A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI
Orientador(a): Markus, Kleber
Banca de defesa: Yanaze , Mitsuru Higuchi, Santos , Marli dos, Bueno, Wilson da Costa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Programa de Pós-Graduação: Comunicacao Social
Departamento: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803
Resumo: In Brazil, Big Data – a tool for collecting and analyzing large volumes of data from many sources for the discovery of patterns and trends – still raises questions about its possibilities of application in all areas, especially in communication and marketing. For many organizations, the adoption of this aspect of the computer science area as part of their strategies still generates uncertainties, but, through what already pointed out this study, will become an increasingly common tool among professionals in the areas of communication. At the same time that marketing and communication have proven to be the areas that most appropriate Big Data as a support tool for making important corporate decisions, it has been noticed that the lack of corporate communication culture has been a obstacle in the development of projects involving Big Data, which has compromised its results. This study aims to understand how is the flow of administrative communication in some Brazilian corporations, and how much this communication influences the success of projects with decision-making based on data analysis through the Big Data tool. To achieve these objectives, this study was based on bibliographic research and semi-structured interviews with professionals of corporations directly involved with the theme of this project.
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spelling Markus, KleberYanaze , Mitsuru HiguchiSantos , Marli dosBueno, Wilson da CostaMONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI2019-01-21T18:52:54Z2017-08-21MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. 114 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803In Brazil, Big Data – a tool for collecting and analyzing large volumes of data from many sources for the discovery of patterns and trends – still raises questions about its possibilities of application in all areas, especially in communication and marketing. For many organizations, the adoption of this aspect of the computer science area as part of their strategies still generates uncertainties, but, through what already pointed out this study, will become an increasingly common tool among professionals in the areas of communication. At the same time that marketing and communication have proven to be the areas that most appropriate Big Data as a support tool for making important corporate decisions, it has been noticed that the lack of corporate communication culture has been a obstacle in the development of projects involving Big Data, which has compromised its results. This study aims to understand how is the flow of administrative communication in some Brazilian corporations, and how much this communication influences the success of projects with decision-making based on data analysis through the Big Data tool. To achieve these objectives, this study was based on bibliographic research and semi-structured interviews with professionals of corporations directly involved with the theme of this project.No Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto.Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2019-01-21T18:52:54Z No. of bitstreams: 1 Andre Luis.pdf: 1385916 bytes, checksum: 21fa8c64dff0d468fd39638c24c55340 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-21T18:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Luis.pdf: 1385916 bytes, checksum: 21fa8c64dff0d468fd39638c24c55340 (MD5) Previous issue date: 2017-08-21application/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao SocialIMSBrasilComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBig Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data DrivenBig Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data DrivenCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRASTHE INFLUENCE OF INTERNAL ADMINISTRATIVE COMMUNICATION FOR THE SUCCESS OF BIG DATA PROJECTS IN BRAZILIAN CORPORATIONSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis4333470630449360357500500600-7662988059372876986-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALAndre Luis.pdfAndre Luis.pdfapplication/pdf1385916http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1803/2/Andre+Luis.pdf21fa8c64dff0d468fd39638c24c55340MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1803/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/18032019-01-21 16:52:54.751oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2019-01-21T18:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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