CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Buchwitz, Tania Maria de Almeida
Orientador(a): Barbosa, Joaquim Gonçalves lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação dos diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos, professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobre as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série. Os objetivos da pesquisa foram: verificar como vem se estruturando a participação, seus acertos e desacertos na construção da gestão democrática da escola; desvelar o processo de implantação; entender como se dão as relações entre avaliação e aprendizagem em sala de aula. Mesmo tratando-se de um estudo de caso referente ao Conselho de Classe e Série, pode-se concluir que a participação é mediada por relações de poder, que se revelam a partir da interpretação das falas, e que estas se apresentam como determinantes para a ampliação da democracia dentro do ambiente escolar.(AU)
id METO_d6c2ed86ba102f4a1a4fb39ffed35834
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1077
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Barbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561CPF:13163658830Buchwitz, Tania Maria de Almeida2016-08-03T16:15:55Z2008-09-262007-04-18BUCHWITZ, Tania Maria de Almeida. Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tania Maria de Almeida.pdf: 662276 bytes, checksum: c26acc53e52f8dcb7969d92b0a8864d0 (MD5) Previous issue date: 2007-04-18A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação dos diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos, professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobre as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série. Os objetivos da pesquisa foram: verificar como vem se estruturando a participação, seus acertos e desacertos na construção da gestão democrática da escola; desvelar o processo de implantação; entender como se dão as relações entre avaliação e aprendizagem em sala de aula. Mesmo tratando-se de um estudo de caso referente ao Conselho de Classe e Série, pode-se concluir que a participação é mediada por relações de poder, que se revelam a partir da interpretação das falas, e que estas se apresentam como determinantes para a ampliação da democracia dentro do ambiente escolar.(AU)application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2709/Tania%20Maria%20de%20Almeida.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoparticipaçãogestão escolarConselho de Classe e Sériepolíticas educacionaisensino-aprendizagemparticipationschool managementClass Councilseducacional policiesteaching-learning processCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democráticaClass Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILTania Maria de Almeida.pdf.jpgTania Maria de Almeida.pdf.jpgimage/jpeg2245http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/2/Tania+Maria+de+Almeida.pdf.jpg8a0f24be377d4ca1b0a6f6ee2084cd9aMD52ORIGINALTania Maria de Almeida.pdfapplication/pdf662276http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/1/Tania+Maria+de+Almeida.pdfc26acc53e52f8dcb7969d92b0a8864d0MD51tede/10772016-08-03 15:11:34.952oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process
title CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
spellingShingle CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
Buchwitz, Tania Maria de Almeida
participação
gestão escolar
Conselho de Classe e Série
políticas educacionais
ensino-aprendizagem
participation
school management
Class Councils
educacional policies
teaching-learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
title_full CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
title_fullStr CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
title_full_unstemmed CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
title_sort CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE: Tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática
author Buchwitz, Tania Maria de Almeida
author_facet Buchwitz, Tania Maria de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12589541032
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4049058992411561
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:13163658830
dc.contributor.author.fl_str_mv Buchwitz, Tania Maria de Almeida
contributor_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv participação
gestão escolar
Conselho de Classe e Série
políticas educacionais
ensino-aprendizagem
topic participação
gestão escolar
Conselho de Classe e Série
políticas educacionais
ensino-aprendizagem
participation
school management
Class Councils
educacional policies
teaching-learning process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv participation
school management
Class Councils
educacional policies
teaching-learning process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico, está direcionada às políticas educacionais voltadas para a descentralização, que tem seu campo de atuação no universo micro da escola. Nesse contexto, é evidenciado o papel dos colegiados escolares, entre eles o Conselho de Classe e Série, pois esse vem se concretizando como um dos espaços que mais favorecem a participação dos diferentes segmentos da escola, tornando-se determinante para a qualidade da democratização da gestão escolar e do ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: 1) análise da documentação escolar; 2) observações em uma instituição escolar estadual da rede pública de São Bernardo do Campo e 3) entrevistas abertas e semi-estruturadas com pais, alunos, professores e gestores que serviram de suporte para tecer as considerações sobre as práticas realizadas durante os Conselhos de Classe e Série. Os objetivos da pesquisa foram: verificar como vem se estruturando a participação, seus acertos e desacertos na construção da gestão democrática da escola; desvelar o processo de implantação; entender como se dão as relações entre avaliação e aprendizagem em sala de aula. Mesmo tratando-se de um estudo de caso referente ao Conselho de Classe e Série, pode-se concluir que a participação é mediada por relações de poder, que se revelam a partir da interpretação das falas, e que estas se apresentam como determinantes para a ampliação da democracia dentro do ambiente escolar.(AU)
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-18
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUCHWITZ, Tania Maria de Almeida. Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077
identifier_str_mv BUCHWITZ, Tania Maria de Almeida. Class Council: Tensions, discernments and errors during the school construction in a democratical process. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/2/Tania+Maria+de+Almeida.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1077/1/Tania+Maria+de+Almeida.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a0f24be377d4ca1b0a6f6ee2084cd9a
c26acc53e52f8dcb7969d92b0a8864d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259444011794432