O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Souza, Sabrine Pierobon de
Orientador(a): Balzan, Newton Cesar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
law
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327
Resumo: O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema de trocas intelectuais, afetivas e culturais entre professores e alunos, apreendendo a relação pedagógica em seu contexto situacional, a fim de contribuir para a prática docente e fomentar discussões sobre o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de um estudo de caso que está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa sob enfoque etnográfico, reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas semi-estruturadas, formais e informais, com professores e alunos de turmas de primeiros e terceiros anos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior que optamos por não revelar, bem como observações e pesquisas documentais. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição do cotidiano como uma unidade multidimensional, possibilitando interpretações diversas por docentes e gestores atuantes no ensino jurídico e respostas singulares para os problemas comuns enfrentados por inúmeras instituições.
id PCAM_345c00f998b73943fb274eb68ac9db13
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15327
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Souza, Sabrine Pierobon dePontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema de trocas intelectuais, afetivas e culturais entre professores e alunos, apreendendo a relação pedagógica em seu contexto situacional, a fim de contribuir para a prática docente e fomentar discussões sobre o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de um estudo de caso que está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa sob enfoque etnográfico, reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas semi-estruturadas, formais e informais, com professores e alunos de turmas de primeiros e terceiros anos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior que optamos por não revelar, bem como observações e pesquisas documentais. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição do cotidiano como uma unidade multidimensional, possibilitando interpretações diversas por docentes e gestores atuantes no ensino jurídico e respostas singulares para os problemas comuns enfrentados por inúmeras instituições.The current work intends to describe the daily routine for law learning and teaching in a high-profiled college-level Institution in São Paulo country side and notice how the intellectual, affective and cultural interchange system is coming about. It will enable us to learn about the pedagogic relationships in their own situational context, in order to contribute to the teaching practice and to foment discussion on legal teaching in Brazil. This work is about a case study inserted in the Institutional Evaluation and Academic Management research line in the Education Graduate/Mastering Program at Pontifícia Universidade Católica in Campinas. The methodology used is based in qualitative enquire under ethnographic focus, together with a bibliographical study related to the theme, semistructured interviews, formal and informal with first and third-year professors and students of the law course in a college-level institution which we opted not to divulge, as well as participant observations and documental research. The work main contribution is at the daily routine and description as a multidimensional unit, making possible different interpretations from active professors and managers in legal teaching and showing unique answers to common problems faced by countless institutions.porPUC-Campinasdireitoensino jurídicoavaliação institucionaleducação superiorensino do direito - uma etnografialawlegal teachinginstitutional evaluationhigher educationlaw teaching - an ethnographyO cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superiorDaily routine for law learning and teaching in a higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Castanho, Sérgio Eduardo MontesCury, Vera de Arruda Rozo05682504541012838188077207163909CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdfcchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdfapplication/pdf917058http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15327/1/cchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdf042c6201f4027a3cd6019f3fb71c7aa7MD51123456789/153272022-09-02 11:36:23.646oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Daily routine for law learning and teaching in a higher education institution
title O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
spellingShingle O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
Souza, Sabrine Pierobon de
direito
ensino jurídico
avaliação institucional
educação superior
ensino do direito - uma etnografia
law
legal teaching
institutional evaluation
higher education
law teaching - an ethnography
title_short O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
title_full O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
title_fullStr O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
title_full_unstemmed O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
title_sort O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
author Souza, Sabrine Pierobon de
author_facet Souza, Sabrine Pierobon de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sabrine Pierobon de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
contributor_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv direito
ensino jurídico
avaliação institucional
educação superior
ensino do direito - uma etnografia
law
legal teaching
institutional evaluation
higher education
law teaching - an ethnography
topic direito
ensino jurídico
avaliação institucional
educação superior
ensino do direito - uma etnografia
law
legal teaching
institutional evaluation
higher education
law teaching - an ethnography
description O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema de trocas intelectuais, afetivas e culturais entre professores e alunos, apreendendo a relação pedagógica em seu contexto situacional, a fim de contribuir para a prática docente e fomentar discussões sobre o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de um estudo de caso que está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa sob enfoque etnográfico, reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas semi-estruturadas, formais e informais, com professores e alunos de turmas de primeiros e terceiros anos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior que optamos por não revelar, bem como observações e pesquisas documentais. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição do cotidiano como uma unidade multidimensional, possibilitando interpretações diversas por docentes e gestores atuantes no ensino jurídico e respostas singulares para os problemas comuns enfrentados por inúmeras instituições.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15327/1/cchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 042c6201f4027a3cd6019f3fb71c7aa7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790775501029376