A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Moura, Lígia Cirana Rocha de
Orientador(a): Alves, Maria Leila lattes
Banca de defesa: Furlan, Marcelo, Fernández, Isabel Gretel Eres
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011
Resumo: The object of this research is to discuss the Brazilian policy of the inclusion and actual application of the Spanish Language in regular schools for students with special educational needs and considers the non-use of special classrooms. It points out to all students with or without special educational needs the benefits of living with diversity, respecting differences, or as stimuli to their development. It questions what students without special educational needs are actually learning. It discusses what intellectuals have to say regarding the inclusion in schools of students with special educational needs in relation to educational literature aimed at the teaching and learning of languages. It reflects upon the qualification and capabilities of the Spanish teacher relating to the inclusion of the students with special educational needs, taking investigative action in line with public policies on teacher training as well as the National Curriculum Guidelines for undergraduate education.
id METO_ad9ef99571a5296fac4ad76f92f7cc91
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1011
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Furlan, MarceloCPF:52689432620Fernández, Isabel Gretel EresCPF:22222233335CPF:30319139816Moura, Lígia Cirana Rocha de2016-08-03T16:15:44Z2014-05-142013-09-24http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011The object of this research is to discuss the Brazilian policy of the inclusion and actual application of the Spanish Language in regular schools for students with special educational needs and considers the non-use of special classrooms. It points out to all students with or without special educational needs the benefits of living with diversity, respecting differences, or as stimuli to their development. It questions what students without special educational needs are actually learning. It discusses what intellectuals have to say regarding the inclusion in schools of students with special educational needs in relation to educational literature aimed at the teaching and learning of languages. It reflects upon the qualification and capabilities of the Spanish teacher relating to the inclusion of the students with special educational needs, taking investigative action in line with public policies on teacher training as well as the National Curriculum Guidelines for undergraduate education.A presente pesquisa tem como objetivo abordar a questão da política de inclusão brasileira e sua real aplicação nas escolas regulares levando em consideração a não utilização de salas especiais, especificamente ao que se refere à disciplina de Língua Espanhola. Aponta os benefícios da convivência com a diversidade para todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, seja quanto ao respeito diante das diferenças, seja quanto aos estímulos no desenvolvimento. Indaga ao que diz respeito a real aprendizagem educacional dos alunos incluídos na sala regular na educação não especial. Discorre sobre o que dizem estudiosos sobre a inclusão escolar de acordo com a literatura educacional objetivando o aprendizado humano e o ensino de idiomas. Busca a reflexão da formação do professor de letras habilitado em língua espanhola diante da realidade da inclusão, a partir da ação investigativa das políticas públicas de formação de professores, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais para as licenciaturas.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LigiaCRMoura.pdf: 447626 bytes, checksum: 178c9203515a1d4a336428e13fa5f54e (MD5) Previous issue date: 2013-09-24application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2589/LigiaCRMoura.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoInclusãoPolítica de inclusãoAlunos com necessidades educacionais especiaisLíngua espanholaAprendizagemInclusionPolicy inclusionStudents with special educational needsSpanish languageLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃOlanguage teacher formation regarding the pratice of inclusion or exclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILLigiaCRMoura.pdf.jpgLigiaCRMoura.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/2/LigiaCRMoura.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALLigiaCRMoura.pdfapplication/pdf447626http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/1/LigiaCRMoura.pdf178c9203515a1d4a336428e13fa5f54eMD51tede/10112016-08-03 15:10:06.281oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv language teacher formation regarding the pratice of inclusion or exclusion
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
Moura, Lígia Cirana Rocha de
Inclusão
Política de inclusão
Alunos com necessidades educacionais especiais
Língua espanhola
Aprendizagem
Inclusion
Policy inclusion
Students with special educational needs
Spanish language
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS FRENTE À PRÁTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO
author Moura, Lígia Cirana Rocha de
author_facet Moura, Lígia Cirana Rocha de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49525250550
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Furlan, Marcelo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:52689432620
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernández, Isabel Gretel Eres
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:22222233335
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:30319139816
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Lígia Cirana Rocha de
contributor_str_mv Alves, Maria Leila
Furlan, Marcelo
Fernández, Isabel Gretel Eres
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Política de inclusão
Alunos com necessidades educacionais especiais
Língua espanhola
Aprendizagem
topic Inclusão
Política de inclusão
Alunos com necessidades educacionais especiais
Língua espanhola
Aprendizagem
Inclusion
Policy inclusion
Students with special educational needs
Spanish language
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Policy inclusion
Students with special educational needs
Spanish language
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The object of this research is to discuss the Brazilian policy of the inclusion and actual application of the Spanish Language in regular schools for students with special educational needs and considers the non-use of special classrooms. It points out to all students with or without special educational needs the benefits of living with diversity, respecting differences, or as stimuli to their development. It questions what students without special educational needs are actually learning. It discusses what intellectuals have to say regarding the inclusion in schools of students with special educational needs in relation to educational literature aimed at the teaching and learning of languages. It reflects upon the qualification and capabilities of the Spanish teacher relating to the inclusion of the students with special educational needs, taking investigative action in line with public policies on teacher training as well as the National Curriculum Guidelines for undergraduate education.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-24
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:15:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/2/LigiaCRMoura.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1011/1/LigiaCRMoura.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
178c9203515a1d4a336428e13fa5f54e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259443790544896