimensão emocional para que se tornem mais aptos a construir vínculos com seus alunos. Buscou também investigar se existe relação entre estes vínculos afetivos e o processo de aprendizagem dos alunos. Para o alcance dos objetivos propostos no presente estudo foi realizada uma pesquisa de campo exploratória de natureza qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez sujeitos, sendo cinco professores (pedagogos) e cinco alunos concluintes (6º semestre) do curso de Pedagogia de uma instituição particular localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Para o tratamento dos dados coletados nas entrevistas foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo proposta por Maria Laura P. B. Franco. Os referenciais teóricos foram ancorados em Maria Cândida Moraes (perspectiva histórica dos paradigmas da educação), Terezinha Azerêdo Rios (conceitos de qualidade e competência numa visão dinâmica da competência docente), Lev Vygotsky (desenvolvimento humano a partir das interações sociais), Henri Wallon (relevância da dimensão afetiva no desenvolvimento do indivíduo), Marta Kohl de Oliveira e Teresa Cristina Rego (estudo sobre teoria sociohistórica de Vygotsky), Izabel Galvão e Heloisa Dantas (estudo sobre a psicogênese da pessoa completa de Wallon), Sigmund Freud e Maria Cristina Kupfer (concepções psicanalíticas sobre a relação transferencial), Sérgio Antonio da Silva Leite e Valéria Amorim Arantes (coletânea de textos para discussão sobre a afetividade no cotidiano escolar). A conclusão da pesquisa apontou para o reconhecimento da importância da construção de vínculos entre alunos e professores e do desenvolvimento das habilidades emocionais da competência docente como decisivos para o êxito da aprendizagem. Apesar desse reconhecimento, os sujeitos pesquisados não identificaram em sua formação em Pedagogia, disciplinas que tivessem especificamente contemplado a dimensão emocional da prática docente.application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2389/Marcia%20Fernanda%20Antonio%20Fiore.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoDimensão emocionalVínculos afetivosProcesso de aprendizagemCurso de Pedagogia.Emotional dimensionAffective tiesLearning processPedagogy courses.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILMarcia Fernanda Antonio Fiore.pdf.jpgMarcia Fernanda Antonio Fiore.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/959/2/Marcia+Fernanda+Antonio+Fiore.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALMarcia Fernanda Antonio Fiore.pdfapplication/pdf739291http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/959/1/Marcia+Fernanda+Antonio+Fiore.pdf8280bc0626886ee62e9b2c6db72b51d6MD51tede/9592016-08-03 15:07:16.08oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Fiore, Marcia Fernanda Antonio
Dimensão emocional
Vínculos afetivos
Processo de aprendizagem
Curso de Pedagogia.
Emotional dimension
Affective ties
Learning process
Pedagogy courses.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
author Fiore, Marcia Fernanda Antonio
author_facet Fiore, Marcia Fernanda Antonio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bahia, Norines Panicacci
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49852963032
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azevedo, Adriana Barroso de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:93026555562
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7272976836026061
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosalen, Marilena Aparecida de Souza
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:96378928741
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:21584902841
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3270820540305278
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiore, Marcia Fernanda Antonio
contributor_str_mv Bahia, Norines Panicacci
Azevedo, Adriana Barroso de
Rosalen, Marilena Aparecida de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensão emocional
Vínculos afetivos
Processo de aprendizagem
Curso de Pedagogia.
topic Dimensão emocional
Vínculos afetivos
Processo de aprendizagem
Curso de Pedagogia.
Emotional dimension
Affective ties
Learning process
Pedagogy courses.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotional dimension
Affective ties
Learning process
Pedagogy courses.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Quando uma criança vai para a escola, não vai apenas para aprender, mas também para relacionar-se. Dentro do ambiente escolar, a relação entre professor e aluno ultrapassa o nível acadêmico e permite que ocorra uma proximidade afetiva, sendo esta o fio condutor do conhecimento. Dessa forma, este trabalho buscou verificar se é reconhecida a importância, por parte de professores e alunos de um curso de formação de professores, de se trabalhar a dimensão emocional para que se tornem mais aptos a construir vínculos com seus alunos. Buscou também investigar se existe relação entre estes vínculos afetivos e o processo de aprendizagem dos alunos. Para o alcance dos objetivos propostos no presente estudo foi realizada uma pesquisa de campo exploratória de natureza qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com dez sujeitos, sendo cinco professores (pedagogos) e cinco alunos concluintes (6º semestre) do curso de Pedagogia de uma instituição particular localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Para o tratamento dos dados coletados nas entrevistas foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo proposta por Maria Laura P. B. Franco. Os referenciais teóricos foram ancorados em Maria Cândida Moraes (perspectiva histórica dos paradigmas da educação), Terezinha Azerêdo Rios (conceitos de qualidade e competência numa visão dinâmica da competência docente), Lev Vygotsky (desenvolvimento humano a partir das interações sociais), Henri Wallon (relevância da dimensão afetiva no desenvolvimento do indivíduo), Marta Kohl de Oliveira e Teresa Cristina Rego (estudo sobre teoria sociohistórica de Vygotsky), Izabel Galvão e Heloisa Dantas (estudo sobre a psicogênese da pessoa completa de Wallon), Sigmund Freud e Maria Cristina Kupfer (concepções psicanalíticas sobre a relação transferencial), Sérgio Antonio da Silva Leite e Valéria Amorim Arantes (coletânea de textos para discussão sobre a afetividade no cotidiano escolar). A conclusão da pesquisa apontou para o reconhecimento da importância da construção de vínculos entre alunos e professores e do desenvolvimento das habilidades emocionais da competência docente como decisivos para o êxito da aprendizagem. Apesar desse reconhecimento, os sujeitos pesquisados não identificaram em sua formação em Pedagogia, disciplinas que tivessem especificamente contemplado a dimensão emocional da prática docente.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-19
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FIORE, Marcia Fernanda Antonio. DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/959
identifier_str_mv FIORE, Marcia Fernanda Antonio. DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/959/2/Marcia+Fernanda+Antonio+Fiore.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/959/1/Marcia+Fernanda+Antonio+Fiore.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
8280bc0626886ee62e9b2c6db72b51d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259443232702464