Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Souza, Cristhiane de lattes
Orientador(a): Romão, José Eustáquio lattes
Banca de defesa: Santos Neto, Elydio dos lattes, Gohn, Maria da Glória Marcondes lattes, Madureira, José Gabriel Perissé lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/354
Resumo: This dissertation develops a comparative study, opposing the theories applied in the children alphabetization, detaching among them, what could be called Traditional Method and Paulo Freire Method. Because of the absence of accessible experience and reasonable length of time in the children alphabetization with the Paulo Freire Method, we tried to analyze experiences with methods more convergent with freirian proposals the socioconstructivism, for example and then, to search empirical field for the data collection. It was chosen the initial phase of alphabetization, more precisely the 2nd grade of basic education, as a subject to be investigated once that in this stage the kids are initiated in the learning of reading and writing by the school. The relevance of this study is in trying to search the practical, principles and purpose of the Paulo Freire Method, for the children alphabetization, in order to legitimize its efficiency and validity, therefore, according to the author, it is a learning method and, not a teaching method. Beyond the representation of the teachers who adopt different methods on the children alphabetization, we also analyzed the children written production with the aim to analyze the methodological impacts in the children alphabetization, especially in their writing ability.
id NOVE_c5f1117ac22e125699a5575660f855c3
oai_identifier_str oai:localhost:tede/354
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/9342936608381677Gohn, Maria da Glória MarcondesCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8315862641929394Madureira, José Gabriel PerisséCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4420556922540257CPF:15465465457http://lattes.cnpq.br/4324266839683875Souza, Cristhiane de2015-04-08T14:36:27Z2008-11-032006-12-06SOUZA, Cristhiane de. Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/354This dissertation develops a comparative study, opposing the theories applied in the children alphabetization, detaching among them, what could be called Traditional Method and Paulo Freire Method. Because of the absence of accessible experience and reasonable length of time in the children alphabetization with the Paulo Freire Method, we tried to analyze experiences with methods more convergent with freirian proposals the socioconstructivism, for example and then, to search empirical field for the data collection. It was chosen the initial phase of alphabetization, more precisely the 2nd grade of basic education, as a subject to be investigated once that in this stage the kids are initiated in the learning of reading and writing by the school. The relevance of this study is in trying to search the practical, principles and purpose of the Paulo Freire Method, for the children alphabetization, in order to legitimize its efficiency and validity, therefore, according to the author, it is a learning method and, not a teaching method. Beyond the representation of the teachers who adopt different methods on the children alphabetization, we also analyzed the children written production with the aim to analyze the methodological impacts in the children alphabetization, especially in their writing ability.Esta dissertação desenvolve um estudo comparativo, contrapondo as teorias aplicadas na alfabetização de crianças, destacando entre elas, o que poderia ser denominado Método Tradicional e o Método Paulo Freire. Dada a ausência de experiência acessível e de duração razoável de alfabetização de crianças com o Método Paulo Freire, procurou-se analisar experiências de métodos mais convergentes com as propostas freirianas o socioconstrutivismo, por exemplo , para, aí buscar campo empírico para a coleta de dados.Escolheu-se a fase inicial da alfabetização, mais precisamente o segundo ano do ensino fundamental, como campo a ser investigado, pelo fato, de que neste nível, as crianças são iniciadas, formalmente, pela escola, no aprendizado da leitura e da escrita. A relevância deste estudo está em tentar buscar as práticas, princípios e pressupostos do Método Paulo Freire, para a alfabetização de crianças, a fim de legitimar a sua atualidade e validade, pois, segundo o próprio autor, é um método de aprender e, não, um método de ensinar. Além da representação das professoras que adotam diferentes métodos sobre a alfabetização das crianças, analisou-se, também, a produção escrita das crianças, com o objetivo de analisar os impactos metodológicos na alfabetização de crianças, especialmente em sua capacidade de utilização da escrita.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Cristhiane Souza.pdf: 698753 bytes, checksum: a8ff0ff2bbc628513daf832b70cc51c0 (MD5) Previous issue date: 2006-12-06application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãosocioconstrutivismoensino fundamentalPaulo Freiresocioconstrutivismoaverage educationPaulo FreireCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCírculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Cristhiane Souza.pdfapplication/pdf698753http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/354/1/B_Cristhiane+Souza.pdfa8ff0ff2bbc628513daf832b70cc51c0MD51tede/3542022-06-06 15:38:41.651oai:localhost:tede/354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T18:38:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
title Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
spellingShingle Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
Souza, Cristhiane de
socioconstrutivismo
ensino fundamental
Paulo Freire
socioconstrutivismo
average education
Paulo Freire
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
title_full Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
title_fullStr Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
title_full_unstemmed Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
title_sort Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista
author Souza, Cristhiane de
author_facet Souza, Cristhiane de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romão, José Eustáquio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos Neto, Elydio dos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9342936608381677
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gohn, Maria da Glória Marcondes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8315862641929394
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Madureira, José Gabriel Perissé
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4420556922540257
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:15465465457
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4324266839683875
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cristhiane de
contributor_str_mv Romão, José Eustáquio
Santos Neto, Elydio dos
Gohn, Maria da Glória Marcondes
Madureira, José Gabriel Perissé
dc.subject.por.fl_str_mv socioconstrutivismo
ensino fundamental
Paulo Freire
topic socioconstrutivismo
ensino fundamental
Paulo Freire
socioconstrutivismo
average education
Paulo Freire
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv socioconstrutivismo
average education
Paulo Freire
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation develops a comparative study, opposing the theories applied in the children alphabetization, detaching among them, what could be called Traditional Method and Paulo Freire Method. Because of the absence of accessible experience and reasonable length of time in the children alphabetization with the Paulo Freire Method, we tried to analyze experiences with methods more convergent with freirian proposals the socioconstructivism, for example and then, to search empirical field for the data collection. It was chosen the initial phase of alphabetization, more precisely the 2nd grade of basic education, as a subject to be investigated once that in this stage the kids are initiated in the learning of reading and writing by the school. The relevance of this study is in trying to search the practical, principles and purpose of the Paulo Freire Method, for the children alphabetization, in order to legitimize its efficiency and validity, therefore, according to the author, it is a learning method and, not a teaching method. Beyond the representation of the teachers who adopt different methods on the children alphabetization, we also analyzed the children written production with the aim to analyze the methodological impacts in the children alphabetization, especially in their writing ability.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-06
dc.date.available.fl_str_mv 2008-11-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Cristhiane de. Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/354
identifier_str_mv SOUZA, Cristhiane de. Círculos de cultura infantil: o método Paulo Freire na alfabetização de crianças: um estudo aproximativo socioconstrutivista. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2006.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/354/1/B_Cristhiane+Souza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8ff0ff2bbc628513daf832b70cc51c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742462971904