Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Pereira, Ladenilson José lattes
Orientador(a): Carvalho, Celso do Prado Ferraz de lattes
Banca de defesa: Prado, João do lattes, Russo, Miguel Henrique
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359
Resumo: This research intended to understand how the Educational Alterations for High School Education, seen in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Syllabus Standard) as well as in the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Education Directions) for high school education, are experienced in public schools in Sao Paulo. The research may be presented as follows: Do the high schools in SaoPaulo use the proposals included in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) as concepts such as centralization and knowledge, the pedagogy of competency and the pedadogy of learn how to learn and quality education? If so, how such matters are seen and showed in the day by day of schools? It was noticed if the orientations?recommendations observed in the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) and in Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) , were responsible for changes in organization or accomplishment of educational work, if such recommendations really brought some changes in different levels of education, evaluation procedures, in the organization of classes, class books, how these recommendations happen during HTPC among teachers and coordinators and finally how such recommendations materialize themselves in the Pedagogical Political Project of a School.
id NOVE_2736233846d217a4e01d8f803a8a22cf
oai_identifier_str oai:localhost:tede/359
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753Prado, João doCPF:00000000000Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778CPF:19429030http://lattes.cnpq.br/9486913163148467Pereira, Ladenilson José2015-04-08T14:36:28Z2008-11-242007-12-20PEREIRA, Ladenilson José. Resistance and appropriation: history teachers and school reform. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359This research intended to understand how the Educational Alterations for High School Education, seen in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Syllabus Standard) as well as in the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Education Directions) for high school education, are experienced in public schools in Sao Paulo. The research may be presented as follows: Do the high schools in SaoPaulo use the proposals included in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) as concepts such as centralization and knowledge, the pedagogy of competency and the pedadogy of learn how to learn and quality education? If so, how such matters are seen and showed in the day by day of schools? It was noticed if the orientations?recommendations observed in the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) and in Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) , were responsible for changes in organization or accomplishment of educational work, if such recommendations really brought some changes in different levels of education, evaluation procedures, in the organization of classes, class books, how these recommendations happen during HTPC among teachers and coordinators and finally how such recommendations materialize themselves in the Pedagogical Political Project of a School.Esta pesquisa pretendeu compreender como as reformas educacionais para o Ensino Médio, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio se concretizam nas escolas públicas estaduais paulistas. O problema investigado pode ser apresentado da seguinte forma: As escolas paulistas de ensino médio concretizam as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) como conceitos como a centralidade do conhecimento, a pedagogia das competências e do aprender a aprender e a educação de qualidade? Se o fazem, como tais questões se apresentam na cotidianidade do trabalho educativo desenvolvido na instituição escolar? Verificou-se se as orientações /recomendações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio foram responsáveis por modificações na organização e concretização do trabalho educativo; se tais recomendações implicaram em modificações nos planos de ensino, nos procedimentos de avaliação, nos diários de classe e na organização das aulas; como tais recomendações se expressaram nos encontros de HTPC entre professores e coordenadores pedagógicos e; como tais recomendações se materializaram no projeto político pedagógico de uma unidade escolar.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Ladenilson Jose Pereira.pdf: 578982 bytes, checksum: 243609b6cab31d5232a5deaee211dacc (MD5) Previous issue date: 2007-12-20application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoReformas da EducaçãoCultura, PráticaCotidiano EscolarEducational AlterationsCulturePracticeSchool quotidianCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOResistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médioResistance and appropriation: history teachers and school reforminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Ladenilson Jose Pereira.pdfapplication/pdf578982http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/359/1/B_Ladenilson+Jose+Pereira.pdf243609b6cab31d5232a5deaee211daccMD51tede/3592022-06-03 17:23:02.697oai:localhost:tede/359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Resistance and appropriation: history teachers and school reform
title Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
spellingShingle Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
Pereira, Ladenilson José
Reformas da Educação
Cultura, Prática
Cotidiano Escolar
Educational Alterations
Culture
Practice
School quotidian
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
title_full Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
title_fullStr Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
title_full_unstemmed Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
title_sort Resistência e apropriação: professores de história e a reforma de ensino médio
author Pereira, Ladenilson José
author_facet Pereira, Ladenilson José
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000003
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546257820365753
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Prado, João do
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Russo, Miguel Henrique
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842826083109778
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:19429030
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9486913163148467
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ladenilson José
contributor_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
Prado, João do
Russo, Miguel Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas da Educação
Cultura, Prática
Cotidiano Escolar
topic Reformas da Educação
Cultura, Prática
Cotidiano Escolar
Educational Alterations
Culture
Practice
School quotidian
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Alterations
Culture
Practice
School quotidian
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research intended to understand how the Educational Alterations for High School Education, seen in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Syllabus Standard) as well as in the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Education Directions) for high school education, are experienced in public schools in Sao Paulo. The research may be presented as follows: Do the high schools in SaoPaulo use the proposals included in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) as concepts such as centralization and knowledge, the pedagogy of competency and the pedadogy of learn how to learn and quality education? If so, how such matters are seen and showed in the day by day of schools? It was noticed if the orientations?recommendations observed in the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) and in Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) , were responsible for changes in organization or accomplishment of educational work, if such recommendations really brought some changes in different levels of education, evaluation procedures, in the organization of classes, class books, how these recommendations happen during HTPC among teachers and coordinators and finally how such recommendations materialize themselves in the Pedagogical Political Project of a School.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-20
dc.date.available.fl_str_mv 2008-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Ladenilson José. Resistance and appropriation: history teachers and school reform. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359
identifier_str_mv PEREIRA, Ladenilson José. Resistance and appropriation: history teachers and school reform. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/359/1/B_Ladenilson+Jose+Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 243609b6cab31d5232a5deaee211dacc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742476603392