Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Montaldi, Paola
Orientador(a): Cabral, Guilherme Perez
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
OEA
OAS
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16611
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a delimitação do conteúdo normativo da educação da mulher para a democracia da Organização dos Estados Americanos, a partir da perspectiva crítica feminista descolonial. Os processos de colonização e dominação na América Latina, envoltos pelos eixos de dominação referentes à classe, à raça e ao gênero, contribuíram para tornar invisível o gênero feminino, inclusive no âmbito da participação social e educação para a democracia. Para a realização da análise indicada, a dissertação utilizou o levantamento e a sistematização referentes aos documentos normativos e programas no âmbito da Organização dos Estados Americanos sobre o tema; revisão bibliográfica do pensamento crítico feminista descolonial, com destaque para autoras latinoamericanas; e, por fim, do debate sobre a educação da mulher para a democracia, a partir do marco teórico crítico indicado, no âmbito da Organização. O estudo defende que a OEA, embora traga previsões sobre os direitos políticos das mulheres, faz isso a partir do quadro da democracia representativa liberal. Dessa forma, o discurso da Organização é considerado meramente ideológico, não questiona a eliminação das desigualdades entre as mulheres e, consequentemente, não proporciona a participação dos diversos grupos femininos na democracia.
id PCAM_031267a35afe2520bbde6143c231bb86
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16611
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Montaldi, PaolaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Cabral, Guilherme Perez2022-06-03T18:48:04Z2022-06-03T18:48:04Z2022-02-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166110010179497740830O presente trabalho tem como objetivo a delimitação do conteúdo normativo da educação da mulher para a democracia da Organização dos Estados Americanos, a partir da perspectiva crítica feminista descolonial. Os processos de colonização e dominação na América Latina, envoltos pelos eixos de dominação referentes à classe, à raça e ao gênero, contribuíram para tornar invisível o gênero feminino, inclusive no âmbito da participação social e educação para a democracia. Para a realização da análise indicada, a dissertação utilizou o levantamento e a sistematização referentes aos documentos normativos e programas no âmbito da Organização dos Estados Americanos sobre o tema; revisão bibliográfica do pensamento crítico feminista descolonial, com destaque para autoras latinoamericanas; e, por fim, do debate sobre a educação da mulher para a democracia, a partir do marco teórico crítico indicado, no âmbito da Organização. O estudo defende que a OEA, embora traga previsões sobre os direitos políticos das mulheres, faz isso a partir do quadro da democracia representativa liberal. Dessa forma, o discurso da Organização é considerado meramente ideológico, não questiona a eliminação das desigualdades entre as mulheres e, consequentemente, não proporciona a participação dos diversos grupos femininos na democracia.The idea of this paper is to deal with the delimitation of the normative content of the education of women for democracy, within the scope of the Organization of American States, from a decolonial feminist critical perspective. This is because, as will be seen, the processes of colonization and domination in Latin America, involved by the axes of domination referring to class, race and gender, contributed to the invisibility of the female gender, including with regard to participation and education for the democracy. To carry out the indicated analysis, the dissertation will use the survey and systematization of normative documents and programs within the scope of the Organization of American States on the subject, the bibliographical review of decolonial feminist critical thinking, with emphasis on Latin American authors and, finally, the debate on the education of women for democracy, based on the critical theoretical framework indicated, within the scope of the Organization. It argues that the OAS, although it makes predictions about women's political rights, does so within the framework of liberal representative democracy. In this way, the Organization's discourse is considered merely ideological, does not question the elimination of inequalities among women and, consequently, does not provide for the participation of different female groups in democracy.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)MulherEducaçãoDemocraciaOEAFeminismoDescolonialismoWomanEducationDemocracyOASFeminismDecolonialityEducação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9267585007227859Bragato, Fernanda FrizzoIfanger, Fernanda Carolina de Araujo50625310482775815457771059463212Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)DireitoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16611/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgdir_me_Paola_M.pdfcchsa_ppgdir_me_Paola_M.pdfapplication/pdf1595193http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16611/3/cchsa_ppgdir_me_Paola_M.pdf9f555549a725e1e1c04e9023a4c2a343MD53123456789/166112023-06-02 10:57:59.138oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-06-02T13:57:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
title Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
spellingShingle Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
Montaldi, Paola
Mulher
Educação
Democracia
OEA
Feminismo
Descolonialismo
Woman
Education
Democracy
OAS
Feminism
Decoloniality
title_short Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
title_full Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
title_fullStr Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
title_full_unstemmed Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
title_sort Educação da mulher para a democracia no âmbito da Organização dos Estados Americanos: análise crítica à luz da perspectiva crítica feminista descolonial
author Montaldi, Paola
author_facet Montaldi, Paola
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Montaldi, Paola
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabral, Guilherme Perez
contributor_str_mv Cabral, Guilherme Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Educação
Democracia
OEA
Feminismo
Descolonialismo
Woman
Education
Democracy
OAS
Feminism
Decoloniality
topic Mulher
Educação
Democracia
OEA
Feminismo
Descolonialismo
Woman
Education
Democracy
OAS
Feminism
Decoloniality
description O presente trabalho tem como objetivo a delimitação do conteúdo normativo da educação da mulher para a democracia da Organização dos Estados Americanos, a partir da perspectiva crítica feminista descolonial. Os processos de colonização e dominação na América Latina, envoltos pelos eixos de dominação referentes à classe, à raça e ao gênero, contribuíram para tornar invisível o gênero feminino, inclusive no âmbito da participação social e educação para a democracia. Para a realização da análise indicada, a dissertação utilizou o levantamento e a sistematização referentes aos documentos normativos e programas no âmbito da Organização dos Estados Americanos sobre o tema; revisão bibliográfica do pensamento crítico feminista descolonial, com destaque para autoras latinoamericanas; e, por fim, do debate sobre a educação da mulher para a democracia, a partir do marco teórico crítico indicado, no âmbito da Organização. O estudo defende que a OEA, embora traga previsões sobre os direitos políticos das mulheres, faz isso a partir do quadro da democracia representativa liberal. Dessa forma, o discurso da Organização é considerado meramente ideológico, não questiona a eliminação das desigualdades entre as mulheres e, consequentemente, não proporciona a participação dos diversos grupos femininos na democracia.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-03T18:48:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-03T18:48:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16611
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv 0010179497740830
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16611
identifier_str_mv 0010179497740830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16611/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16611/3/cchsa_ppgdir_me_Paola_M.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9f555549a725e1e1c04e9023a4c2a343
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790771720912896