Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Cunha, Adriana dos Santos lattes
Orientador(a): Carvalho, Celso do Prado Ferraz de lattes
Banca de defesa: Azzi, Roberta Gurgel lattes, Russo, Miguel Henrique lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/433
Resumo: The State Secretary of education of São Paulo presented in 2007 a new curricular proposal for public education, which is part of a larger set of proposals, called Programa São Paulo Faz Escola. Its implementation began in 2008 based on a set of goals to be achieved, among them to improve the quality of student learning, which is to be verified by the IDESP, the index of educational development of the State of São Paulo. This research goal was to understand the impacts produced by this educational reform in the school routine and the understanding of the representation that teachers of the public network have about it. This research was performed through semi-structured interviews and documentary analysis. Categories that served as reference for the analysis of data were: curriculum, school culture, practice and public policy. The results show that the actions of acceptance or resistance of teachers derive more from conditions offered by the school of culture and practice than an effectively understanding of the political significance of reform proposed by the State.
id NOVE_2a30c0794efd1e685252503914d9bf98
oai_identifier_str oai:localhost:tede/433
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753Azzi, Roberta GurgelCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4615061799860194Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778CPF:28029117833http://lattes.cnpq.br/6507798583846541Cunha, Adriana dos Santos2015-04-08T14:36:38Z2010-08-262010-06-29CUNHA, Adriana dos Santos. Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/433The State Secretary of education of São Paulo presented in 2007 a new curricular proposal for public education, which is part of a larger set of proposals, called Programa São Paulo Faz Escola. Its implementation began in 2008 based on a set of goals to be achieved, among them to improve the quality of student learning, which is to be verified by the IDESP, the index of educational development of the State of São Paulo. This research goal was to understand the impacts produced by this educational reform in the school routine and the understanding of the representation that teachers of the public network have about it. This research was performed through semi-structured interviews and documentary analysis. Categories that served as reference for the analysis of data were: curriculum, school culture, practice and public policy. The results show that the actions of acceptance or resistance of teachers derive more from conditions offered by the school of culture and practice than an effectively understanding of the political significance of reform proposed by the State.A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo apresentou em 2007 uma nova proposta curricular para a educação pública, que faz parte de um conjunto maior de propostas, denominado Programa São Paulo Faz Escola. Iniciada em 2008, teve como base um conjunto de metas a serem alcançadas, entre elas, a melhoraria da qualidade da aprendizagem dos alunos, indicador a ser verificado pelo IDESP, o Índice de Desenvolvimento Educacional do Estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como objetivo compreender os impactos produzidos por essa reforma educacional no cotidiano escolar e a representação que os professores da rede pública estadual de ensino dela possuem. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. As categorias que serviram de referência para a análise dos dados foram currículo, cultura escolar, prática escolar e políticas públicas. Os resultados obtidos mostram que as ações de aceitação ou resistência dos professores decorrem mais de condições postas pela cultura e prática escolar do que efetivamente de uma compreensão do significado político da reforma proposta pelo Estado.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Adriana Santos Cunha.pdf: 502081 bytes, checksum: 4311088c324cefc36adabadad221c014 (MD5) Previous issue date: 2010-06-29application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoPolítica EducacionalCurrículoReforma EducacionalEducation PolicyCurriculumEducational ReformCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPolítica educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Adriana Santos Cunha.pdfapplication/pdf502081http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/433/1/B_Adriana+Santos+Cunha.pdf4311088c324cefc36adabadad221c014MD51tede/4332022-06-03 16:40:49.102oai:localhost:tede/433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:40:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
title Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
spellingShingle Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
Cunha, Adriana dos Santos
Política Educacional
Currículo
Reforma Educacional
Education Policy
Curriculum
Educational Reform
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
title_full Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
title_fullStr Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
title_full_unstemmed Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
title_sort Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista
author Cunha, Adriana dos Santos
author_facet Cunha, Adriana dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000003
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546257820365753
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azzi, Roberta Gurgel
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4615061799860194
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Russo, Miguel Henrique
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842826083109778
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:28029117833
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6507798583846541
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Adriana dos Santos
contributor_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
Azzi, Roberta Gurgel
Russo, Miguel Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional
Currículo
Reforma Educacional
topic Política Educacional
Currículo
Reforma Educacional
Education Policy
Curriculum
Educational Reform
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education Policy
Curriculum
Educational Reform
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The State Secretary of education of São Paulo presented in 2007 a new curricular proposal for public education, which is part of a larger set of proposals, called Programa São Paulo Faz Escola. Its implementation began in 2008 based on a set of goals to be achieved, among them to improve the quality of student learning, which is to be verified by the IDESP, the index of educational development of the State of São Paulo. This research goal was to understand the impacts produced by this educational reform in the school routine and the understanding of the representation that teachers of the public network have about it. This research was performed through semi-structured interviews and documentary analysis. Categories that served as reference for the analysis of data were: curriculum, school culture, practice and public policy. The results show that the actions of acceptance or resistance of teachers derive more from conditions offered by the school of culture and practice than an effectively understanding of the political significance of reform proposed by the State.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Adriana dos Santos. Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/433
identifier_str_mv CUNHA, Adriana dos Santos. Política educacional, currículo e avaliação: a fala dos professores sobre os impactos da implantação da reforma curricular paulista. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/433/1/B_Adriana+Santos+Cunha.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4311088c324cefc36adabadad221c014
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742604529664