COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA
Orientador(a): Galindo, Daniel dos Santos
Banca de defesa: Silva, Cilene Victor da, Chiachiri Filho, Antonio Roberto, Giacomini Filho, Gino
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Programa de Pós-Graduação: Comunicacao Social
Departamento: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1765
Resumo: The phenomenon of the child as creator of online content has been gaining prominence in the work of researchers from different specialties and countries. The main objective of this research is to explore this new communication phenomenon that is the child that produces and distributes online content from the angle of marketing communication, and more specifically, to understand how brands and children's advertising are present in the productions of young YouTubers. To do so, the research was developed under a qualitative exploratory approach, through bibliographical and documentary research and through content analysis of the videos of young YouTuber Julia Silva, made available in its homonymous channel on YouTube. It was possible to identify that the brands are present in the productions of the YouTubers in three ways, through explicit advertising, non explicit advertising and spontaneous mention of brand.
id METO_b2d5fdb735ff5ac9ac738c6a687a02b3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1765
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Galindo, Daniel dos SantosSilva, Cilene Victor daChiachiri Filho, Antonio RobertoGiacomini Filho, GinoOLIVEIRA, JONATAS DA SILVA2018-07-17T14:26:17Z2018-04-03OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA. COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA. 2018. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1765The phenomenon of the child as creator of online content has been gaining prominence in the work of researchers from different specialties and countries. The main objective of this research is to explore this new communication phenomenon that is the child that produces and distributes online content from the angle of marketing communication, and more specifically, to understand how brands and children's advertising are present in the productions of young YouTubers. To do so, the research was developed under a qualitative exploratory approach, through bibliographical and documentary research and through content analysis of the videos of young YouTuber Julia Silva, made available in its homonymous channel on YouTube. It was possible to identify that the brands are present in the productions of the YouTubers in three ways, through explicit advertising, non explicit advertising and spontaneous mention of brand.O fenômeno da criança como criadora de conteúdo on-line vem ganhando destaque em trabalhos de pesquisadores de diversas especialidades e países. O objetivo fundamental desta pesquisa é explorar esse novo fenômeno comunicacional que é a criança produtora e distribuidora de conteúdo on-line sob o ângulo da comunicação mercadológica, e mais especificamente, entender de que forma as marcas e a publicidade infantil estão presentes nas produções dos youtubers mirins. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e documental e mediante a análise de conteúdo dos vídeos da youtuber mirim Julia Silva, disponibilizados em seu canal homônimo no YouTube. Foi possível identificar que as marcas estão presentes nas produções dos youtubers de três formas, via publicidade explícita, publicidade não explícita e menção espontânea de marca.Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2018-07-17T14:26:17Z No. of bitstreams: 1 Jonatas Oliveira.pdf: 1549112 bytes, checksum: cd78179516d3a111b7577047a52d5eee (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-17T14:26:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jonatas Oliveira.pdf: 1549112 bytes, checksum: cd78179516d3a111b7577047a52d5eee (MD5) Previous issue date: 2018-04-03application/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao SocialIMSBrasilComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialComunicação Mercadológica; Publicidade Infantil; Youtube; Youtuber MirimMarket Communication; Children's Advertising; Youtube Young YoutuberCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVACOMMUNICATION, CONSUMPTION AND CHILDHOOD IN THE ON-LINE MEDIA AGE: AN ANALYSIS ON CHILD ADVERTISING IN THE VIDEOS OF YOUTUBER MIRIM JULIA SILVAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis4333470630449360357500500600-7662988059372876986-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALJonatas Oliveira.pdfJonatas Oliveira.pdfapplication/pdf1549112http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1765/2/Jonatas+Oliveira.pdfcd78179516d3a111b7577047a52d5eeeMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1765/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/17652018-07-17 11:26:17.738oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1765Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSw5NQUklBIExJQ0VOw4dBCkVzdGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZXhlbXBsbyDDqSBmb3JuZWNpZGEgYXBlbmFzIHBhcmEgZmlucyBpbmZvcm1hdGl2b3MuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgClhYWCAoU2lnbGEgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IApkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIAplbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIApwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IApkaXNzZXJ0YcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIFZvY8OqIHRhbWLDqW0gZGVjbGFyYSBxdWUgbyBkZXDDs3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBuw6NvLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSAKb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIAppZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFRFU0UgT1UgRElTU0VSVEHDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSAKQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PIFFVRSBOw4NPIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyAKVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpBIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgCmRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2018-07-17T14:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv COMMUNICATION, CONSUMPTION AND CHILDHOOD IN THE ON-LINE MEDIA AGE: AN ANALYSIS ON CHILD ADVERTISING IN THE VIDEOS OF YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
title COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
spellingShingle COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA
Comunicação Mercadológica; Publicidade Infantil; Youtube; Youtuber Mirim
Market Communication; Children's Advertising; Youtube Young Youtuber
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
title_full COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
title_fullStr COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
title_sort COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA
author OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA
author_facet OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Cilene Victor da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Chiachiri Filho, Antonio Roberto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Giacomini Filho, Gino
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA
contributor_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
Silva, Cilene Victor da
Chiachiri Filho, Antonio Roberto
Giacomini Filho, Gino
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Mercadológica; Publicidade Infantil; Youtube; Youtuber Mirim
topic Comunicação Mercadológica; Publicidade Infantil; Youtube; Youtuber Mirim
Market Communication; Children's Advertising; Youtube Young Youtuber
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Market Communication; Children's Advertising; Youtube Young Youtuber
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The phenomenon of the child as creator of online content has been gaining prominence in the work of researchers from different specialties and countries. The main objective of this research is to explore this new communication phenomenon that is the child that produces and distributes online content from the angle of marketing communication, and more specifically, to understand how brands and children's advertising are present in the productions of young YouTubers. To do so, the research was developed under a qualitative exploratory approach, through bibliographical and documentary research and through content analysis of the videos of young YouTuber Julia Silva, made available in its homonymous channel on YouTube. It was possible to identify that the brands are present in the productions of the YouTubers in three ways, through explicit advertising, non explicit advertising and spontaneous mention of brand.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-17T14:26:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA. COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA. 2018. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1765
identifier_str_mv OLIVEIRA, JONATAS DA SILVA. COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS ON-LINE: UMA ANÁLISE SOBRE A PUBLICIDADE INFANTIL NOS VÍDEOS DA YOUTUBER MIRIM JULIA SILVA. 2018. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 4333470630449360357
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -7662988059372876986
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicacao Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv IMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1765/2/Jonatas+Oliveira.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1765/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cd78179516d3a111b7577047a52d5eee
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259451329806336