Mobilidade em centros urbanos por rotas para caminhada utilizando indicadores ambientais, de segurança e de conforto: estudo de caso de Campinas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rodrigues, Guilherme Kato
Orientador(a): Carvalho, Marcius Fabius Henriques de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15155
Resumo: Este trabalho toma a caminhada como forma de mobilidade em um centro urbano e desenvolve uma metodologia para a determinação de rotas mais acessíveis aos pedestres, que chegam por terminais rodoviários situados em centros urbanos, a atingirem pontos de atratividades especialmente relacionadas a serviços públicos como postos de atendimento do INSS, Agência dos correios, prefeitura, mercado municipal. Pretende, com o estabelecimento destas rotas e implantação de orientações pelo poder público do melhor trajeto, atender uma classe social menos favorecida à busca por serviços públicos específicos. O estudo foi aplicado a região central na cidade de Campinas-SP, que se caracteriza como uma região predominantemente comercial e de prestação de serviços públicos, com presença de dois importantes terminais públicos urbanos. Foram utilizados para avaliação das opções de rotas por caminhada três macros indicadores: macro Indicador de ambiente, representando características físicas do ambiente da caminhada; macro Indicador conforto, representado pela atratividade visual e conforto local; e macro Indicador segurança representando a segurança pública e pessoal. A partir do método multicritério PROMETHEE, foram definidas as melhores rotas que conectam um ponto de Origem (Terminal Urbano) a um ponto de Destino (ponto de prestação de serviço público) no centro urbano de Campinas, procurando dotar o espaço urbano de uma estrutura que atenda aos interesses do cidadão considerando o ambiente, o conforto e a segurança em seu trajeto.
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spelling Rodrigues, Guilherme KatoPontifícia Universidade Católica de CampinasCarvalho, Marcius Fabius Henriques de2022-02-16T14:32:12Z2022-02-16T14:32:12Z2021-02-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15155484971492573069Este trabalho toma a caminhada como forma de mobilidade em um centro urbano e desenvolve uma metodologia para a determinação de rotas mais acessíveis aos pedestres, que chegam por terminais rodoviários situados em centros urbanos, a atingirem pontos de atratividades especialmente relacionadas a serviços públicos como postos de atendimento do INSS, Agência dos correios, prefeitura, mercado municipal. Pretende, com o estabelecimento destas rotas e implantação de orientações pelo poder público do melhor trajeto, atender uma classe social menos favorecida à busca por serviços públicos específicos. O estudo foi aplicado a região central na cidade de Campinas-SP, que se caracteriza como uma região predominantemente comercial e de prestação de serviços públicos, com presença de dois importantes terminais públicos urbanos. Foram utilizados para avaliação das opções de rotas por caminhada três macros indicadores: macro Indicador de ambiente, representando características físicas do ambiente da caminhada; macro Indicador conforto, representado pela atratividade visual e conforto local; e macro Indicador segurança representando a segurança pública e pessoal. A partir do método multicritério PROMETHEE, foram definidas as melhores rotas que conectam um ponto de Origem (Terminal Urbano) a um ponto de Destino (ponto de prestação de serviço público) no centro urbano de Campinas, procurando dotar o espaço urbano de uma estrutura que atenda aos interesses do cidadão considerando o ambiente, o conforto e a segurança em seu trajeto.This work takes walking as a form of mobility in an urban center and develops a methodology for determining routes that are more accessible to pedestrians, who arrive through bus terminals located in urban centers, to reach points of attractiveness especially related to public services such as INSS, post office, city hall, municipal market. With the establishment of these routes and the implementation of guidelines by the public authorities on the best route, it intends to serve a social class less favored in the search for specific public services. The study was applied to the central region in the city of Campinas-SP, which is characterized as a predominantly commercial region and for the provision of public services, with the presence of two important urban public terminals. Three indicator macros were used to evaluate the route options for walking: Macro Environment indicator, representing physical characteristics of the walking environment; macro Comfort indicator, represented by visual attractiveness and local comfort; and macro Safety indicator representing public and personal security. Using the PROMETHEE multicriteria method, the best routes connecting a point of Origin (Urban Terminal) to a point of Destination (point of public service provision) were defined in the urban center of Campinas, seeking to provide the urban space with a structure that meet the interests of the citizen considering the environment, comfort and safety in their journey.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasCaminhabilidadeCaminhadaMobilidade urbanaMétodos multicritériosPROMETHEEWalkabilityWalkingUrban mobilityMulticriteria methodsPROMETHEEMobilidade em centros urbanos por rotas para caminhada utilizando indicadores ambientais, de segurança e de conforto: estudo de caso de CampinasMobility in urban centers by walking routes using environmental, safety and comfort indicators: a case study from Campinasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP58865343527015086706805243284205Mota, Lia Toledo MoreiraCosta, Angelina Dias LeãoAndres, Frederic Henri Nicolas893902850913305908583890495717573906679141839822CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura UrbanaPezzuto, Claudia CotrimORIGINALceatec_ppgsiu_me_Guilherme_KR.pdfceatec_ppgsiu_me_Guilherme_KR.pdfapplication/pdf9419554http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15155/1/ceatec_ppgsiu_me_Guilherme_KR.pdf5b4c33378a790794b499c850aca629dfMD51123456789/151552023-03-31 16:29:46.142oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-03-31T19:29:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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