Ler o ver: uma dialogia necessária
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Nove de Julho
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481 |
Resumo: | A luz se apaga em uma sala fechada, a tela se ilumina, os olhares acompanham o desfile das imagens em movimento. Esse é o ritual que vem se repetindo desde que os meios técnicos foram criados com o objetivo de captar e projetar fotografias agrupadas em seqüência, causando no público que assiste uma prazerosa impressão, associado à narrativa, ou seja, o contar histórias, o filme passou a encantar ainda mais, dirigindo-se à fantasia e ao imaginário das pessoas. Com a evolução técnica e estética do filme, foi possível também ampliar o foco de sua atenção, não apenas as lentes das câmeras que começaram a captar diferentes realidades, como novos enfoques foram dado ao material filmado. Este trabalho, ao tratar do filme, tem como objetivo, além de mostrar essa manifestação artística que se desenvolveu nos planos tecnológicos, estéticos e narrativos, sua inserção no mundo educacional, como linguagem, e não como instrumento auxiliar do professor. Assim, traçando uma linha evolutiva, que parte de 5 000 a.C., com o Teatro das Sombras Chinesas e chega às tecnologias digitais, do século XXI, salientamos os principais ciclos cinematográficos que ajudaram a amadurecer sua linguagem específica e a estreitar os laços com a educação, principalmente com a sala de aula, conectando o filme aos alunos. |
id |
NOVE_faf51859b323428cd2d7e94887df5f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/481 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447Dias, Elaine Teresinha Dal MasCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8845723150146930Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082CPF:77029593804http://lattes.cnpq.br/4454590636373234Nogueira, Helvio2015-04-08T14:36:45Z2008-07-032003-12-22NOGUEIRA, Helvio. Ler o ver: uma dialogia necessária. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2003.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Helvio_Nogueira.pdf: 397158 bytes, checksum: 81b30f9eb654c7ff17e8fe942b13117f (MD5) Previous issue date: 2003-12-22A luz se apaga em uma sala fechada, a tela se ilumina, os olhares acompanham o desfile das imagens em movimento. Esse é o ritual que vem se repetindo desde que os meios técnicos foram criados com o objetivo de captar e projetar fotografias agrupadas em seqüência, causando no público que assiste uma prazerosa impressão, associado à narrativa, ou seja, o contar histórias, o filme passou a encantar ainda mais, dirigindo-se à fantasia e ao imaginário das pessoas. Com a evolução técnica e estética do filme, foi possível também ampliar o foco de sua atenção, não apenas as lentes das câmeras que começaram a captar diferentes realidades, como novos enfoques foram dado ao material filmado. Este trabalho, ao tratar do filme, tem como objetivo, além de mostrar essa manifestação artística que se desenvolveu nos planos tecnológicos, estéticos e narrativos, sua inserção no mundo educacional, como linguagem, e não como instrumento auxiliar do professor. Assim, traçando uma linha evolutiva, que parte de 5 000 a.C., com o Teatro das Sombras Chinesas e chega às tecnologias digitais, do século XXI, salientamos os principais ciclos cinematográficos que ajudaram a amadurecer sua linguagem específica e a estreitar os laços com a educação, principalmente com a sala de aula, conectando o filme aos alunos.application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducaçãoFilmeEnsinoEducationMovieCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLer o ver: uma dialogia necessáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Helvio_Nogueira.pdfapplication/pdf397158http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/481/1/B_Helvio_Nogueira.pdf81b30f9eb654c7ff17e8fe942b13117fMD51tede/4812022-06-03 16:04:16.297oai:localhost:tede/481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:04:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ler o ver: uma dialogia necessária |
title |
Ler o ver: uma dialogia necessária |
spellingShingle |
Ler o ver: uma dialogia necessária Nogueira, Helvio Educação Filme Ensino Education Movie CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ler o ver: uma dialogia necessária |
title_full |
Ler o ver: uma dialogia necessária |
title_fullStr |
Ler o ver: uma dialogia necessária |
title_full_unstemmed |
Ler o ver: uma dialogia necessária |
title_sort |
Ler o ver: uma dialogia necessária |
author |
Nogueira, Helvio |
author_facet |
Nogueira, Helvio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Cleide Rita Silvério de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8590883289472447 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dias, Elaine Teresinha Dal Mas |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8845723150146930 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, José Luis Vieira de |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2990847465101082 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:77029593804 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4454590636373234 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Helvio |
contributor_str_mv |
Almeida, Cleide Rita Silvério de Dias, Elaine Teresinha Dal Mas Almeida, José Luis Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filme Ensino |
topic |
Educação Filme Ensino Education Movie CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Movie |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A luz se apaga em uma sala fechada, a tela se ilumina, os olhares acompanham o desfile das imagens em movimento. Esse é o ritual que vem se repetindo desde que os meios técnicos foram criados com o objetivo de captar e projetar fotografias agrupadas em seqüência, causando no público que assiste uma prazerosa impressão, associado à narrativa, ou seja, o contar histórias, o filme passou a encantar ainda mais, dirigindo-se à fantasia e ao imaginário das pessoas. Com a evolução técnica e estética do filme, foi possível também ampliar o foco de sua atenção, não apenas as lentes das câmeras que começaram a captar diferentes realidades, como novos enfoques foram dado ao material filmado. Este trabalho, ao tratar do filme, tem como objetivo, além de mostrar essa manifestação artística que se desenvolveu nos planos tecnológicos, estéticos e narrativos, sua inserção no mundo educacional, como linguagem, e não como instrumento auxiliar do professor. Assim, traçando uma linha evolutiva, que parte de 5 000 a.C., com o Teatro das Sombras Chinesas e chega às tecnologias digitais, do século XXI, salientamos os principais ciclos cinematográficos que ajudaram a amadurecer sua linguagem específica e a estreitar os laços com a educação, principalmente com a sala de aula, conectando o filme aos alunos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-12-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Helvio. Ler o ver: uma dialogia necessária. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Helvio. Ler o ver: uma dialogia necessária. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2003. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/481/1/B_Helvio_Nogueira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81b30f9eb654c7ff17e8fe942b13117f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1797250743224238080 |