AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Wuo, Moacir
Orientador(a): Guzzo, Raquel Souza Lobo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15616
Resumo: Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio de 10 Municípios do Estado de São Paulo. Utilizou-se de questionário com questões abertas e fechadas com dimensões do contexto familiar e social, situação de risco e Representações Sociais sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. As respostas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Nos resultados das percepções dos adolescentes, alunos desfrutam maiores liberdades no lazer, rotina de trabalho e estudos, relações com amigos, disponibilidade de dinheiro, consumo de álcool e experiências sexuais que alunas. Todos apresentaram poucas preocupações com a AIDS, admitem ter relações sexuais sem compromissos, 31% indicaram ter tido relações sexuais, alunas apresentaram mais atividade sexual que os alunos, 58% indicaram ter usado camisinha com maiores rejeições entre as alunas. Alunas da 1ª indicaram maior precocidade no início da vida sexual e consumo álcool. Nas Representações Sociais sobre AIDS, destacam-se aspectos biológicos medicalizados com baixas referências à prevenção, distorções nos conhecimentos sobre transmissão e prevenção. A 3ª série manifestou maiores insatisfações e falta de interatividade nos Programas de Prevenção. Os adolescentes reproduzem as Representações Sociais de Professores sobre AIDS via atividades de prevenção nas escolas.
id PCAM_2b3d22b456e8659898bb6154f009823f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15616
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Wuo, MoacirPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2003-04-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156169302933526827609Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio de 10 Municípios do Estado de São Paulo. Utilizou-se de questionário com questões abertas e fechadas com dimensões do contexto familiar e social, situação de risco e Representações Sociais sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. As respostas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Nos resultados das percepções dos adolescentes, alunos desfrutam maiores liberdades no lazer, rotina de trabalho e estudos, relações com amigos, disponibilidade de dinheiro, consumo de álcool e experiências sexuais que alunas. Todos apresentaram poucas preocupações com a AIDS, admitem ter relações sexuais sem compromissos, 31% indicaram ter tido relações sexuais, alunas apresentaram mais atividade sexual que os alunos, 58% indicaram ter usado camisinha com maiores rejeições entre as alunas. Alunas da 1ª indicaram maior precocidade no início da vida sexual e consumo álcool. Nas Representações Sociais sobre AIDS, destacam-se aspectos biológicos medicalizados com baixas referências à prevenção, distorções nos conhecimentos sobre transmissão e prevenção. A 3ª série manifestou maiores insatisfações e falta de interatividade nos Programas de Prevenção. Os adolescentes reproduzem as Representações Sociais de Professores sobre AIDS via atividades de prevenção nas escolas.This study aimed to explore the contextualizations and Social Representation of adolescents of High School about AIDS and Program of AIDS Prevention in schools. 440 High School s students of the 1st and the 3rd grades of 10 towns of São Paulo state participated in this study. A questionnaire with familiar and social contexts dimensions, with opened and closed questions, situation of risk and Social Representation about AIDS and Program of AIDS Prevention in Schools were used. The answers were analyzed by the Contents Analysis technique. At the results of the adolescents perceptions, male students enjoy freedom in leisure, work routine and study, relationship with friends, money availability, alcohol consumption and sexual experiences more than the female students. All of them presented less care about AIDS. They admitted having sexual intercourse with no commitments. 31% indicated that they have had sexual intercourse and female students presented more sexual activity than male students. 58% indicated that they have used condom, with more rejection among the female students. The female students of the 1st grade indicated more prematurity in the beginning of sexual life and alcohol consumption. On the Social Representations about AIDS, biological-medicalized aspects is pointed out with low references of prevention, distortions of prevention and transmission knowledge. The 3rd grade manifested more dissatisfaction and a lack of interactivity in the Prevention s Program. The adolescents reproduce the Social Representations of Teachers about AIDS via activities of prevention in the schools.porPUC-CampinasHIV/AIDSAIDS educaçãoAIDS adolescenteAIDS escolaAIDS representações sociaisHIV/AIDSAIDS educationAIDS adolescentsAIDS schoolAIDS social representationsAIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médioAIDS in the school: the contexts and social representations of high school s studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Witter, Geraldina PortoSocci, Vera Motta VecciattiTonelotto, Josiane Maria de Freitas406286119011324078708416061200647980652799357054CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Moacir_W.pdfccv_ppgpsico_dr_Moacir_W.pdfapplication/pdf1984042http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15616/1/ccv_ppgpsico_dr_Moacir_W.pdfb260ef1f6e01df686f6fc85bb6e26c5eMD51123456789/156162022-09-02 11:36:55.141oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
dc.title.alternative.none.fl_str_mv AIDS in the school: the contexts and social representations of high school s students
title AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
spellingShingle AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
Wuo, Moacir
HIV/AIDS
AIDS educação
AIDS adolescente
AIDS escola
AIDS representações sociais
HIV/AIDS
AIDS education
AIDS adolescents
AIDS school
AIDS social representations
title_short AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
title_full AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
title_fullStr AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
title_full_unstemmed AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
title_sort AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
author Wuo, Moacir
author_facet Wuo, Moacir
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Wuo, Moacir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
contributor_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv HIV/AIDS
AIDS educação
AIDS adolescente
AIDS escola
AIDS representações sociais
HIV/AIDS
AIDS education
AIDS adolescents
AIDS school
AIDS social representations
topic HIV/AIDS
AIDS educação
AIDS adolescente
AIDS escola
AIDS representações sociais
HIV/AIDS
AIDS education
AIDS adolescents
AIDS school
AIDS social representations
description Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio de 10 Municípios do Estado de São Paulo. Utilizou-se de questionário com questões abertas e fechadas com dimensões do contexto familiar e social, situação de risco e Representações Sociais sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. As respostas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Nos resultados das percepções dos adolescentes, alunos desfrutam maiores liberdades no lazer, rotina de trabalho e estudos, relações com amigos, disponibilidade de dinheiro, consumo de álcool e experiências sexuais que alunas. Todos apresentaram poucas preocupações com a AIDS, admitem ter relações sexuais sem compromissos, 31% indicaram ter tido relações sexuais, alunas apresentaram mais atividade sexual que os alunos, 58% indicaram ter usado camisinha com maiores rejeições entre as alunas. Alunas da 1ª indicaram maior precocidade no início da vida sexual e consumo álcool. Nas Representações Sociais sobre AIDS, destacam-se aspectos biológicos medicalizados com baixas referências à prevenção, distorções nos conhecimentos sobre transmissão e prevenção. A 3ª série manifestou maiores insatisfações e falta de interatividade nos Programas de Prevenção. Os adolescentes reproduzem as Representações Sociais de Professores sobre AIDS via atividades de prevenção nas escolas.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-04-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15616
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9302933526827609
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15616
identifier_str_mv 9302933526827609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15616/1/ccv_ppgpsico_dr_Moacir_W.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b260ef1f6e01df686f6fc85bb6e26c5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790772283998208