ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Suzumura, Maria José
Orientador(a): Cappellozza, Alexandre lattes
Banca de defesa: Campos, Anderson Luis Saber lattes, Castro, Dagmar Silva Pinto de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Gestão de organizações
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/67
Resumo: In the business world, companies are continuously searching for strategic differences and seeking human talent in increasingly competent professionals. Competence is related to performance and can be trained and developed according to the activities and the work performed. Education for work becomes more and more important as it increases its role in the dynamics of modern society which requires continuous updating of knowledge and seeks to reduce evasion from courses as one of its challenges. This research seeks to understand school dropout based on the wage gap between groups of students who dropped out school and those who finished their courses, among other issues. Data were collected between freshman students in ten mid-level technical courses at a state technical school in the city of São Paulo between 2009 and 2011. Researches support the conclusion that graduates achieve better wages then dropouts, the average wage of those who managed to graduate being 16.6pc higher than that of dropout students. Most students state that work is the main cause of their school evasion. We highlight the presence of public policies for the educational credit among respondents, as 34.8 pc the sample had scholarships, PROUNI or educational credit FIES.
id METO_cef5720706ea8b832361a2ef7d0548c4
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/67
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Cappellozza, AlexandreCPF:18021276827http://lattes.cnpq.br/8358857348226421Campos, Anderson Luis SaberCPF:56983258975Castro, Dagmar Silva Pinto deCPF:23656312318http://lattes.cnpq.br/6371527386043638CPF:63938296849Suzumura, Maria José2016-08-02T21:42:37Z2014-09-092014-05-30http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/67In the business world, companies are continuously searching for strategic differences and seeking human talent in increasingly competent professionals. Competence is related to performance and can be trained and developed according to the activities and the work performed. Education for work becomes more and more important as it increases its role in the dynamics of modern society which requires continuous updating of knowledge and seeks to reduce evasion from courses as one of its challenges. This research seeks to understand school dropout based on the wage gap between groups of students who dropped out school and those who finished their courses, among other issues. Data were collected between freshman students in ten mid-level technical courses at a state technical school in the city of São Paulo between 2009 and 2011. Researches support the conclusion that graduates achieve better wages then dropouts, the average wage of those who managed to graduate being 16.6pc higher than that of dropout students. Most students state that work is the main cause of their school evasion. We highlight the presence of public policies for the educational credit among respondents, as 34.8 pc the sample had scholarships, PROUNI or educational credit FIES.No mundo dos negócios as organizações colocam-se numa procura contínua por diferenciações estratégicas e buscam o talento humano em profissionais cada vez mais competentes. A competência está relacionada ao desempenho e pode ser treinada e desenvolvida de acordo com as atividades e o trabalho prestado. A educação para o trabalho adquire maior importância à medida que aumenta seu papel na dinâmica da sociedade moderna que exige atualização contínua dos saberes e busca reduzir a evasão dos cursos como um de seus desafios. Esta pesquisa procura compreender a evasão escolar a partir da diferença salarial entre grupos de estudantes que abandonaram e finalizaram o curso, entre outras análises. Os dados foram coletados entre alunos ingressantes em dez cursos técnicos de nível médio de uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo entre os anos 2009 e 2011. A pesquisa permite concluir que os alunos formados conseguem melhores salários que os evadidos, sendo a média dos salários dos que conseguiram se formar superior em 16,6% à média salarial dos evadidos. A maioria dos alunos evadidos aponta o trabalho como principal causa da evasão escolar. Evidencia-se a presença das políticas públicas para o crédito educacional entre os respondentes, já que 34,8% da amostra possuem bolsas de estudo, do PROUNI ou do crédito educativo do FIES.Made available in DSpace on 2016-08-02T21:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaSuzumura.pdf: 706697 bytes, checksum: a5215671394f378e3bc9750e769da2fc (MD5) Previous issue date: 2014-05-30application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1565/MariaSuzumura.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUMESPBRGestão de organizaçõesdiferenças salariaiseducação profissionalcursos técnicosevasão escolarKey wage diferencesprofessional educationtechnical courses,school dropoutCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIOAnalysis of the wage diferences between students who have graduated and those whohave dropped out of high school techical coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILMariaSuzumura.pdf.jpgMariaSuzumura.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/67/2/MariaSuzumura.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALMariaSuzumura.pdfapplication/pdf706697http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/67/1/MariaSuzumura.pdfa5215671394f378e3bc9750e769da2fcMD51tede/672016-08-09 15:15:43.999oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/67Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Analysis of the wage diferences between students who have graduated and those whohave dropped out of high school techical courses
title ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
spellingShingle ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
Suzumura, Maria José
diferenças salariais
educação profissional
cursos técnicos
evasão escolar
Key wage diferences
professional education
technical courses,
school dropout
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
title_full ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
title_fullStr ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
title_sort ANÁLISE DE DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE ALUNOS EGRESSOS E EVADIDOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
author Suzumura, Maria José
author_facet Suzumura, Maria José
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cappellozza, Alexandre
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18021276827
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8358857348226421
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Campos, Anderson Luis Saber
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:56983258975
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Castro, Dagmar Silva Pinto de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:23656312318
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6371527386043638
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:63938296849
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzumura, Maria José
contributor_str_mv Cappellozza, Alexandre
Campos, Anderson Luis Saber
Castro, Dagmar Silva Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv diferenças salariais
educação profissional
cursos técnicos
evasão escolar
topic diferenças salariais
educação profissional
cursos técnicos
evasão escolar
Key wage diferences
professional education
technical courses,
school dropout
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Key wage diferences
professional education
technical courses,
school dropout
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description In the business world, companies are continuously searching for strategic differences and seeking human talent in increasingly competent professionals. Competence is related to performance and can be trained and developed according to the activities and the work performed. Education for work becomes more and more important as it increases its role in the dynamics of modern society which requires continuous updating of knowledge and seeks to reduce evasion from courses as one of its challenges. This research seeks to understand school dropout based on the wage gap between groups of students who dropped out school and those who finished their courses, among other issues. Data were collected between freshman students in ten mid-level technical courses at a state technical school in the city of São Paulo between 2009 and 2011. Researches support the conclusion that graduates achieve better wages then dropouts, the average wage of those who managed to graduate being 16.6pc higher than that of dropout students. Most students state that work is the main cause of their school evasion. We highlight the presence of public policies for the educational credit among respondents, as 34.8 pc the sample had scholarships, PROUNI or educational credit FIES.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-02T21:42:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/67
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Gestão de organizações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/67/2/MariaSuzumura.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/67/1/MariaSuzumura.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
a5215671394f378e3bc9750e769da2fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259437730824192