O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santana, Alexsandro Junior de lattes
Orientador(a): Almeida, Cleide Rita Silvério de lattes
Banca de defesa: Romão, José Eustáquio lattes, Severino, Antônio Joaquim lattes, Alves, Maria Leila lattes, Lorieri, Marcos Antonio lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/550
Resumo: The present research takes as study object, the cultivation of solidarity, managed from the complex thinking approach. To realize this task, the discussion aimed to: understand how teachers cultivate solidarity in their subjects; identify the concept of solidarity present in the school, from the pedagogical project, and to analyze how ethics proposed by Edgar Morin reflects on solidarity. The research methodology used to achieve these tasks was bibliographic and documental review; field work; application of semi-open questionnaires, and interviews with six teachers from different subjects within a public school in São Paulo. It was also possible to relate to contexts that interact with the school and that directly affect its dynamics, as in the case of family dislocation, drug trafficking and racial prejudice. The result revealed that solidarity remains a human value taught, cultivated and practiced at school, and despite the challenges of violence, political neglect and human misunderstandings, teachers continue in their exercises, seeking to develop humanizing practice.
id NOVE_a8aecc13863a6a70bc1ecd1acb479f6f
oai_identifier_str oai:localhost:tede/550
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Almeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Severino, Antônio Joaquimhttp://lattes.cnpq.br/4415326563786783Alves, Maria Leilahttp://lattes.cnpq.br/8462136000577005Lorieri, Marcos AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2474684049522416CPF:02591689474http://lattes.cnpq.br/9884381500868794Santana, Alexsandro Junior de2015-04-08T14:36:55Z2014-05-262014-03-26SANTANA, Alexsandro Junior de. O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/550The present research takes as study object, the cultivation of solidarity, managed from the complex thinking approach. To realize this task, the discussion aimed to: understand how teachers cultivate solidarity in their subjects; identify the concept of solidarity present in the school, from the pedagogical project, and to analyze how ethics proposed by Edgar Morin reflects on solidarity. The research methodology used to achieve these tasks was bibliographic and documental review; field work; application of semi-open questionnaires, and interviews with six teachers from different subjects within a public school in São Paulo. It was also possible to relate to contexts that interact with the school and that directly affect its dynamics, as in the case of family dislocation, drug trafficking and racial prejudice. The result revealed that solidarity remains a human value taught, cultivated and practiced at school, and despite the challenges of violence, political neglect and human misunderstandings, teachers continue in their exercises, seeking to develop humanizing practice.O presente trabalho de pesquisa tem por objeto de estudo o cultivo da solidariedade, pensado a partir do pensamento complexo. Para tanto, teve por objetivos: compreender como os professores cultivam a solidariedade em suas disciplinas; identificar o conceito de solidariedade presente na escola, a partir do projeto pedagógico; e analisar como a ética proposta por Edgar Morin reflete sobre a solidariedade. A metodologia de pesquisa utilizou-se de levantamento bibliográfico e documental, pesquisa de campo e entrevistas semiabertas com seis professores de disciplinas distintas, em uma escola pública do município de São Paulo. Foi possível, também, entrar em contato com os contextos que interagem com a escola e que interferem diretamente em sua dinâmica, como é o caso da desarticulação familiar, do tráfico de drogas e do preconceito racial. O resultado obtido revelou que a solidariedade continua sendo um valor humano ensinado, cultivado e praticado na escola e que, apesar dos desafios da violência, do descaso político e das incompreensões humanas, os professores prosseguem em seus exercícios docentes buscando desenvolver uma prática humanizadora.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Alexsandro Junior de Santana.pdf: 1022978 bytes, checksum: 5e13c8fe30131621433aee6669d26670 (MD5) Previous issue date: 2014-03-26application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducaçãoÉticaPensamento ComplexoSolidariedadeEducationEthicsComplexity ThoughtSolidarityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Alexsandro Junior de Santana.pdfapplication/pdf1022978http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/550/1/B_Alexsandro+Junior+de+Santana.pdf5e13c8fe30131621433aee6669d26670MD51tede/5502022-06-06 16:06:45.977oai:localhost:tede/550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T19:06:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
title O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
spellingShingle O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
Santana, Alexsandro Junior de
Educação
Ética
Pensamento Complexo
Solidariedade
Education
Ethics
Complexity Thought
Solidarity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
title_full O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
title_fullStr O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
title_full_unstemmed O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
title_sort O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo
author Santana, Alexsandro Junior de
author_facet Santana, Alexsandro Junior de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8590883289472447
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Romão, José Eustáquio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Severino, Antônio Joaquim
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4415326563786783
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Lorieri, Marcos Antonio
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2474684049522416
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02591689474
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9884381500868794
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Alexsandro Junior de
contributor_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
Romão, José Eustáquio
Severino, Antônio Joaquim
Alves, Maria Leila
Lorieri, Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Pensamento Complexo
Solidariedade
topic Educação
Ética
Pensamento Complexo
Solidariedade
Education
Ethics
Complexity Thought
Solidarity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Ethics
Complexity Thought
Solidarity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present research takes as study object, the cultivation of solidarity, managed from the complex thinking approach. To realize this task, the discussion aimed to: understand how teachers cultivate solidarity in their subjects; identify the concept of solidarity present in the school, from the pedagogical project, and to analyze how ethics proposed by Edgar Morin reflects on solidarity. The research methodology used to achieve these tasks was bibliographic and documental review; field work; application of semi-open questionnaires, and interviews with six teachers from different subjects within a public school in São Paulo. It was also possible to relate to contexts that interact with the school and that directly affect its dynamics, as in the case of family dislocation, drug trafficking and racial prejudice. The result revealed that solidarity remains a human value taught, cultivated and practiced at school, and despite the challenges of violence, political neglect and human misunderstandings, teachers continue in their exercises, seeking to develop humanizing practice.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Alexsandro Junior de. O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/550
identifier_str_mv SANTANA, Alexsandro Junior de. O cultivo da solidariedade na concepção de um grupo de docentes: uma reflexão a partir do pensamento complexo. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/550/1/B_Alexsandro+Junior+de+Santana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e13c8fe30131621433aee6669d26670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743463313408