O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Nove de Julho
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357 |
Resumo: | This work presents the ideas of Alfonso López Quintás related to his so called creative reading and the use of the Ludic Scope Method MLA. It also shows the results of the MLA method used with undergraduates at a Portuguese Language Course. His intention in performing the test was not only to see how the method works, but also to call the attention of the students to it and the possibility for further practice in other courses. As he encountered some difficulty to carry out the experiment, he just tested it with a small group of students. The results were somehow satisfactory and the indicators are part of the analysis that go with the pictures and reports of the experiment. It is necessary to provide young reader citizens with some methods and procedures to enable an easier process of reading. The MLA method can be one of these methods and, according to the study it is rich for the development of what Lopez Quintás calls creative reading . |
id |
NOVE_2914faab674c75c863e650a9d07f8ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/357 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Madureira, José Gabriel PerisséCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4420556922540257Rios, Terezinha AzerêdoCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4833207223427050Lauand, Luiz JeanCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6007670556234119Lorieri, Marcos AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2474684049522416CPF:60436712http://lattes.cnpq.br/4164486810121497Oliveira, Neusa Maria Jorgino2015-04-08T14:36:28Z2008-06-192008-03-27OLIVEIRA, Neusa Maria Jorgino. The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357This work presents the ideas of Alfonso López Quintás related to his so called creative reading and the use of the Ludic Scope Method MLA. It also shows the results of the MLA method used with undergraduates at a Portuguese Language Course. His intention in performing the test was not only to see how the method works, but also to call the attention of the students to it and the possibility for further practice in other courses. As he encountered some difficulty to carry out the experiment, he just tested it with a small group of students. The results were somehow satisfactory and the indicators are part of the analysis that go with the pictures and reports of the experiment. It is necessary to provide young reader citizens with some methods and procedures to enable an easier process of reading. The MLA method can be one of these methods and, according to the study it is rich for the development of what Lopez Quintás calls creative reading .Este trabalho apresenta idéias de Alfonso López Quintás relativas à leitura denominada por ele de leitura criativa e o método que ele propõe para realizá-la denominado de Método Lúdico Ambital MLA. Além disso, apresenta os resultados de um experimento do MLA com alunos de um curso de Letras, em nível superior, com o intuito de testar o referido método e, ao mesmo tempo, chamar a atenção desses alunos para possibilidades de utilização na sua futura prática de professores de Língua Portuguesa. Dadas as dificuldades encontradas para a realização do experimento contentou-se com uma pequena experiência com um grupo de alunos do referido curso que se mostrou de certa forma satisfatória ao menos para dela extrair algumas indicações. Estas indicações constam das análises que acompanham os quadros e relatos da experiência realizada indicando a necessidade de cuidados na formação de cidadãos leitores que inclui o oferecimento de pré-requisitos necessários ao processo da leitura, bem como o oferecimento de procedimentos e métodos que a facilitem. O MLA é um desses métodos que, de acordo com estudo realizado, mostrase rico para o desenvolvimento do que López Quintás denomina de leitura criativa .Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Neusa Maria Jorgino Oliveira.pdf: 648969 bytes, checksum: 50fda58c7e5ed1b6579ad7b7878eda9a (MD5) Previous issue date: 2008-03-27application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoMétodoLeitura criativaCidadãos leitoresProcesso da leituraMethodCreative readingReader citizensProcess of readingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aulaThe method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Neusa Maria Jorgino Oliveira.pdfapplication/pdf648969http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/357/1/B_Neusa+Maria+Jorgino+Oliveira.pdf50fda58c7e5ed1b6579ad7b7878eda9aMD51tede/3572022-06-03 16:13:24.984oai:localhost:tede/357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom |
title |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula |
spellingShingle |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula Oliveira, Neusa Maria Jorgino Método Leitura criativa Cidadãos leitores Processo da leitura Method Creative reading Reader citizens Process of reading CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula |
title_full |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula |
title_fullStr |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula |
title_sort |
O método lúdico-ambital: uma experiência de leitura criativa em sala de aula |
author |
Oliveira, Neusa Maria Jorgino |
author_facet |
Oliveira, Neusa Maria Jorgino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Madureira, José Gabriel Perissé |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4420556922540257 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rios, Terezinha Azerêdo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4833207223427050 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lauand, Luiz Jean |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6007670556234119 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lorieri, Marcos Antonio |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2474684049522416 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:60436712 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4164486810121497 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Neusa Maria Jorgino |
contributor_str_mv |
Madureira, José Gabriel Perissé Rios, Terezinha Azerêdo Lauand, Luiz Jean Lorieri, Marcos Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Leitura criativa Cidadãos leitores Processo da leitura |
topic |
Método Leitura criativa Cidadãos leitores Processo da leitura Method Creative reading Reader citizens Process of reading CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Method Creative reading Reader citizens Process of reading |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work presents the ideas of Alfonso López Quintás related to his so called creative reading and the use of the Ludic Scope Method MLA. It also shows the results of the MLA method used with undergraduates at a Portuguese Language Course. His intention in performing the test was not only to see how the method works, but also to call the attention of the students to it and the possibility for further practice in other courses. As he encountered some difficulty to carry out the experiment, he just tested it with a small group of students. The results were somehow satisfactory and the indicators are part of the analysis that go with the pictures and reports of the experiment. It is necessary to provide young reader citizens with some methods and procedures to enable an easier process of reading. The MLA method can be one of these methods and, according to the study it is rich for the development of what Lopez Quintás calls creative reading . |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Neusa Maria Jorgino. The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Neusa Maria Jorgino. The method ludic ambital: an experiment in creative reading in the classroom. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/357/1/B_Neusa+Maria+Jorgino+Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50fda58c7e5ed1b6579ad7b7878eda9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1797250742470311936 |