O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Oliveira, Neusa Maria Jorgino lattes
Orientador(a): Madureira, José Gabriel Perissé lattes
Banca de defesa: Rios, Terezinha Azerêdo lattes, Lauand, Luiz Jean lattes, Lorieri, Marcos Antonio lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357
Resumo: This work presents the ideas of Alfonso López Quintás related to his so called creative reading and the use of the Ludic Scope Method MLA. It also shows the results of the MLA method used with undergraduates at a Portuguese Language Course. His intention in performing the test was not only to see how the method works, but also to call the attention of the students to it and the possibility for further practice in other courses. As he encountered some difficulty to carry out the experiment, he just tested it with a small group of students. The results were somehow satisfactory and the indicators are part of the analysis that go with the pictures and reports of the experiment. It is necessary to provide young reader citizens with some methods and procedures to enable an easier process of reading. The MLA method can be one of these methods and, according to the study it is rich for the development of what Lopez Quintás calls creative reading .
id NOVE_2914faab674c75c863e650a9d07f8ccf
oai_identifier_str oai:localhost:tede/357
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Madureira, José Gabriel PerisséCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4420556922540257Rios, Terezinha AzerêdoCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4833207223427050Lauand, Luiz JeanCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6007670556234119Lorieri, Marcos AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2474684049522416CPF:60436712http://lattes.cnpq.br/4164486810121497Oliveira, Neusa Maria Jorgino2015-04-08T14:36:28Z2008-06-192008-03-27OLIVEIRA, Neusa Maria Jorgino. The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357This work presents the ideas of Alfonso López Quintás related to his so called creative reading and the use of the Ludic Scope Method MLA. It also shows the results of the MLA method used with undergraduates at a Portuguese Language Course. His intention in performing the test was not only to see how the method works, but also to call the attention of the students to it and the possibility for further practice in other courses. As he encountered some difficulty to carry out the experiment, he just tested it with a small group of students. The results were somehow satisfactory and the indicators are part of the analysis that go with the pictures and reports of the experiment. It is necessary to provide young reader citizens with some methods and procedures to enable an easier process of reading. The MLA method can be one of these methods and, according to the study it is rich for the development of what Lopez Quintás calls creative reading .Este trabalho apresenta idéias de Alfonso López Quintás relativas à leitura denominada por ele de leitura criativa e o método que ele propõe para realizá-la denominado de Método Lúdico Ambital MLA. Além disso, apresenta os resultados de um experimento do MLA com alunos de um curso de Letras, em nível superior, com o intuito de testar o referido método e, ao mesmo tempo, chamar a atenção desses alunos para possibilidades de utilização na sua futura prática de professores de Língua Portuguesa. Dadas as dificuldades encontradas para a realização do experimento contentou-se com uma pequena experiência com um grupo de alunos do referido curso que se mostrou de certa forma satisfatória ao menos para dela extrair algumas indicações. Estas indicações constam das análises que acompanham os quadros e relatos da experiência realizada indicando a necessidade de cuidados na formação de cidadãos leitores que inclui o oferecimento de pré-requisitos necessários ao processo da leitura, bem como o oferecimento de procedimentos e métodos que a facilitem. O MLA é um desses métodos que, de acordo com estudo realizado, mostrase rico para o desenvolvimento do que López Quintás denomina de leitura criativa .Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Neusa Maria Jorgino Oliveira.pdf: 648969 bytes, checksum: 50fda58c7e5ed1b6579ad7b7878eda9a (MD5) Previous issue date: 2008-03-27application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoMétodoLeitura criativaCidadãos leitoresProcesso da leituraMethodCreative readingReader citizensProcess of readingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aulaThe method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Neusa Maria Jorgino Oliveira.pdfapplication/pdf648969http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/357/1/B_Neusa+Maria+Jorgino+Oliveira.pdf50fda58c7e5ed1b6579ad7b7878eda9aMD51tede/3572022-06-03 16:13:24.984oai:localhost:tede/357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom
title O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
spellingShingle O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
Oliveira, Neusa Maria Jorgino
Método
Leitura criativa
Cidadãos leitores
Processo da leitura
Method
Creative reading
Reader citizens
Process of reading
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
title_full O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
title_fullStr O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
title_full_unstemmed O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
title_sort O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
author Oliveira, Neusa Maria Jorgino
author_facet Oliveira, Neusa Maria Jorgino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Madureira, José Gabriel Perissé
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4420556922540257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rios, Terezinha Azerêdo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4833207223427050
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lauand, Luiz Jean
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6007670556234119
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lorieri, Marcos Antonio
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2474684049522416
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:60436712
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4164486810121497
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Neusa Maria Jorgino
contributor_str_mv Madureira, José Gabriel Perissé
Rios, Terezinha Azerêdo
Lauand, Luiz Jean
Lorieri, Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Método
Leitura criativa
Cidadãos leitores
Processo da leitura
topic Método
Leitura criativa
Cidadãos leitores
Processo da leitura
Method
Creative reading
Reader citizens
Process of reading
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Method
Creative reading
Reader citizens
Process of reading
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work presents the ideas of Alfonso López Quintás related to his so called creative reading and the use of the Ludic Scope Method MLA. It also shows the results of the MLA method used with undergraduates at a Portuguese Language Course. His intention in performing the test was not only to see how the method works, but also to call the attention of the students to it and the possibility for further practice in other courses. As he encountered some difficulty to carry out the experiment, he just tested it with a small group of students. The results were somehow satisfactory and the indicators are part of the analysis that go with the pictures and reports of the experiment. It is necessary to provide young reader citizens with some methods and procedures to enable an easier process of reading. The MLA method can be one of these methods and, according to the study it is rich for the development of what Lopez Quintás calls creative reading .
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Neusa Maria Jorgino. The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357
identifier_str_mv OLIVEIRA, Neusa Maria Jorgino. The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/357/1/B_Neusa+Maria+Jorgino+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50fda58c7e5ed1b6579ad7b7878eda9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742470311936