Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Souza Júnior, Jonas Pereira de lattes
Orientador(a): Almeida, José Luis Vieira de lattes
Banca de defesa: Romão, José Eustáquio lattes, Inforsato, Edson do Carmo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/583
Resumo: In this paper the author investigates the presence of spontaneous conceptions of students about the physical phenomena in the educational practice of teachers of high school physics. Addresses changes in teaching strategies the teacher in front of the insertion of spontaneous conceptions in physics classes, pointing out aspects like interest, motivation, classroom dynamics and student as the subject of their own knowledge. The empirical part of the research was developed with three physics teachers and eighty students from the first grade of secondary education at a state technical college of the State Center of Technological Education "Paula Souza" in Mogi das Cruzes, in Greater São Paulo. The methodology for data collection, we used Participant Observation and questionnaires. The research presents alternatives for developing the relationship between the prior knowledge that students bring to the classroom and scientific knowledge. It also shows that the use of knowledge as a subsidy to education changes the quality of performance and student learning.
id NOVE_7a90da135a2a034d9f4a06acf98495b4
oai_identifier_str oai:localhost:tede/583
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Inforsato, Edson do CarmoCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/0792309624270467CPF:85795712868http://lattes.cnpq.br/1581178313802493Souza Júnior, Jonas Pereira de2015-04-08T14:37:01Z2008-10-172006-02-23SOUZA JÚNIOR, Jonas Pereira de. Teaching of physics and common sense: previous ideas of high school students and learning physics. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/583In this paper the author investigates the presence of spontaneous conceptions of students about the physical phenomena in the educational practice of teachers of high school physics. Addresses changes in teaching strategies the teacher in front of the insertion of spontaneous conceptions in physics classes, pointing out aspects like interest, motivation, classroom dynamics and student as the subject of their own knowledge. The empirical part of the research was developed with three physics teachers and eighty students from the first grade of secondary education at a state technical college of the State Center of Technological Education "Paula Souza" in Mogi das Cruzes, in Greater São Paulo. The methodology for data collection, we used Participant Observation and questionnaires. The research presents alternatives for developing the relationship between the prior knowledge that students bring to the classroom and scientific knowledge. It also shows that the use of knowledge as a subsidy to education changes the quality of performance and student learning.Neste trabalho o autor investiga a presença das concepções espontâneas dos alunos sobre os fenômenos físicos na prática educativa dos professores de Física do ensino médio. Aborda as mudanças de estratégias de ensino do professor diante da inserção das concepções espontâneas nas aulas de Física, apontando aspectos como interesse, motivação, dinâmica da aula e o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida com três professores de Física e oitenta alunos da primeira série do ensino médio em uma escola técnica estadual do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza no município de Mogi das Cruzes, na grande São Paulo. Na metodologia para a coleta das informações, utilizou-se da Observação Participante e de questionários. A pesquisa apresenta alternativas de como desenvolver a relação entre os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a sala de aula e o conhecimento científico. Mostra também que a utilização desses conhecimentos como subsídio ao ensino muda a qualidade do rendimento e da aprendizagem dos alunos.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:37:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Jonas_Pereira_de_Souza_Junior.pdf: 361657 bytes, checksum: ae7c180bcb17c83bb3116f8af410428d (MD5) Previous issue date: 2006-02-23application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoaprendizagemconhecimento científicoconcepções espontâneasensino de físicalearningscientific knowledgespontaneous conceptionsphysics teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de físicaTeaching of physics and common sense: previous ideas of high school students and learning physicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Jonas_Pereira_de_Souza_Junior.pdfapplication/pdf361657http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/583/1/B_Jonas_Pereira_de_Souza_Junior.pdfae7c180bcb17c83bb3116f8af410428dMD51tede/5832022-06-02 14:57:26.864oai:localhost:tede/583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-02T17:57:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching of physics and common sense: previous ideas of high school students and learning physics
title Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
spellingShingle Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
Souza Júnior, Jonas Pereira de
aprendizagem
conhecimento científico
concepções espontâneas
ensino de física
learning
scientific knowledge
spontaneous conceptions
physics teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
title_full Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
title_fullStr Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
title_full_unstemmed Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
title_sort Ensino da física e senso comum: as idéias prévias dos alunos do ensino médio e a aprendizagem de física
author Souza Júnior, Jonas Pereira de
author_facet Souza Júnior, Jonas Pereira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2990847465101082
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Romão, José Eustáquio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0792309624270467
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:85795712868
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1581178313802493
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Júnior, Jonas Pereira de
contributor_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
Romão, José Eustáquio
Inforsato, Edson do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
conhecimento científico
concepções espontâneas
ensino de física
topic aprendizagem
conhecimento científico
concepções espontâneas
ensino de física
learning
scientific knowledge
spontaneous conceptions
physics teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv learning
scientific knowledge
spontaneous conceptions
physics teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description In this paper the author investigates the presence of spontaneous conceptions of students about the physical phenomena in the educational practice of teachers of high school physics. Addresses changes in teaching strategies the teacher in front of the insertion of spontaneous conceptions in physics classes, pointing out aspects like interest, motivation, classroom dynamics and student as the subject of their own knowledge. The empirical part of the research was developed with three physics teachers and eighty students from the first grade of secondary education at a state technical college of the State Center of Technological Education "Paula Souza" in Mogi das Cruzes, in Greater São Paulo. The methodology for data collection, we used Participant Observation and questionnaires. The research presents alternatives for developing the relationship between the prior knowledge that students bring to the classroom and scientific knowledge. It also shows that the use of knowledge as a subsidy to education changes the quality of performance and student learning.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-23
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:37:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA JÚNIOR, Jonas Pereira de. Teaching of physics and common sense: previous ideas of high school students and learning physics. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/583
identifier_str_mv SOUZA JÚNIOR, Jonas Pereira de. Teaching of physics and common sense: previous ideas of high school students and learning physics. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/583/1/B_Jonas_Pereira_de_Souza_Junior.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae7c180bcb17c83bb3116f8af410428d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250744063098880