CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077 |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação dos diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos, professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobre as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série. Os objetivos da pesquisa foram: verificar como vem se estruturando a participação, seus acertos e desacertos na construção da gestão democrática da escola; desvelar o processo de implantação; entender como se dão as relações entre avaliação e aprendizagem em sala de aula. Mesmo tratando-se de um estudo de caso referente ao Conselho de Classe e Série, pode-se concluir que a participação é mediada por relações de poder, que se revelam a partir da interpretação das falas, e que estas se apresentam como determinantes para a ampliação da democracia dentro do ambiente escolar.(AU) |
id |
METO_d6c2ed86ba102f4a1a4fb39ffed35834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1077 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561CPF:13163658830Buchwitz, Tania Maria de Almeida2016-08-03T16:15:55Z2008-09-262007-04-18BUCHWITZ, Tania Maria de Almeida. Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tania Maria de Almeida.pdf: 662276 bytes, checksum: c26acc53e52f8dcb7969d92b0a8864d0 (MD5) Previous issue date: 2007-04-18A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação dos diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos, professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobre as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série. Os objetivos da pesquisa foram: verificar como vem se estruturando a participação, seus acertos e desacertos na construção da gestão democrática da escola; desvelar o processo de implantação; entender como se dão as relações entre avaliação e aprendizagem em sala de aula. Mesmo tratando-se de um estudo de caso referente ao Conselho de Classe e Série, pode-se concluir que a participação é mediada por relações de poder, que se revelam a partir da interpretação das falas, e que estas se apresentam como determinantes para a ampliação da democracia dentro do ambiente escolar.(AU)application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2709/Tania%20Maria%20de%20Almeida.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoparticipaçãogestão escolarConselho de Classe e Sériepolíticas educacionaisensino-aprendizagemparticipationschool managementClass Councilseducacional policiesteaching-learning processCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democráticaClass Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILTania Maria de Almeida.pdf.jpgTania Maria de Almeida.pdf.jpgimage/jpeg2245http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/2/Tania+Maria+de+Almeida.pdf.jpg8a0f24be377d4ca1b0a6f6ee2084cd9aMD52ORIGINALTania Maria de Almeida.pdfapplication/pdf662276http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/1/Tania+Maria+de+Almeida.pdfc26acc53e52f8dcb7969d92b0a8864d0MD51tede/10772016-08-03 15:11:34.952oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process |
title |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática |
spellingShingle |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática Buchwitz, Tania Maria de Almeida participação gestão escolar Conselho de Classe e Série políticas educacionais ensino-aprendizagem participation school management Class Councils educacional policies teaching-learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática |
title_full |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática |
title_fullStr |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática |
title_sort |
CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática |
author |
Buchwitz, Tania Maria de Almeida |
author_facet |
Buchwitz, Tania Maria de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Joaquim Gonçalves |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:12589541032 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4049058992411561 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:13163658830 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buchwitz, Tania Maria de Almeida |
contributor_str_mv |
Barbosa, Joaquim Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
participação gestão escolar Conselho de Classe e Série políticas educacionais ensino-aprendizagem |
topic |
participação gestão escolar Conselho de Classe e Série políticas educacionais ensino-aprendizagem participation school management Class Councils educacional policies teaching-learning process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
participation school management Class Councils educacional policies teaching-learning process |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação dos diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos, professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobre as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série. Os objetivos da pesquisa foram: verificar como vem se estruturando a participação, seus acertos e desacertos na construção da gestão democrática da escola; desvelar o processo de implantação; entender como se dão as relações entre avaliação e aprendizagem em sala de aula. Mesmo tratando-se de um estudo de caso referente ao Conselho de Classe e Série, pode-se concluir que a participação é mediada por relações de poder, que se revelam a partir da interpretação das falas, e que estas se apresentam como determinantes para a ampliação da democracia dentro do ambiente escolar.(AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:15:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUCHWITZ, Tania Maria de Almeida. Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077 |
identifier_str_mv |
BUCHWITZ, Tania Maria de Almeida. Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/2/Tania+Maria+de+Almeida.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/1/Tania+Maria+de+Almeida.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a0f24be377d4ca1b0a6f6ee2084cd9a c26acc53e52f8dcb7969d92b0a8864d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259444011794432 |