Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Feldman, Márcia Regina dos Santos lattes
Orientador(a): Monfredini, Ivanise lattes
Banca de defesa: Abreu, Claúdia Barcelos de Moura lattes, Roggero, Rosemary lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/437
Resumo: The current essay has as subject of study the college student who has fringe benefit supports acquired from Prouni. Yet, as object, the social meaning that that student attributes to Prouni. The methodological procedures outlines bibliographical research and also a semi-structured interview as technique which the statements from nine students/individuals from college stu-dent who have fringe benefit supports acquired from Prouni are the core of the study. The main objective was that to verify by their voices if the social meaning that the students attribute to Prouni occurs when in the engendering of in-itself or of to-itself . The data were analyzed under Lukács´s thoughts, and they also have as investigation guidance: forma-tion by work subject as social being; reflection on principles; teleology and option. The narratives analyzed under a quantitative perspective from the research revealed that studying in a college is a need, built to keep labiality, even in situation of non work. The research pre-sented, yet, by the possibility of a graduating college course, the meaning given to Prouni is prepared on the moment, and there is no demonstration of a critical comprehension of reality.
id NOVE_ca0782ae5da26f293f72754869152607
oai_identifier_str oai:localhost:tede/437
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Monfredini, IvaniseCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4534611937031694Abreu, Claúdia Barcelos de MouraCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/3114393461757020Roggero, RosemaryCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6133043453679958CPF:02990262806http://lattes.cnpq.br/8936665761339534Feldman, Márcia Regina dos Santos2015-04-08T14:36:39Z2011-01-272010-03-31FELDMAN, Márcia Regina dos Santos. Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos. 2010. 299 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/437The current essay has as subject of study the college student who has fringe benefit supports acquired from Prouni. Yet, as object, the social meaning that that student attributes to Prouni. The methodological procedures outlines bibliographical research and also a semi-structured interview as technique which the statements from nine students/individuals from college stu-dent who have fringe benefit supports acquired from Prouni are the core of the study. The main objective was that to verify by their voices if the social meaning that the students attribute to Prouni occurs when in the engendering of in-itself or of to-itself . The data were analyzed under Lukács´s thoughts, and they also have as investigation guidance: forma-tion by work subject as social being; reflection on principles; teleology and option. The narratives analyzed under a quantitative perspective from the research revealed that studying in a college is a need, built to keep labiality, even in situation of non work. The research pre-sented, yet, by the possibility of a graduating college course, the meaning given to Prouni is prepared on the moment, and there is no demonstration of a critical comprehension of reality.O presente trabalho tem como sujeito de estudo o aluno de ensino superior com bolsa conce-dida pelo Prouni. E, como objeto, a significação social que esse aluno atribui ao Prouni. Os procedimentos metodológicos delinearam-se por meio de levantamento bibliográfico e da entrevista semi-estruturada como técnica, sendo o depoimento de nove alunos/indivíduos de ensino superior com bolsa concedida pelo Prouni o cerne do estudo. O objetivo central foi o de verificar por meio das vozes dos entrevistados, se a significação social que o aluno atribui ao Prouni ocorre na genericidade do em-si ou do para-si . Os dados foram analisados sob o pensamento de Lukács, tendo como eixos orientadores das análises: formação pelo trabalho - sujeito enquanto ser social; reflexo na consciência; teleologias e alternativa. As narrativas analisadas sob a perspectiva qualitativa de pesquisa revelaram que estudar em uma faculdade é uma necessidade, construída para manter a labilidade, mesmo em situação de não trabalho. A pesquisa demonstrou ainda que, diante da possibilidade de um curso superior, a significação dada ao Prouni é elaborada no imediato, não havendo demonstração de uma compreensão crítica da realidade.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Marcia Regina dos Santos Feldman.pdf: 1002083 bytes, checksum: 261b1891a0a867578710147791632c35 (MD5) Previous issue date: 2010-03-31application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoProuniGenericidade em-siGnericidade para-siProuniEngendering by themselvesEngendering to themselvesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Marcia Regina dos Santos Feldman.pdfapplication/pdf1002083http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/437/1/B_Marcia+Regina+dos+Santos+Feldman.pdf261b1891a0a867578710147791632c35MD51tede/4372022-06-03 12:06:30.67oai:localhost:tede/437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T15:06:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
title Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
spellingShingle Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
Feldman, Márcia Regina dos Santos
Prouni
Genericidade em-si
Gnericidade para-si
Prouni
Engendering by themselves
Engendering to themselves
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
title_full Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
title_fullStr Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
title_full_unstemmed Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
title_sort Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos
author Feldman, Márcia Regina dos Santos
author_facet Feldman, Márcia Regina dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monfredini, Ivanise
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4534611937031694
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Abreu, Claúdia Barcelos de Moura
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3114393461757020
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roggero, Rosemary
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6133043453679958
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02990262806
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8936665761339534
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldman, Márcia Regina dos Santos
contributor_str_mv Monfredini, Ivanise
Abreu, Claúdia Barcelos de Moura
Roggero, Rosemary
dc.subject.por.fl_str_mv Prouni
Genericidade em-si
Gnericidade para-si
topic Prouni
Genericidade em-si
Gnericidade para-si
Prouni
Engendering by themselves
Engendering to themselves
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Prouni
Engendering by themselves
Engendering to themselves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The current essay has as subject of study the college student who has fringe benefit supports acquired from Prouni. Yet, as object, the social meaning that that student attributes to Prouni. The methodological procedures outlines bibliographical research and also a semi-structured interview as technique which the statements from nine students/individuals from college stu-dent who have fringe benefit supports acquired from Prouni are the core of the study. The main objective was that to verify by their voices if the social meaning that the students attribute to Prouni occurs when in the engendering of in-itself or of to-itself . The data were analyzed under Lukács´s thoughts, and they also have as investigation guidance: forma-tion by work subject as social being; reflection on principles; teleology and option. The narratives analyzed under a quantitative perspective from the research revealed that studying in a college is a need, built to keep labiality, even in situation of non work. The research pre-sented, yet, by the possibility of a graduating college course, the meaning given to Prouni is prepared on the moment, and there is no demonstration of a critical comprehension of reality.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-31
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELDMAN, Márcia Regina dos Santos. Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos. 2010. 299 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/437
identifier_str_mv FELDMAN, Márcia Regina dos Santos. Histórias que se cruzam na significação social dada ao programa universidade para todos. 2010. 299 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/437/1/B_Marcia+Regina+dos+Santos+Feldman.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 261b1891a0a867578710147791632c35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742612918272