A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Barbosa, Núria Ester Campmany Requena lattes
Orientador(a): Severino, Antonio Joaquim lattes
Banca de defesa: Piconez, Stela Conceição Bertholo lattes, Gohn, Maria da Glória Marcondes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/513
Resumo: This project resulted from research conducted under the area the philosophical and educational in Professional School "Ação Social Nossa Senhora de Fátima" which primary serves youth from public schools (located in the southern region of the city of São Paulo) and economically disadvantaged families. In this place, during the school year, students develop attitudes, behaviors and incorporate moral and ethical values, close to those desired and valued by our society and especially by companies. Therefore, the analysis was made of this educational practice, looking for need (s) differential (s) of success, starting with the hypothesis: 1. The subject "Moral Christian" has an influence on the change in way young people act. 2. The consistency between the theoretical speech and practice of teachers and professionals who work in the school encourages the young. To tying to understand how the actions of teachers and professionals who work in school mobilize and / or encourage students to adopt different postures and attitudes was possible to see to appropriation of values, ethic and citizenship. Also the results obtained in interviews with school students indicate that they realize their personal and moral maturity. As the main theoretical framework that supported this project, the authors Severino, Goergen, Streck e Lauand.
id NOVE_b4e50fd706b41cb309d1fb14fcefa18f
oai_identifier_str oai:localhost:tede/513
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Severino, Antonio Joaquimhttp://lattes.cnpq.br/4415326563786783Piconez, Stela Conceição Bertholohttp://lattes.cnpq.br/1719969687686519Gohn, Maria da Glória MarcondesCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8315862641929394CPF:03933017882http://lattes.cnpq.br/9526027876197234Barbosa, Núria Ester Campmany Requena2015-04-08T14:36:49Z2013-06-152013-04-12BARBOSA, Núria Ester Campmany Requena. A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/513This project resulted from research conducted under the area the philosophical and educational in Professional School "Ação Social Nossa Senhora de Fátima" which primary serves youth from public schools (located in the southern region of the city of São Paulo) and economically disadvantaged families. In this place, during the school year, students develop attitudes, behaviors and incorporate moral and ethical values, close to those desired and valued by our society and especially by companies. Therefore, the analysis was made of this educational practice, looking for need (s) differential (s) of success, starting with the hypothesis: 1. The subject "Moral Christian" has an influence on the change in way young people act. 2. The consistency between the theoretical speech and practice of teachers and professionals who work in the school encourages the young. To tying to understand how the actions of teachers and professionals who work in school mobilize and / or encourage students to adopt different postures and attitudes was possible to see to appropriation of values, ethic and citizenship. Also the results obtained in interviews with school students indicate that they realize their personal and moral maturity. As the main theoretical framework that supported this project, the authors Severino, Goergen, Streck e Lauand.Este trabalho resultou de pesquisa de âmbito filosófico-educacional realizada na Escola Profissional da Ação Social Nossa Senhora de Fátima, que atende prioritariamente jovens provenientes de escolas públicas (localizadas na região sul da cidade de São Paulo) e de famílias economicamente desfavorecidas. Nesse espaço, ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem atitudes, comportamentos bem como incorporaram valores morais e éticos, próximos aos almejados e valorizados pela nossa sociedade e, principalmente, pelas empresas. Para tanto, foi feita a análise desta prática educativa, buscando precisar seus(s) diferencial(is) de sucesso, partindo das seguintes hipóteses: 1. A disciplina Moral Cristã exerce uma influência sobre a mudança no modo de agir dos jovens; 2. A coerência entre o discurso teórico e a prática dos docentes e dos profissionais que atuam na escola estimula os jovens. Ao buscar compreender de que maneira as ações docentes e dos profissionais que atuam na escola mobilizam e/ou incentivam os alunos a adotarem atitudes e posturas diferenciadas foi possível perceber a apropriação dos valores, da ética e da cidadania. Igualmente os resultados obtidos nas entrevistas realizadas com os alunos da escola indicam que eles percebem seu amadurecimento pessoal e moral. Como referência teórica os principais autores que embasaram este estudo foram Severino, Goergen, Streck e Lauand.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Nuria Ester Campmany Requena Barbosa.pdf: 2305153 bytes, checksum: f0632dc6683c5cd4a41a72c12c1f6ef0 (MD5) Previous issue date: 2013-04-12application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducaçãoEducação MoralEducação ProfissionalMoral CristãEducationMoral EducationProfessional EducationMoral ChistianCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Nuria Ester Campmany Requena Barbosa.pdfapplication/pdf2305153http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/513/1/B_Nuria+Ester+Campmany+Requena+Barbosa.pdff0632dc6683c5cd4a41a72c12c1f6ef0MD51tede/5132022-06-02 15:45:56.393oai:localhost:tede/513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-02T18:45:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
title A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
spellingShingle A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
Barbosa, Núria Ester Campmany Requena
Educação
Educação Moral
Educação Profissional
Moral Cristã
Education
Moral Education
Professional Education
Moral Chistian
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
title_full A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
title_fullStr A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
title_full_unstemmed A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
title_sort A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética
author Barbosa, Núria Ester Campmany Requena
author_facet Barbosa, Núria Ester Campmany Requena
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Severino, Antonio Joaquim
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4415326563786783
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Piconez, Stela Conceição Bertholo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1719969687686519
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gohn, Maria da Glória Marcondes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8315862641929394
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:03933017882
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9526027876197234
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Núria Ester Campmany Requena
contributor_str_mv Severino, Antonio Joaquim
Piconez, Stela Conceição Bertholo
Gohn, Maria da Glória Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Moral
Educação Profissional
Moral Cristã
topic Educação
Educação Moral
Educação Profissional
Moral Cristã
Education
Moral Education
Professional Education
Moral Chistian
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Moral Education
Professional Education
Moral Chistian
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This project resulted from research conducted under the area the philosophical and educational in Professional School "Ação Social Nossa Senhora de Fátima" which primary serves youth from public schools (located in the southern region of the city of São Paulo) and economically disadvantaged families. In this place, during the school year, students develop attitudes, behaviors and incorporate moral and ethical values, close to those desired and valued by our society and especially by companies. Therefore, the analysis was made of this educational practice, looking for need (s) differential (s) of success, starting with the hypothesis: 1. The subject "Moral Christian" has an influence on the change in way young people act. 2. The consistency between the theoretical speech and practice of teachers and professionals who work in the school encourages the young. To tying to understand how the actions of teachers and professionals who work in school mobilize and / or encourage students to adopt different postures and attitudes was possible to see to appropriation of values, ethic and citizenship. Also the results obtained in interviews with school students indicate that they realize their personal and moral maturity. As the main theoretical framework that supported this project, the authors Severino, Goergen, Streck e Lauand.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Núria Ester Campmany Requena. A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/513
identifier_str_mv BARBOSA, Núria Ester Campmany Requena. A educação possível na ação social nossa senhora de Fátima: moral e ética. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/513/1/B_Nuria+Ester+Campmany+Requena+Barbosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f0632dc6683c5cd4a41a72c12c1f6ef0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743353212928