Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Moraes, Lidia Juliana Rodrigues lattes
Orientador(a): Madureira, José Gabriel Perissé lattes
Banca de defesa: Duran, Marília Claret Geraes lattes, Russo, Miguel Henrique lattes, Carvalho, Celso do Prado Ferraz de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455
Resumo: This study describes and analyses the representations built by the elementary public school teachers of São Paulo in Itapevi about their motivations to choose the teaching career, their initial formation and their first years experience. Therefore, this investigation focus on the memories about formation, experiences and habitus formed during the life course of beginner teachers. The research analysed seven semi-structured interviews mediated by Pierre Bourdieu thoughts and theoretical bases for the concepts of cultural capital, classification and disqualification.Our main objective was to contribute to the reflection upon the teacher formation at the undergrad courses and upon the obstacles and innovations of the pedagogical formation. The data collected in this work revealed the fragility of those courses from the future teachers perspective, a lack of motivation and the discredit in the career due to the inflation of scholastic certification , revealing the logic of profit in Education as a market in the teacher formation courses, especially in private institutions.
id NOVE_69e3189a1c96f6b4492469c90942e87d
oai_identifier_str oai:localhost:tede/455
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Madureira, José Gabriel PerisséCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4420556922540257Duran, Marília Claret Geraeshttp://lattes.cnpq.br/9173949843431504Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753CPF:16344730862http://lattes.cnpq.br/2092019940330011Moraes, Lidia Juliana Rodrigues2015-04-08T14:36:41Z2011-05-112011-04-26MORAES, Lidia Juliana Rodrigues. Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455This study describes and analyses the representations built by the elementary public school teachers of São Paulo in Itapevi about their motivations to choose the teaching career, their initial formation and their first years experience. Therefore, this investigation focus on the memories about formation, experiences and habitus formed during the life course of beginner teachers. The research analysed seven semi-structured interviews mediated by Pierre Bourdieu thoughts and theoretical bases for the concepts of cultural capital, classification and disqualification.Our main objective was to contribute to the reflection upon the teacher formation at the undergrad courses and upon the obstacles and innovations of the pedagogical formation. The data collected in this work revealed the fragility of those courses from the future teachers perspective, a lack of motivation and the discredit in the career due to the inflation of scholastic certification , revealing the logic of profit in Education as a market in the teacher formation courses, especially in private institutions.Este trabalho descreve e analisa as imagens construídas por professores do Ciclo II da Educação Básica da Rede Oficial de Ensino de São Paulo no município de Itapevi sobre as motivações para a escolha da carreira docente, a formação inicial e os primeiros anos na docência. Para tanto, o objeto desta investigação está centrado nas lembranças de formação e nas vivências de professores iniciantes de educação básica e ao habitus construído ao longo da trajetória de vida. A pesquisa foi desenvolvida com a análise de sete entrevistas semi-estruturadas, mediadas pelo pensamento de Pierre Bourdieu como referencial teórico com base nos conceitos de capital cultural, classificação e desclassificação. O objetivo principal foi contribuir para a reflexão sobre a formação de professores nos cursos de licenciatura e os entraves e avanços da formação pedagógica. O estudo dos dados mostrou a fragilidade desses cursos no olhar dos futuros professores, a desmotivação e desprestígio na carreira em virtude da inflação de títulos escolares , revelando também a lógica do lucro que movimenta a Educação como mercado nos cursos que formam professores, essencialmente, em instituições privadas.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Lidia Juliana Rodrigues Moraes.pdf: 755976 bytes, checksum: 5251efd51d3481b7358d1013b04dcacc (MD5) Previous issue date: 2011-04-26application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoformação de professoresformação inicialprofessor inicianteteacher formationinitial formationbeginner teacherCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOImaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Lidia Juliana Rodrigues Moraes.pdfapplication/pdf755976http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/455/1/B_Lidia+Juliana+Rodrigues+Moraes.pdf5251efd51d3481b7358d1013b04dcaccMD51tede/4552022-06-03 12:07:31.555oai:localhost:tede/455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T15:07:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
title Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
spellingShingle Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
Moraes, Lidia Juliana Rodrigues
formação de professores
formação inicial
professor iniciante
teacher formation
initial formation
beginner teacher
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
title_full Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
title_fullStr Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
title_full_unstemmed Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
title_sort Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
author Moraes, Lidia Juliana Rodrigues
author_facet Moraes, Lidia Juliana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Madureira, José Gabriel Perissé
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4420556922540257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Duran, Marília Claret Geraes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Russo, Miguel Henrique
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842826083109778
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:00000000003
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546257820365753
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:16344730862
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2092019940330011
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Lidia Juliana Rodrigues
contributor_str_mv Madureira, José Gabriel Perissé
Duran, Marília Claret Geraes
Russo, Miguel Henrique
Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
formação inicial
professor iniciante
topic formação de professores
formação inicial
professor iniciante
teacher formation
initial formation
beginner teacher
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv teacher formation
initial formation
beginner teacher
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study describes and analyses the representations built by the elementary public school teachers of São Paulo in Itapevi about their motivations to choose the teaching career, their initial formation and their first years experience. Therefore, this investigation focus on the memories about formation, experiences and habitus formed during the life course of beginner teachers. The research analysed seven semi-structured interviews mediated by Pierre Bourdieu thoughts and theoretical bases for the concepts of cultural capital, classification and disqualification.Our main objective was to contribute to the reflection upon the teacher formation at the undergrad courses and upon the obstacles and innovations of the pedagogical formation. The data collected in this work revealed the fragility of those courses from the future teachers perspective, a lack of motivation and the discredit in the career due to the inflation of scholastic certification , revealing the logic of profit in Education as a market in the teacher formation courses, especially in private institutions.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAES, Lidia Juliana Rodrigues. Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455
identifier_str_mv MORAES, Lidia Juliana Rodrigues. Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/455/1/B_Lidia+Juliana+Rodrigues+Moraes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5251efd51d3481b7358d1013b04dcacc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743098408960