Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Nove de Julho
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359 |
Resumo: | This research intended to understand how the Educational Alterations for High School Education, seen in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Syllabus Standard) as well as in the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Education Directions) for high school education, are experienced in public schools in Sao Paulo. The research may be presented as follows: Do the high schools in SaoPaulo use the proposals included in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) as concepts such as centralization and knowledge, the pedagogy of competency and the pedadogy of learn how to learn and quality education? If so, how such matters are seen and showed in the day by day of schools? It was noticed if the orientations?recommendations observed in the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) and in Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) , were responsible for changes in organization or accomplishment of educational work, if such recommendations really brought some changes in different levels of education, evaluation procedures, in the organization of classes, class books, how these recommendations happen during HTPC among teachers and coordinators and finally how such recommendations materialize themselves in the Pedagogical Political Project of a School. |
id |
NOVE_2736233846d217a4e01d8f803a8a22cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/359 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753Prado, João doCPF:00000000000Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778CPF:19429030http://lattes.cnpq.br/9486913163148467Pereira, Ladenilson José2015-04-08T14:36:28Z2008-11-242007-12-20PEREIRA, Ladenilson José. Resistance and appropriation: history teachers and school reform. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359This research intended to understand how the Educational Alterations for High School Education, seen in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Syllabus Standard) as well as in the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Education Directions) for high school education, are experienced in public schools in Sao Paulo. The research may be presented as follows: Do the high schools in SaoPaulo use the proposals included in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) as concepts such as centralization and knowledge, the pedagogy of competency and the pedadogy of learn how to learn and quality education? If so, how such matters are seen and showed in the day by day of schools? It was noticed if the orientations?recommendations observed in the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) and in Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) , were responsible for changes in organization or accomplishment of educational work, if such recommendations really brought some changes in different levels of education, evaluation procedures, in the organization of classes, class books, how these recommendations happen during HTPC among teachers and coordinators and finally how such recommendations materialize themselves in the Pedagogical Political Project of a School.Esta pesquisa pretendeu compreender como as reformas educacionais para o Ensino Médio, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio se concretizam nas escolas públicas estaduais paulistas. O problema investigado pode ser apresentado da seguinte forma: As escolas paulistas de ensino médio concretizam as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) como conceitos como a centralidade do conhecimento, a pedagogia das competências e do aprender a aprender e a educação de qualidade? Se o fazem, como tais questões se apresentam na cotidianidade do trabalho educativo desenvolvido na instituição escolar? Verificou-se se as orientações /recomendações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio foram responsáveis por modificações na organização e concretização do trabalho educativo; se tais recomendações implicaram em modificações nos planos de ensino, nos procedimentos de avaliação, nos diários de classe e na organização das aulas; como tais recomendações se expressaram nos encontros de HTPC entre professores e coordenadores pedagógicos e; como tais recomendações se materializaram no projeto político pedagógico de uma unidade escolar.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Ladenilson Jose Pereira.pdf: 578982 bytes, checksum: 243609b6cab31d5232a5deaee211dacc (MD5) Previous issue date: 2007-12-20application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoReformas da EducaçãoCultura, PráticaCotidiano EscolarEducational AlterationsCulturePracticeSchool quotidianCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOResistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médioResistance and appropriation: history teachers and school reforminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Ladenilson Jose Pereira.pdfapplication/pdf578982http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/359/1/B_Ladenilson+Jose+Pereira.pdf243609b6cab31d5232a5deaee211daccMD51tede/3592022-06-03 17:23:02.697oai:localhost:tede/359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Resistance and appropriation: history teachers and school reform |
title |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio |
spellingShingle |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio Pereira, Ladenilson José Reformas da Educação Cultura, Prática Cotidiano Escolar Educational Alterations Culture Practice School quotidian CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio |
title_full |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio |
title_fullStr |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio |
title_sort |
Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio |
author |
Pereira, Ladenilson José |
author_facet |
Pereira, Ladenilson José |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Celso do Prado Ferraz de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000003 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2546257820365753 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Prado, João do |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Russo, Miguel Henrique |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7842826083109778 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:19429030 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9486913163148467 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ladenilson José |
contributor_str_mv |
Carvalho, Celso do Prado Ferraz de Prado, João do Russo, Miguel Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas da Educação Cultura, Prática Cotidiano Escolar |
topic |
Reformas da Educação Cultura, Prática Cotidiano Escolar Educational Alterations Culture Practice School quotidian CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Alterations Culture Practice School quotidian |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research intended to understand how the Educational Alterations for High School Education, seen in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Syllabus Standard) as well as in the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Education Directions) for high school education, are experienced in public schools in Sao Paulo. The research may be presented as follows: Do the high schools in SaoPaulo use the proposals included in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) as concepts such as centralization and knowledge, the pedagogy of competency and the pedadogy of learn how to learn and quality education? If so, how such matters are seen and showed in the day by day of schools? It was noticed if the orientations?recommendations observed in the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) and in Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) , were responsible for changes in organization or accomplishment of educational work, if such recommendations really brought some changes in different levels of education, evaluation procedures, in the organization of classes, class books, how these recommendations happen during HTPC among teachers and coordinators and finally how such recommendations materialize themselves in the Pedagogical Political Project of a School. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Ladenilson José. Resistance and appropriation: history teachers and school reform. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Ladenilson José. Resistance and appropriation: history teachers and school reform. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/359/1/B_Ladenilson+Jose+Pereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
243609b6cab31d5232a5deaee211dacc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1797250742476603392 |