Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Galdino, Valéria Kemp lattes
Orientador(a): Monfredini, Ivanise lattes
Banca de defesa: Souza, Carlos Bauer de lattes, Cação, Maria Izaura lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/479
Resumo: This research seeks to understand issues related to the impacts of education policy geared to teachers hired from the Education Department of the State of São Paulo (SEESP), which was created specifically in Government Serra (2007-2010) and related to the contract teachers. For this we chose the qualitative research whose data were obtained in the statements of teachers who agreeded to participate in a discussion group and analysis of information contained in documents SEESP. Participants in this research teachers hired from the Secretary of Education on the State of São Paulo in a school located in the East the same city. We investigated the extend to which educational policy in São Paulo influences or not the perception that the teacher gives his work. This analysis the author referred in that line to the broader theoretical aspect, the Marxist and some studies aimed at teaching the Paulista State Education Net. We recognize that the late twentieth Century was marked by sweeping changes in the capitalist made of production which had its impacts on State education policy. The analysis of data showed that the perception of being a teacher was changed from primarily Serra Government between 2007-2010 according to scenario of globalization of capital.
id NOVE_19e0547920e2aa14f031abd61100f75e
oai_identifier_str oai:localhost:tede/479
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Monfredini, IvaniseCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4534611937031694Souza, Carlos Bauer deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8711715937181535Cação, Maria Izaurahttp://lattes.cnpq.br/0294787888120576CPF:11470663880http://lattes.cnpq.br/3603332949731342Galdino, Valéria Kemp2015-04-08T14:36:44Z2012-08-232012-04-18GALDINO, Valéria Kemp. Decent work? so that (m) a study on the work of professors contracted in the state net of São Paulo education. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/479This research seeks to understand issues related to the impacts of education policy geared to teachers hired from the Education Department of the State of São Paulo (SEESP), which was created specifically in Government Serra (2007-2010) and related to the contract teachers. For this we chose the qualitative research whose data were obtained in the statements of teachers who agreeded to participate in a discussion group and analysis of information contained in documents SEESP. Participants in this research teachers hired from the Secretary of Education on the State of São Paulo in a school located in the East the same city. We investigated the extend to which educational policy in São Paulo influences or not the perception that the teacher gives his work. This analysis the author referred in that line to the broader theoretical aspect, the Marxist and some studies aimed at teaching the Paulista State Education Net. We recognize that the late twentieth Century was marked by sweeping changes in the capitalist made of production which had its impacts on State education policy. The analysis of data showed that the perception of being a teacher was changed from primarily Serra Government between 2007-2010 according to scenario of globalization of capital.Esta investigação procura compreender aspectos relacionados aos impactos da política da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), criada no Governo Serra (2007-2010) e relacionada aos professores contratados. Para isso optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos nos depoimentos de professores contratados que concordaram em participar de um grupo de discussão e pela análise das informações contidas em documentos da SEESP. Participaram desta pesquisa os professores contratados da Secretaria da Educação paulista, em uma escola localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Investigamos em que medida a política educacional paulista influencia ou não na percepção que o professor tem de seu trabalho. Para essa análise nos referenciamos em autores que se alinham à vertente teórica mais ampla, a marxista, além de estudos sobre o trabalho docente na rede estadual de educação paulista. Reconhecemos que o final do século XX foi marcado por intensas transformações no modo de produção capitalista, cujos reflexos incidiram sobre a política educacional do Estado de São Paulo. A análise dos resultados revelou que a percepção acerca do que é ser docente foi alterada, sobretudo a partir do Governo Serra entre 2007-2010 consoante com o cenário da mundialização do capital.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Valeria Kemp Galdino.pdf: 395300 bytes, checksum: 0bb2cffb831944308c79271a1b12fbd1 (MD5) Previous issue date: 2012-04-18application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoPercepçãoTrabalho docente contratadoPolítica educacionalPerceptionTeacher work contractedEducation policyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulistaDecent work? so that (m) a study on the work of professors contracted in the state net of São Paulo educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Valeria Kemp Galdino.pdfapplication/pdf395300http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/479/1/B_Valeria+Kemp+Galdino.pdf0bb2cffb831944308c79271a1b12fbd1MD51tede/4792022-06-03 17:36:13.068oai:localhost:tede/479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Decent work? so that (m) a study on the work of professors contracted in the state net of São Paulo education
title Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
spellingShingle Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
Galdino, Valéria Kemp
Percepção
Trabalho docente contratado
Política educacional
Perception
Teacher work contracted
Education policy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
title_full Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
title_fullStr Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
title_full_unstemmed Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
title_sort Trabalho decente? para que(m)? um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista
author Galdino, Valéria Kemp
author_facet Galdino, Valéria Kemp
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monfredini, Ivanise
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4534611937031694
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Carlos Bauer de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8711715937181535
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cação, Maria Izaura
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0294787888120576
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:11470663880
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3603332949731342
dc.contributor.author.fl_str_mv Galdino, Valéria Kemp
contributor_str_mv Monfredini, Ivanise
Souza, Carlos Bauer de
Cação, Maria Izaura
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção
Trabalho docente contratado
Política educacional
topic Percepção
Trabalho docente contratado
Política educacional
Perception
Teacher work contracted
Education policy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Perception
Teacher work contracted
Education policy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research seeks to understand issues related to the impacts of education policy geared to teachers hired from the Education Department of the State of São Paulo (SEESP), which was created specifically in Government Serra (2007-2010) and related to the contract teachers. For this we chose the qualitative research whose data were obtained in the statements of teachers who agreeded to participate in a discussion group and analysis of information contained in documents SEESP. Participants in this research teachers hired from the Secretary of Education on the State of São Paulo in a school located in the East the same city. We investigated the extend to which educational policy in São Paulo influences or not the perception that the teacher gives his work. This analysis the author referred in that line to the broader theoretical aspect, the Marxist and some studies aimed at teaching the Paulista State Education Net. We recognize that the late twentieth Century was marked by sweeping changes in the capitalist made of production which had its impacts on State education policy. The analysis of data showed that the perception of being a teacher was changed from primarily Serra Government between 2007-2010 according to scenario of globalization of capital.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GALDINO, Valéria Kemp. Decent work? so that (m) a study on the work of professors contracted in the state net of São Paulo education. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/479
identifier_str_mv GALDINO, Valéria Kemp. Decent work? so that (m) a study on the work of professors contracted in the state net of São Paulo education. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/479/1/B_Valeria+Kemp+Galdino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bb2cffb831944308c79271a1b12fbd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743220043776