Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Mello, Tzusy Estivalet de lattes
Orientador(a): Romão, José Eustáquio lattes
Banca de defesa: Almeida, José Luis Vieira de lattes, Mafra, Jason Ferreira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/451
Resumo: This research analyses the discourses of feminist and non-feminists women about the possible injustice practiced against girls in the classes of Physical Education. The experimental universe was composed by five feminist activist women and the control universe was composed by a four no activists women. The analysis of the nine semi-structured interviews, based on four freirian categories (being more, dialogicity, rebellion and conscientization), and the aim of theoretical studies about feminist and gender constituted the axial subject of this dissertation. It concluded that the biological discourse, disseminated by school physical education contributes to compose and to essentialize determinations in the historical and social constitution of boys and girls through procedures as separated groups, high performance sports, technicist approaches, among others, but principally through the absence of dialogue. It also concluded that there are many ways and strategies expressions of rebellion in those classes that take off the girls from the place they were designated that of passivity and fragility , generating new forms of resistance. Discriminatory procedures and behaviors, recovered in the speeches of these women, confirm the hypothesis of this study regarding reproduction of gender discrimination, although this discrimination does not happen without transgressions, resistance and rebellion.
id NOVE_b523fa785a32a3dfd73f546957a241a6
oai_identifier_str oai:localhost:tede/451
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082Mafra, Jason Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4615927541894124CPF:81063474000http://lattes.cnpq.br/7735834343416123Mello, Tzusy Estivalet de2015-04-08T14:36:41Z2011-03-152011-02-18MELLO, Tzusy Estivalet de. Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais. 2011. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/451This research analyses the discourses of feminist and non-feminists women about the possible injustice practiced against girls in the classes of Physical Education. The experimental universe was composed by five feminist activist women and the control universe was composed by a four no activists women. The analysis of the nine semi-structured interviews, based on four freirian categories (being more, dialogicity, rebellion and conscientization), and the aim of theoretical studies about feminist and gender constituted the axial subject of this dissertation. It concluded that the biological discourse, disseminated by school physical education contributes to compose and to essentialize determinations in the historical and social constitution of boys and girls through procedures as separated groups, high performance sports, technicist approaches, among others, but principally through the absence of dialogue. It also concluded that there are many ways and strategies expressions of rebellion in those classes that take off the girls from the place they were designated that of passivity and fragility , generating new forms of resistance. Discriminatory procedures and behaviors, recovered in the speeches of these women, confirm the hypothesis of this study regarding reproduction of gender discrimination, although this discrimination does not happen without transgressions, resistance and rebellion.Esta pesquisa analisa as falas de mulheres feministas e de não-feministas sobre as injustiças praticadas contra as meninas nas aulas de Educação Física. O universo experimental foi composto por cinco mulheres feministas ativistas radicais e o universo de controle, por quatro mulheres não atuantes de movimentos sociais. A análise das nove entrevistas semiestruturadas, com base em quatro categorias de Paulo Freire (ser mais, dialogicidade, rebeldia e conscientização) e com o aporte dos estudos de mulheres, feministas e de gênero em uma perspectiva marxista, constituiu o cerne da dissertação. Ela conclui que o discurso biológico, incorporado e difundido pela Educação Física escolar, constituído a partir da lógica capitalista/patriarcal, contribui para compor, definir e essencializar marcas na constituição histórica e social de meninos e meninas, por meio de procedimentos, tais como turmas separadas, primazia do esporte de rendimento, abordagens tecnicistas, dentre outros, mas, principalmente, pela ausência do diálogo. Conclui, também, que existem inúmeras formas e estratégias de manifestação da rebeldia nessas aulas, contribuindo para tirar as meninas do lugar onde foram destinadas o da passividade, fragilidade gerando novas formas de resistência. Os procedimentos e as condutas discriminatórias, recuperados nas falas destas mulheres, ratificam a hipótese desta pesquisa em relação à reprodução das discriminações de gênero. Porém, elas não ocorrem dentro dos limites histórico-sociais específicos sem transgressões, resistências e rebeldias.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Tzusy Estivalet de Mello.pdf: 847338 bytes, checksum: af13cb4661ce9eb0a21aebb450e38b95 (MD5) Previous issue date: 2011-02-18application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducação FísicaEscolaMulheresFeminismo.Physical EducationSchoolWomenFeminism.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação física escolar e gênero: representações feministas radicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Tzusy Estivalet de Mello.pdfapplication/pdf847338http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/451/1/B_Tzusy+Estivalet+de+Mello.pdfaf13cb4661ce9eb0a21aebb450e38b95MD51tede/4512022-06-02 15:47:20.735oai:localhost:tede/451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-02T18:47:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
title Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
spellingShingle Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
Mello, Tzusy Estivalet de
Educação Física
Escola
Mulheres
Feminismo.
Physical Education
School
Women
Feminism.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
title_full Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
title_fullStr Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
title_full_unstemmed Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
title_sort Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais
author Mello, Tzusy Estivalet de
author_facet Mello, Tzusy Estivalet de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romão, José Eustáquio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2990847465101082
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mafra, Jason Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4615927541894124
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81063474000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7735834343416123
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Tzusy Estivalet de
contributor_str_mv Romão, José Eustáquio
Almeida, José Luis Vieira de
Mafra, Jason Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Escola
Mulheres
Feminismo.
topic Educação Física
Escola
Mulheres
Feminismo.
Physical Education
School
Women
Feminism.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
School
Women
Feminism.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research analyses the discourses of feminist and non-feminists women about the possible injustice practiced against girls in the classes of Physical Education. The experimental universe was composed by five feminist activist women and the control universe was composed by a four no activists women. The analysis of the nine semi-structured interviews, based on four freirian categories (being more, dialogicity, rebellion and conscientization), and the aim of theoretical studies about feminist and gender constituted the axial subject of this dissertation. It concluded that the biological discourse, disseminated by school physical education contributes to compose and to essentialize determinations in the historical and social constitution of boys and girls through procedures as separated groups, high performance sports, technicist approaches, among others, but principally through the absence of dialogue. It also concluded that there are many ways and strategies expressions of rebellion in those classes that take off the girls from the place they were designated that of passivity and fragility , generating new forms of resistance. Discriminatory procedures and behaviors, recovered in the speeches of these women, confirm the hypothesis of this study regarding reproduction of gender discrimination, although this discrimination does not happen without transgressions, resistance and rebellion.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Tzusy Estivalet de. Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais. 2011. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/451
identifier_str_mv MELLO, Tzusy Estivalet de. Educação física escolar e gênero: representações feministas radicais. 2011. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/451/1/B_Tzusy+Estivalet+de+Mello.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af13cb4661ce9eb0a21aebb450e38b95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743084777472