Ler o ver: uma dialogia necessária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Nogueira, Helvio lattes
Orientador(a): Almeida, Cleide Rita Silvério de lattes
Banca de defesa: Dias, Elaine Teresinha Dal Mas lattes, Almeida, José Luis Vieira de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481
Resumo: A luz se apaga em uma sala fechada, a tela se ilumina, os olhares acompanham o desfile das imagens em movimento. Esse é o ritual que vem se repetindo desde que os meios técnicos foram criados com o objetivo de captar e projetar fotografias agrupadas em seqüência, causando no público que assiste uma prazerosa impressão, associado à narrativa, ou seja, o contar histórias, o filme passou a encantar ainda mais, dirigindo-se à fantasia e ao imaginário das pessoas. Com a evolução técnica e estética do filme, foi possível também ampliar o foco de sua atenção, não apenas as lentes das câmeras que começaram a captar diferentes realidades, como novos enfoques foram dado ao material filmado. Este trabalho, ao tratar do filme, tem como objetivo, além de mostrar essa manifestação artística que se desenvolveu nos planos tecnológicos, estéticos e narrativos, sua inserção no mundo educacional, como linguagem, e não como instrumento auxiliar do professor. Assim, traçando uma linha evolutiva, que parte de 5 000 a.C., com o Teatro das Sombras Chinesas e chega às tecnologias digitais, do século XXI, salientamos os principais ciclos cinematográficos que ajudaram a amadurecer sua linguagem específica e a estreitar os laços com a educação, principalmente com a sala de aula, conectando o filme aos alunos.
id NOVE_faf51859b323428cd2d7e94887df5f93
oai_identifier_str oai:localhost:tede/481
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Almeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447Dias, Elaine Teresinha Dal MasCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8845723150146930Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082CPF:77029593804http://lattes.cnpq.br/4454590636373234Nogueira, Helvio2015-04-08T14:36:45Z2008-07-032003-12-22NOGUEIRA, Helvio. Ler o ver: uma dialogia necessária. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2003.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Helvio_Nogueira.pdf: 397158 bytes, checksum: 81b30f9eb654c7ff17e8fe942b13117f (MD5) Previous issue date: 2003-12-22A luz se apaga em uma sala fechada, a tela se ilumina, os olhares acompanham o desfile das imagens em movimento. Esse é o ritual que vem se repetindo desde que os meios técnicos foram criados com o objetivo de captar e projetar fotografias agrupadas em seqüência, causando no público que assiste uma prazerosa impressão, associado à narrativa, ou seja, o contar histórias, o filme passou a encantar ainda mais, dirigindo-se à fantasia e ao imaginário das pessoas. Com a evolução técnica e estética do filme, foi possível também ampliar o foco de sua atenção, não apenas as lentes das câmeras que começaram a captar diferentes realidades, como novos enfoques foram dado ao material filmado. Este trabalho, ao tratar do filme, tem como objetivo, além de mostrar essa manifestação artística que se desenvolveu nos planos tecnológicos, estéticos e narrativos, sua inserção no mundo educacional, como linguagem, e não como instrumento auxiliar do professor. Assim, traçando uma linha evolutiva, que parte de 5 000 a.C., com o Teatro das Sombras Chinesas e chega às tecnologias digitais, do século XXI, salientamos os principais ciclos cinematográficos que ajudaram a amadurecer sua linguagem específica e a estreitar os laços com a educação, principalmente com a sala de aula, conectando o filme aos alunos.application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducaçãoFilmeEnsinoEducationMovieCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLer o ver: uma dialogia necessáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Helvio_Nogueira.pdfapplication/pdf397158http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/481/1/B_Helvio_Nogueira.pdf81b30f9eb654c7ff17e8fe942b13117fMD51tede/4812022-06-03 16:04:16.297oai:localhost:tede/481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:04:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Ler o ver: uma dialogia necessária
title Ler o ver: uma dialogia necessária
spellingShingle Ler o ver: uma dialogia necessária
Nogueira, Helvio
Educação
Filme
Ensino
Education
Movie
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ler o ver: uma dialogia necessária
title_full Ler o ver: uma dialogia necessária
title_fullStr Ler o ver: uma dialogia necessária
title_full_unstemmed Ler o ver: uma dialogia necessária
title_sort Ler o ver: uma dialogia necessária
author Nogueira, Helvio
author_facet Nogueira, Helvio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8590883289472447
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8845723150146930
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2990847465101082
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:77029593804
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4454590636373234
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Helvio
contributor_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
Almeida, José Luis Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filme
Ensino
topic Educação
Filme
Ensino
Education
Movie
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Movie
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A luz se apaga em uma sala fechada, a tela se ilumina, os olhares acompanham o desfile das imagens em movimento. Esse é o ritual que vem se repetindo desde que os meios técnicos foram criados com o objetivo de captar e projetar fotografias agrupadas em seqüência, causando no público que assiste uma prazerosa impressão, associado à narrativa, ou seja, o contar histórias, o filme passou a encantar ainda mais, dirigindo-se à fantasia e ao imaginário das pessoas. Com a evolução técnica e estética do filme, foi possível também ampliar o foco de sua atenção, não apenas as lentes das câmeras que começaram a captar diferentes realidades, como novos enfoques foram dado ao material filmado. Este trabalho, ao tratar do filme, tem como objetivo, além de mostrar essa manifestação artística que se desenvolveu nos planos tecnológicos, estéticos e narrativos, sua inserção no mundo educacional, como linguagem, e não como instrumento auxiliar do professor. Assim, traçando uma linha evolutiva, que parte de 5 000 a.C., com o Teatro das Sombras Chinesas e chega às tecnologias digitais, do século XXI, salientamos os principais ciclos cinematográficos que ajudaram a amadurecer sua linguagem específica e a estreitar os laços com a educação, principalmente com a sala de aula, conectando o filme aos alunos.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-12-22
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Helvio. Ler o ver: uma dialogia necessária. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481
identifier_str_mv NOGUEIRA, Helvio. Ler o ver: uma dialogia necessária. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2003.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/481/1/B_Helvio_Nogueira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81b30f9eb654c7ff17e8fe942b13117f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250743224238080