A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
Orientador(a): Almeida Junior, João Baptista de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15348
Resumo: O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. O estudo apresenta como sugestão uma prática para a formação interdisciplinar dos futuros docentes, cuja ação do professor necessita de abertura ao diálogo com os outros docentes, compromisso com a pesquisa e a comunicação e interesse na integração epistemológica, considerando, ainda, a inserção do licenciando como sujeito parceiro e não simplesmente um produto final do processo. Para conhecer a opinião dos docentes do Ensino Superior sobre a interdisciplinaridade, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário, com sete questões fechadas para a identificação do docente e uma questão fechada e oito abertas sobre a interdisciplinaridade, foi distribuído para trinta e cinco professores de História de duas universidades de Campinas. A análise foi feita a partir das respostas recebidas de apenas cinco professores e uma professora. Como resultado, a pesquisa mostrou a falta de experiência do docente universitário quanto à interdisciplinaridade e a idéia de que a mesma é feita somente de integração de disciplinas, sem levar em consideração o diálogo entre os docentes e a parceria com o aprendiz.
id PCAM_05d9c62feac54403448cea195dd79dc8
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15348
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Pagliarini, Eliana de Camargo MagalhãesPontifícia Universidade Católica de CampinasAlmeida Junior, João Baptista de2022-02-16T18:12:50Z2022-02-16T18:12:50Z2004-11-29http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153484342326446203852O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. O estudo apresenta como sugestão uma prática para a formação interdisciplinar dos futuros docentes, cuja ação do professor necessita de abertura ao diálogo com os outros docentes, compromisso com a pesquisa e a comunicação e interesse na integração epistemológica, considerando, ainda, a inserção do licenciando como sujeito parceiro e não simplesmente um produto final do processo. Para conhecer a opinião dos docentes do Ensino Superior sobre a interdisciplinaridade, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário, com sete questões fechadas para a identificação do docente e uma questão fechada e oito abertas sobre a interdisciplinaridade, foi distribuído para trinta e cinco professores de História de duas universidades de Campinas. A análise foi feita a partir das respostas recebidas de apenas cinco professores e uma professora. Como resultado, a pesquisa mostrou a falta de experiência do docente universitário quanto à interdisciplinaridade e a idéia de que a mesma é feita somente de integração de disciplinas, sem levar em consideração o diálogo entre os docentes e a parceria com o aprendiz.This current work linked to the research line University, Teaching and Professors graduation , aims at focusing the interdisciplinarity question referring to a teaching attitude and its necessity in teacher s graduation. A teacher whose practice needs an open dialog among teachers, a commitment with the research and communication and interest in the epistemological integration taking into consideration as well the licensing role as a partner and not simply a process final product. The study presents as a suggestion, a practice for the future professors graduation so that they behave in an interdisciplinary way, as partners in the construction/production of the truth knowledge. In order to elaborate this work, a survey of qualitative approach was carried out with professors graduated in two majors about the professors opinion referring to the interdisciplinary practices. As a result, the survey showed a lack of experience of the university professor and the idea that the interdisciplinarity is made only of discipline integration. Professors cannot notice that the action depends on the dialog openness, which involves the student as a main partner.porPUC-Campinasformação de professoresinterdisciplinaridadeparceria professor/alunotrabalho integradoprofessors graduationinterdisciplinaritypartnership professor/studentintegrated workA formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superiorTeaching graduation for interdisciplinar work in higher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5318059095732281Soligo, ângela FátimaLopes, Jairo de Araujo48435950114501114244247989810231CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Eliana_CMP.pdfcchsa_ppgedu_me_Eliana_CMP.pdfapplication/pdf253147http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15348/1/cchsa_ppgedu_me_Eliana_CMP.pdfa3e6e243db2653e6d5e59c3fa4efeb20MD51123456789/153482022-09-02 11:36:24.828oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Teaching graduation for interdisciplinar work in higher education
title A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
spellingShingle A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
formação de professores
interdisciplinaridade
parceria professor/aluno
trabalho integrado
professors graduation
interdisciplinarity
partnership professor/student
integrated work
title_short A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
title_full A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
title_fullStr A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
title_full_unstemmed A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
title_sort A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
author Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
author_facet Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida Junior, João Baptista de
contributor_str_mv Almeida Junior, João Baptista de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
interdisciplinaridade
parceria professor/aluno
trabalho integrado
professors graduation
interdisciplinarity
partnership professor/student
integrated work
topic formação de professores
interdisciplinaridade
parceria professor/aluno
trabalho integrado
professors graduation
interdisciplinarity
partnership professor/student
integrated work
description O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. O estudo apresenta como sugestão uma prática para a formação interdisciplinar dos futuros docentes, cuja ação do professor necessita de abertura ao diálogo com os outros docentes, compromisso com a pesquisa e a comunicação e interesse na integração epistemológica, considerando, ainda, a inserção do licenciando como sujeito parceiro e não simplesmente um produto final do processo. Para conhecer a opinião dos docentes do Ensino Superior sobre a interdisciplinaridade, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário, com sete questões fechadas para a identificação do docente e uma questão fechada e oito abertas sobre a interdisciplinaridade, foi distribuído para trinta e cinco professores de História de duas universidades de Campinas. A análise foi feita a partir das respostas recebidas de apenas cinco professores e uma professora. Como resultado, a pesquisa mostrou a falta de experiência do docente universitário quanto à interdisciplinaridade e a idéia de que a mesma é feita somente de integração de disciplinas, sem levar em consideração o diálogo entre os docentes e a parceria com o aprendiz.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15348
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 4342326446203852
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15348
identifier_str_mv 4342326446203852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15348/1/cchsa_ppgedu_me_Eliana_CMP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3e6e243db2653e6d5e59c3fa4efeb20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790770994249728