Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Simões, Paulo Roberto Rodrigues lattes
Orientador(a): Almeida, Cleide Rita Silvério de lattes
Banca de defesa: Aquino, Júlio Roberto Groppa lattes, Queiróz, José J. lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/369
Resumo: This dissertation introduces and analyses the registers of indiscipline in the Book of occurrences, usually referred to as black book , about primary and high school students from one state school in São Paulo city. It points out possibilities of building a new view on indiscipline, taking as main reference the complex thought, by Edgar Morin. The works searches, on such theoretical basis, a contribution for the reading of indiscipline occurrences at public schools, based on the belief that the linear thinking is not enough for both the intelligibility and the understanding of the considered study, once it reinforces the order traditional view, not opening for articulation, order-disorder-interaction-organization. The methodological option has been the qualitative-quantitative approach, which makes possible the conjugation of differenced factors in the reality researched. It searches, as well, not to privilege the results by themselves; rather, it tries to emphasize the understanding of the relation or the bonds between particular actions and the context in which they take place.
id NOVE_8dc559d5380530b89fa999bcfaf0180c
oai_identifier_str oai:localhost:tede/369
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Almeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447Aquino, Júlio Roberto Groppahttp://lattes.cnpq.br/1124623998211027Queiróz, José J.CPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6935315937638516CPF:12548236589http://lattes.cnpq.br/5597572106817487Simões, Paulo Roberto Rodrigues2015-04-08T14:36:30Z2013-04-242007-12-14SIMÕES, Paulo Roberto Rodrigues. Pulsating life - existing order: the records of school indiscipline. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/369This dissertation introduces and analyses the registers of indiscipline in the Book of occurrences, usually referred to as black book , about primary and high school students from one state school in São Paulo city. It points out possibilities of building a new view on indiscipline, taking as main reference the complex thought, by Edgar Morin. The works searches, on such theoretical basis, a contribution for the reading of indiscipline occurrences at public schools, based on the belief that the linear thinking is not enough for both the intelligibility and the understanding of the considered study, once it reinforces the order traditional view, not opening for articulation, order-disorder-interaction-organization. The methodological option has been the qualitative-quantitative approach, which makes possible the conjugation of differenced factors in the reality researched. It searches, as well, not to privilege the results by themselves; rather, it tries to emphasize the understanding of the relation or the bonds between particular actions and the context in which they take place.Esta dissertação apresenta e analisa os registros de indisciplina do Livro de ocorrência, conhecido como livro preto , dos alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola estadual na cidade de São Paulo. Aponta possibilidades de construir uma nova visão sobre a indisciplina, tendo como principal referência o pensamento complexo, de Edgar Morin. Busca-se neste aporte teórico uma contribuição para a leitura das ocorrências de indisciplina na escola pública, pois se entende que o pensamento linear não seja suficiente para a inteligibilidade e compreensão do estudo em pauta, uma vez que reforça a visão tradicional de ordem, não se abrindo para a articulação, ordem-desordem-interação-organização. A opção metodológica é a abordagem quali-quantitativa, que possibilita a conjugação de fatores diferenciados da realidade investigada. Procura-se também, não privilegiar apenas os resultados por si mesmos, mas evidenciar a compreensão da relação entre os vínculos das ações particulares e o contexto em que estas se dão.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_PAULO ROBERTO RODRIGUES SIMOES.pdf: 818803 bytes, checksum: d7ac36d82817a78f9918e44867e8b403 (MD5) Previous issue date: 2007-12-14application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducaçãoOcorrênciasIndisciplinaPensamento complexoEducationOccurrencesIndisciplineComplex thoughtCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolarPulsating life - existing order: the records of school indisciplineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_PAULO ROBERTO RODRIGUES SIMOES.pdfapplication/pdf818803http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/369/1/B_PAULO+ROBERTO+RODRIGUES+SIMOES.pdfd7ac36d82817a78f9918e44867e8b403MD51tede/3692022-06-03 17:45:28.484oai:localhost:tede/369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pulsating life - existing order: the records of school indiscipline
title Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
spellingShingle Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
Simões, Paulo Roberto Rodrigues
Educação
Ocorrências
Indisciplina
Pensamento complexo
Education
Occurrences
Indiscipline
Complex thought
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
title_full Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
title_fullStr Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
title_full_unstemmed Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
title_sort Vida pulsante - ordem reinante: os registros de indisciplina escolar
author Simões, Paulo Roberto Rodrigues
author_facet Simões, Paulo Roberto Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8590883289472447
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aquino, Júlio Roberto Groppa
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1124623998211027
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Queiróz, José J.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6935315937638516
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:12548236589
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5597572106817487
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Paulo Roberto Rodrigues
contributor_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
Aquino, Júlio Roberto Groppa
Queiróz, José J.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ocorrências
Indisciplina
Pensamento complexo
topic Educação
Ocorrências
Indisciplina
Pensamento complexo
Education
Occurrences
Indiscipline
Complex thought
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Occurrences
Indiscipline
Complex thought
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation introduces and analyses the registers of indiscipline in the Book of occurrences, usually referred to as black book , about primary and high school students from one state school in São Paulo city. It points out possibilities of building a new view on indiscipline, taking as main reference the complex thought, by Edgar Morin. The works searches, on such theoretical basis, a contribution for the reading of indiscipline occurrences at public schools, based on the belief that the linear thinking is not enough for both the intelligibility and the understanding of the considered study, once it reinforces the order traditional view, not opening for articulation, order-disorder-interaction-organization. The methodological option has been the qualitative-quantitative approach, which makes possible the conjugation of differenced factors in the reality researched. It searches, as well, not to privilege the results by themselves; rather, it tries to emphasize the understanding of the relation or the bonds between particular actions and the context in which they take place.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-14
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIMÕES, Paulo Roberto Rodrigues. Pulsating life - existing order: the records of school indiscipline. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/369
identifier_str_mv SIMÕES, Paulo Roberto Rodrigues. Pulsating life - existing order: the records of school indiscipline. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2007.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/369/1/B_PAULO+ROBERTO+RODRIGUES+SIMOES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7ac36d82817a78f9918e44867e8b403
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742502817792