Expansão urbana e mobilidade: planejando cidades multimodais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ribeiro, Fernando Henrique Silva
Orientador(a): Bettine, Sueli do Carmo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15108
Resumo: O estudo avaliou a condição da mobilidade urbana em Campinas através da aplicação da ferramenta IMUS (índice de Mobilidade Urbana Sustentável), possibilitando a identificação dos indicadores críticos da mobilidade urbana que devem ser priorizados pela administração pública. Ao longo do desenvolvimento do trabalho. os resultados da aplicação da ferramenta foram complementados com a análise do padrão de expansão urbana de Campinas para verificar sua influência no padrão de deslocamento da cidade, a fim de estabelecer uma correlação entre expansão e mobilidade urbana. A definição do panorama de mobilidade urbana para Campinas permitiu determinar como as diretrizes até então estabelecidas influenciaram na mobilidade, além de possibilitar a identificação de indicadores críticos, que abordam de forma mais ampla as diretrizes em relação a mobilidade, complementando as diretrizes definidas pela administração pública. Foi possível identificar, em Campinas, uma evidente dependência do uso do automóvel, tanto em decorrência do padrão de ocupação, que exige o automóvel para deslocamentos, uma vez que não existe uma priorização do transporte coletivo. tanto pelos incentivos para aquisição do automóvel. O cruzamento dos dados permitiu evidenciar a estreita relação que o planejamento urbano e o planejamento do sistema de transporte devem ter para harmonizar a relação entre os padrões de assentamento e os padrões de deslocamento, democratizando o acesso ao espaço urbano.
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spelling Ribeiro, Fernando Henrique SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasBettine, Sueli do Carmo2022-02-16T14:30:22Z2022-02-16T14:30:22Z2017-01-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151084707251121394088O estudo avaliou a condição da mobilidade urbana em Campinas através da aplicação da ferramenta IMUS (índice de Mobilidade Urbana Sustentável), possibilitando a identificação dos indicadores críticos da mobilidade urbana que devem ser priorizados pela administração pública. Ao longo do desenvolvimento do trabalho. os resultados da aplicação da ferramenta foram complementados com a análise do padrão de expansão urbana de Campinas para verificar sua influência no padrão de deslocamento da cidade, a fim de estabelecer uma correlação entre expansão e mobilidade urbana. A definição do panorama de mobilidade urbana para Campinas permitiu determinar como as diretrizes até então estabelecidas influenciaram na mobilidade, além de possibilitar a identificação de indicadores críticos, que abordam de forma mais ampla as diretrizes em relação a mobilidade, complementando as diretrizes definidas pela administração pública. Foi possível identificar, em Campinas, uma evidente dependência do uso do automóvel, tanto em decorrência do padrão de ocupação, que exige o automóvel para deslocamentos, uma vez que não existe uma priorização do transporte coletivo. tanto pelos incentivos para aquisição do automóvel. O cruzamento dos dados permitiu evidenciar a estreita relação que o planejamento urbano e o planejamento do sistema de transporte devem ter para harmonizar a relação entre os padrões de assentamento e os padrões de deslocamento, democratizando o acesso ao espaço urbano.This study has evaluated the condition of the urban mobility in the city of Campinas, Paulo, Brazit. through the application of the tool Index of Sustainable Urban Mobi!íty (I_SUM), enabling the identification of criticai indicators of urban mobility that should be prioritized by the public administration. Throughout the development of the study, the results of the application of the tool were cornplemented with the analysis of the urban expansion pattern to verify its influence on the city's travei behaviour in order to establísh a correlation between expansion and urban mobility. The definition of the urban mobility scenario for Campinas allowed to determine how the guidelines establíshed until then influenced rnobitity, as well as to enable the identification of criticai indicators that more broadly address the guidelines regarding mobllity, complementing the guidelines defined by the public administration. It was to identify, in Campinas, an evident dependence on the use of cars, as a result of the settlement pattern, which requires the car for travelinq, since there is no prioritization of collective transportation, in addition to the incentive to acquire cars. The cross-checking of the data showed the dose relationship that urban planning and transportation system planning should have in order to harmonize the relationship between settlement patterns and travei behaviour, highlighting the role of prioritization of collective medes and non-rnotorized medes, in order to democratize access to urban space.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasmobilidade urbanaexpansão urbanaplanejamento urbano integradodesenvolvimento sustentávelíndice de mobilidade urbana sustentávelacessibilidadeurban mobilityurban expansionintegrated urban planningsustainable developmentindex of sustainable urban mobilityaccessibilityExpansão urbana e mobilidade: planejando cidades multimodaisUrban Expansion and mobility: planning multimodal citiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP1291060058444949Demanboro, Antonio CarlosRusso, Maria Rachel de Araújo26750099003785701482831130853207CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura UrbanaORIGINALceatec_ppgsiu_me_Fernando_HSR.pdfceatec_ppgsiu_me_Fernando_HSR.pdfapplication/pdf5154412http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15108/1/ceatec_ppgsiu_me_Fernando_HSR.pdf886cbcce3d90af9b29be63bedf1edb37MD51123456789/151082022-09-02 11:36:08.494oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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