A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085 |
Resumo: | The aim of this study is to investigate the influence of the family cultural inheritance on the children educational development, based on a study case in a private kindergarten school. The theoretical interest of such an empirical research on this subject is attested by the fact that, according to Pierre Bourdieu, the valorisation and comprehension of the school are quite common in the families that have a higher educational level and that, consequently, begin to establish the school trajectory since the early years of the children. In this sense, when we analyse the parents of students of a private school we are in fact analysing the expectations of the families of the middle class. Based on some basic ideas about the connection between cultural inheritance and educational strategies presented by Bourdieu we assumed the hypothesis that different social categories are unevenly predisposed to comprehend and valorisate the school education as a whole and that this fact is straightly related with the family cultural inheritance. According to Pierre Bourdieu it is the ammount of inheritance (economic, social, and cultural) of the person that will determine his position in the social hierarchy, as well as his expectations about the school. We observe then, that the culture acts as an inheritance of class differentiation.(AU) |
id |
METO_c3d49e57c4799a3c036c5ab164d0cfe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1085 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Saes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468CPF:22117662854http://lattes.cnpq.br/9504000068635491Lemes, Aline Martins2016-08-03T16:15:56Z2008-09-242007-10-13LEMES, Aline Martins. A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085The aim of this study is to investigate the influence of the family cultural inheritance on the children educational development, based on a study case in a private kindergarten school. The theoretical interest of such an empirical research on this subject is attested by the fact that, according to Pierre Bourdieu, the valorisation and comprehension of the school are quite common in the families that have a higher educational level and that, consequently, begin to establish the school trajectory since the early years of the children. In this sense, when we analyse the parents of students of a private school we are in fact analysing the expectations of the families of the middle class. Based on some basic ideas about the connection between cultural inheritance and educational strategies presented by Bourdieu we assumed the hypothesis that different social categories are unevenly predisposed to comprehend and valorisate the school education as a whole and that this fact is straightly related with the family cultural inheritance. According to Pierre Bourdieu it is the ammount of inheritance (economic, social, and cultural) of the person that will determine his position in the social hierarchy, as well as his expectations about the school. We observe then, that the culture acts as an inheritance of class differentiation.(AU)A partir do estudo de caso de uma unidade privada de educação infantil, a presente pesquisa pretendeu investigar, através das expectativas dos pais diante da educação infantil, a influência da herança cultural familiar na trajetória escolar da criança. O interesse teórico de uma pesquisa empírica sobre esse universo é atestado pelo fato de que, conforme Pierre Bourdieu, a valorização e a compreensão da escola, já nos primeiros anos de vida da criança são comuns entre as famílias que possuem um maior nível de escolarização e que conseqüentemente começam a traçar desde cedo a trajetória escolar de seus filhos. Assim, ao estudarmos os pais de alunos de uma unidade privada de educação infantil, estaremos abordando, sobretudo, as expectativas educacionais de famílias da classe média. Apoiados em algumas idéias básicas sobre a conexão entre capital cultural e estratégias educacionais apresentados por Bourdieu, trabalhamos com a hipótese de que as diferentes categorias sociais são desigualmente predispostas a compreender e a valorizar a escolarização em geral, e que este fato está diretamente relacionado ao capital cultural familiar. De acordo com o autor é o volume e o tipo de capital (econômico, social e cultural) que o indivíduo possui que irá definir sua posição na hierarquia social, bem como suas expectativas diante da escola. Nota-se, então, que a cultura de um modo geral opera como um patrimônio de diferenciação de classe.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aline Martins.pdf: 836102 bytes, checksum: e839f7e87db0da2067ada7354e51af45 (MD5) Previous issue date: 2007-10-13application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2634/Aline%20Martins.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoeducação infantilcapital culturalherança culturalestratégias educacionaisclasse médiakindergartencultural capitalcultural inheritanceeducational strategiesmiddle classCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILAline Martins.pdf.jpgAline Martins.pdf.jpgimage/jpeg2732http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1085/2/Aline+Martins.pdf.jpgb198cba21e6ac4eec1ff27f52bde4199MD52ORIGINALAline Martins.pdfapplication/pdf836102http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1085/1/Aline+Martins.pdfe839f7e87db0da2067ada7354e51af45MD51tede/10852016-08-03 15:10:36.32oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1085Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
title |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO Lemes, Aline Martins educação infantil capital cultural herança cultural estratégias educacionais classe média kindergarten cultural capital cultural inheritance educational strategies middle class CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Lemes, Aline Martins |
author_facet |
Lemes, Aline Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saes, Decio Azevedo Marques de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:25932501641 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:22117662854 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9504000068635491 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Aline Martins |
contributor_str_mv |
Saes, Decio Azevedo Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil capital cultural herança cultural estratégias educacionais classe média |
topic |
educação infantil capital cultural herança cultural estratégias educacionais classe média kindergarten cultural capital cultural inheritance educational strategies middle class CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
kindergarten cultural capital cultural inheritance educational strategies middle class |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The aim of this study is to investigate the influence of the family cultural inheritance on the children educational development, based on a study case in a private kindergarten school. The theoretical interest of such an empirical research on this subject is attested by the fact that, according to Pierre Bourdieu, the valorisation and comprehension of the school are quite common in the families that have a higher educational level and that, consequently, begin to establish the school trajectory since the early years of the children. In this sense, when we analyse the parents of students of a private school we are in fact analysing the expectations of the families of the middle class. Based on some basic ideas about the connection between cultural inheritance and educational strategies presented by Bourdieu we assumed the hypothesis that different social categories are unevenly predisposed to comprehend and valorisate the school education as a whole and that this fact is straightly related with the family cultural inheritance. According to Pierre Bourdieu it is the ammount of inheritance (economic, social, and cultural) of the person that will determine his position in the social hierarchy, as well as his expectations about the school. We observe then, that the culture acts as an inheritance of class differentiation.(AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEMES, Aline Martins. A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085 |
identifier_str_mv |
LEMES, Aline Martins. A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1085/2/Aline+Martins.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1085/1/Aline+Martins.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b198cba21e6ac4eec1ff27f52bde4199 e839f7e87db0da2067ada7354e51af45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259444390330368 |