Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Rodrigues, André Wagner lattes
Orientador(a): Lorieri, Marcos Antonio lattes
Banca de defesa: Bittencourt, Circe Maria Fernandes lattes, Dias, Elaine Teresinha Dal Mas lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/453
Resumo: TThis thesis presents the results of literature which aimed, from the diagnosis of theoretical and methodological limitations in these studies and the teaching of history, to investigate possible contributions of Complexity Theory by Edgar Morin to alternative interpretations of the historical past and the discipline teaching history in school education. It first presents a brief of evolution of thought historiographical classic, since the birt of the positivism school of history in the nineteenth century, until its maturity with the currents of history-writing of the twentieth century, especially the Dialetical Historical Materialism and Ecole des Analles. Then points ideas of Edgar Morin´s thought and in particular some categories of this thought as important to the goals of this work. Among them, especially the ideas on principles operators of Complexity : recursion, the dialogical, the hologram and the principle of uncertainty. Moreover, they are shown some research procedures proposed by Morin, mainly that he called the in vivo method , wich can be thought of as contributions to the profession and the teaching of history.
id NOVE_59f40b92bfca46632c3b7a40fd9178c3
oai_identifier_str oai:localhost:tede/453
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Lorieri, Marcos AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2474684049522416Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3448016715234781Dias, Elaine Teresinha Dal MasCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8845723150146930CPF:21368469817http://lattes.cnpq.br/0761094387601398Rodrigues, André Wagner2015-04-08T14:36:41Z2011-05-112011-04-06RODRIGUES, André Wagner. Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/453TThis thesis presents the results of literature which aimed, from the diagnosis of theoretical and methodological limitations in these studies and the teaching of history, to investigate possible contributions of Complexity Theory by Edgar Morin to alternative interpretations of the historical past and the discipline teaching history in school education. It first presents a brief of evolution of thought historiographical classic, since the birt of the positivism school of history in the nineteenth century, until its maturity with the currents of history-writing of the twentieth century, especially the Dialetical Historical Materialism and Ecole des Analles. Then points ideas of Edgar Morin´s thought and in particular some categories of this thought as important to the goals of this work. Among them, especially the ideas on principles operators of Complexity : recursion, the dialogical, the hologram and the principle of uncertainty. Moreover, they are shown some research procedures proposed by Morin, mainly that he called the in vivo method , wich can be thought of as contributions to the profession and the teaching of history.Esta dissertação apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objeto, a partir do diagnóstico de limitações teóricas e metodológicas presentes nos estudos e no ensino de História, investigar possíveis contribuições da Teoria da Complexidade de Edgar Morin para interpretações alternativas do passado histórico e para o ensino da disciplina história na educação escolar. Apresenta inicialmente uma trajetória histórica da evolução do pensamento historiográfico clássico, desde o nascimento da escola positivista da História no século XIX, até o seu amadurecimento com as correntes de produção historiográfica do século XX, sobretudo o Materialismo Histórico Dialético e a École des Analles. Em seguida aponta ideias do pensamento de Edgar Morin e em especial algumas categorias do seu pensamento consideradas importantes para os objetivos deste trabalho. Dentre elas especialmente as idéias relativas aos princípios operadores da Complexidade : a recursividade, a dialogia, o holograma e o princípio da Incerteza. Além disso, são mostrados alguns procedimentos de pesquisa propostos por Morin, destacadamente o denominado por ele de o método in vivo , que podem ser pensados como contribuições ao ofício do historiador e ao ensino de HistóriaMade available in DSpace on 2015-04-08T14:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Andre Wagner Rodrigues.pdf: 549863 bytes, checksum: 56f6bd5284416d94e7978c52e2a1efc0 (MD5) Previous issue date: 2011-04-06application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoHistóriaHistoriografiaTeoria da ComplexidadePrincípios operadoresEnsino de HistóriaHistoryHistoriographyComplexity TheoryPrinciples operatorsTeaching History.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUm olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Andre Wagner Rodrigues.pdfapplication/pdf549863http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/453/1/B_Andre+Wagner+Rodrigues.pdf56f6bd5284416d94e7978c52e2a1efc0MD51tede/4532022-06-03 16:28:11.999oai:localhost:tede/453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:28:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
title Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
spellingShingle Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
Rodrigues, André Wagner
História
Historiografia
Teoria da Complexidade
Princípios operadores
Ensino de História
History
Historiography
Complexity Theory
Principles operators
Teaching History.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
title_full Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
title_fullStr Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
title_full_unstemmed Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
title_sort Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin
author Rodrigues, André Wagner
author_facet Rodrigues, André Wagner
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lorieri, Marcos Antonio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2474684049522416
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3448016715234781
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8845723150146930
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:21368469817
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0761094387601398
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, André Wagner
contributor_str_mv Lorieri, Marcos Antonio
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
dc.subject.por.fl_str_mv História
Historiografia
Teoria da Complexidade
Princípios operadores
Ensino de História
topic História
Historiografia
Teoria da Complexidade
Princípios operadores
Ensino de História
History
Historiography
Complexity Theory
Principles operators
Teaching History.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History
Historiography
Complexity Theory
Principles operators
Teaching History.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description TThis thesis presents the results of literature which aimed, from the diagnosis of theoretical and methodological limitations in these studies and the teaching of history, to investigate possible contributions of Complexity Theory by Edgar Morin to alternative interpretations of the historical past and the discipline teaching history in school education. It first presents a brief of evolution of thought historiographical classic, since the birt of the positivism school of history in the nineteenth century, until its maturity with the currents of history-writing of the twentieth century, especially the Dialetical Historical Materialism and Ecole des Analles. Then points ideas of Edgar Morin´s thought and in particular some categories of this thought as important to the goals of this work. Among them, especially the ideas on principles operators of Complexity : recursion, the dialogical, the hologram and the principle of uncertainty. Moreover, they are shown some research procedures proposed by Morin, mainly that he called the in vivo method , wich can be thought of as contributions to the profession and the teaching of history.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, André Wagner. Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/453
identifier_str_mv RODRIGUES, André Wagner. Um olhar complexo sobre o passado: história, historiografia e ensino de história no pensamento de Edgar Morin. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/453/1/B_Andre+Wagner+Rodrigues.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56f6bd5284416d94e7978c52e2a1efc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743091068928