Crianças invisíveis numa escola paulista: a implementação da lei 10.639/2003 como garantia do direito a visibilidade cultural
Ano de defesa: | 2009 |
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Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Nove de Julho
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Educação
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/408 |
Resumo: | Os objetivos desta pesquisa consistem em: destacar os mecanismos que dificultam a implementação da Lei 10.639, dando visibilidade às crianças afro-descendentes e identificar as novas relações sociais que surgiram entre os atores do processo educacional. Tendo como objeto de pesquisa a relação existem entre professores, alunos e comunidade de uma escola da rede pública de ensino Fundamental do Estado de São Paulo localizado no bairro do Parque Peruche, o respeito das garantias de visibilidade cultural dos afro-descendentes propostas pela Lei 10.639/2003. A finalidade da lei é determinar que os estabelecimentos de ensino, público e privado, trabalhe os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira em seus currículos, dando visibilidade a população afro-descendente. A aspiração mais importante é a proposta de educar o negro melhorando a sua auto-estima, e educar a sociedade para que ele respeite as diferenças. A convivência com as diferencias garantindo a todos os direitos que a nossa constituição garante a todo cidadão, consistindo num passo para a construção de uma verdadeira democracia. |
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