A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011 |
Resumo: | The object of this research is to discuss the Brazilian policy of the inclusion and actual application of the Spanish Language in regular schools for students with special educational needs and considers the non-use of special classrooms. It points out to all students with or without special educational needs the benefits of living with diversity, respecting differences, or as stimuli to their development. It questions what students without special educational needs are actually learning. It discusses what intellectuals have to say regarding the inclusion in schools of students with special educational needs in relation to educational literature aimed at the teaching and learning of languages. It reflects upon the qualification and capabilities of the Spanish teacher relating to the inclusion of the students with special educational needs, taking investigative action in line with public policies on teacher training as well as the National Curriculum Guidelines for undergraduate education. |
id |
METO_ad9ef99571a5296fac4ad76f92f7cc91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1011 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Furlan, MarceloCPF:52689432620Fernández, Isabel Gretel EresCPF:22222233335CPF:30319139816Moura, Lígia Cirana Rocha de2016-08-03T16:15:44Z2014-05-142013-09-24http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011The object of this research is to discuss the Brazilian policy of the inclusion and actual application of the Spanish Language in regular schools for students with special educational needs and considers the non-use of special classrooms. It points out to all students with or without special educational needs the benefits of living with diversity, respecting differences, or as stimuli to their development. It questions what students without special educational needs are actually learning. It discusses what intellectuals have to say regarding the inclusion in schools of students with special educational needs in relation to educational literature aimed at the teaching and learning of languages. It reflects upon the qualification and capabilities of the Spanish teacher relating to the inclusion of the students with special educational needs, taking investigative action in line with public policies on teacher training as well as the National Curriculum Guidelines for undergraduate education.A presente pesquisa tem como objetivo abordar a questão da política de inclusão brasileira e sua real aplicação nas escolas regulares levando em consideração a não utilização de salas especiais, especificamente ao que se refere à disciplina de Língua Espanhola. Aponta os benefícios da convivência com a diversidade para todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, seja quanto ao respeito diante das diferenças, seja quanto aos estímulos no desenvolvimento. Indaga ao que diz respeito a real aprendizagem educacional dos alunos incluídos na sala regular na educação não especial. Discorre sobre o que dizem estudiosos sobre a inclusão escolar de acordo com a literatura educacional objetivando o aprendizado humano e o ensino de idiomas. Busca a reflexão da formação do professor de letras habilitado em língua espanhola diante da realidade da inclusão, a partir da ação investigativa das políticas públicas de formação de professores, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais para as licenciaturas.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LigiaCRMoura.pdf: 447626 bytes, checksum: 178c9203515a1d4a336428e13fa5f54e (MD5) Previous issue date: 2013-09-24application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2589/LigiaCRMoura.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoInclusãoPolítica de inclusãoAlunos com necessidades educacionais especiaisLíngua espanholaAprendizagemInclusionPolicy inclusionStudents with special educational needsSpanish languageLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃOlanguage teacher formation regarding the pratice of inclusion or exclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILLigiaCRMoura.pdf.jpgLigiaCRMoura.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/2/LigiaCRMoura.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALLigiaCRMoura.pdfapplication/pdf447626http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/1/LigiaCRMoura.pdf178c9203515a1d4a336428e13fa5f54eMD51tede/10112016-08-03 15:10:06.281oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
language teacher formation regarding the pratice of inclusion or exclusion |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO Moura, Lígia Cirana Rocha de Inclusão Política de inclusão Alunos com necessidades educacionais especiais Língua espanhola Aprendizagem Inclusion Policy inclusion Students with special educational needs Spanish language Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO |
author |
Moura, Lígia Cirana Rocha de |
author_facet |
Moura, Lígia Cirana Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:49525250550 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Furlan, Marcelo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:52689432620 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fernández, Isabel Gretel Eres |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:22222233335 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:30319139816 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Lígia Cirana Rocha de |
contributor_str_mv |
Alves, Maria Leila Furlan, Marcelo Fernández, Isabel Gretel Eres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Política de inclusão Alunos com necessidades educacionais especiais Língua espanhola Aprendizagem |
topic |
Inclusão Política de inclusão Alunos com necessidades educacionais especiais Língua espanhola Aprendizagem Inclusion Policy inclusion Students with special educational needs Spanish language Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusion Policy inclusion Students with special educational needs Spanish language Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The object of this research is to discuss the Brazilian policy of the inclusion and actual application of the Spanish Language in regular schools for students with special educational needs and considers the non-use of special classrooms. It points out to all students with or without special educational needs the benefits of living with diversity, respecting differences, or as stimuli to their development. It questions what students without special educational needs are actually learning. It discusses what intellectuals have to say regarding the inclusion in schools of students with special educational needs in relation to educational literature aimed at the teaching and learning of languages. It reflects upon the qualification and capabilities of the Spanish teacher relating to the inclusion of the students with special educational needs, taking investigative action in line with public policies on teacher training as well as the National Curriculum Guidelines for undergraduate education. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:15:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011 |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/2/LigiaCRMoura.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/1/LigiaCRMoura.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 178c9203515a1d4a336428e13fa5f54e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259443790544896 |