O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327 |
Resumo: | O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema de trocas intelectuais, afetivas e culturais entre professores e alunos, apreendendo a relação pedagógica em seu contexto situacional, a fim de contribuir para a prática docente e fomentar discussões sobre o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de um estudo de caso que está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa sob enfoque etnográfico, reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas semi-estruturadas, formais e informais, com professores e alunos de turmas de primeiros e terceiros anos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior que optamos por não revelar, bem como observações e pesquisas documentais. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição do cotidiano como uma unidade multidimensional, possibilitando interpretações diversas por docentes e gestores atuantes no ensino jurídico e respostas singulares para os problemas comuns enfrentados por inúmeras instituições. |
id |
PCAM_345c00f998b73943fb274eb68ac9db13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15327 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Sabrine Pierobon dePontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema de trocas intelectuais, afetivas e culturais entre professores e alunos, apreendendo a relação pedagógica em seu contexto situacional, a fim de contribuir para a prática docente e fomentar discussões sobre o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de um estudo de caso que está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa sob enfoque etnográfico, reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas semi-estruturadas, formais e informais, com professores e alunos de turmas de primeiros e terceiros anos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior que optamos por não revelar, bem como observações e pesquisas documentais. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição do cotidiano como uma unidade multidimensional, possibilitando interpretações diversas por docentes e gestores atuantes no ensino jurídico e respostas singulares para os problemas comuns enfrentados por inúmeras instituições.The current work intends to describe the daily routine for law learning and teaching in a high-profiled college-level Institution in São Paulo country side and notice how the intellectual, affective and cultural interchange system is coming about. It will enable us to learn about the pedagogic relationships in their own situational context, in order to contribute to the teaching practice and to foment discussion on legal teaching in Brazil. This work is about a case study inserted in the Institutional Evaluation and Academic Management research line in the Education Graduate/Mastering Program at Pontifícia Universidade Católica in Campinas. The methodology used is based in qualitative enquire under ethnographic focus, together with a bibliographical study related to the theme, semistructured interviews, formal and informal with first and third-year professors and students of the law course in a college-level institution which we opted not to divulge, as well as participant observations and documental research. The work main contribution is at the daily routine and description as a multidimensional unit, making possible different interpretations from active professors and managers in legal teaching and showing unique answers to common problems faced by countless institutions.porPUC-Campinasdireitoensino jurídicoavaliação institucionaleducação superiorensino do direito - uma etnografialawlegal teachinginstitutional evaluationhigher educationlaw teaching - an ethnographyO cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superiorDaily routine for law learning and teaching in a higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Castanho, Sérgio Eduardo MontesCury, Vera de Arruda Rozo05682504541012838188077207163909CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdfcchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdfapplication/pdf917058http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15327/1/cchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdf042c6201f4027a3cd6019f3fb71c7aa7MD51123456789/153272022-09-02 11:36:23.646oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Daily routine for law learning and teaching in a higher education institution |
title |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior |
spellingShingle |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior Souza, Sabrine Pierobon de direito ensino jurídico avaliação institucional educação superior ensino do direito - uma etnografia law legal teaching institutional evaluation higher education law teaching - an ethnography |
title_short |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior |
title_full |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior |
title_fullStr |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior |
title_full_unstemmed |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior |
title_sort |
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior |
author |
Souza, Sabrine Pierobon de |
author_facet |
Souza, Sabrine Pierobon de |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sabrine Pierobon de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Balzan, Newton Cesar |
contributor_str_mv |
Balzan, Newton Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direito ensino jurídico avaliação institucional educação superior ensino do direito - uma etnografia law legal teaching institutional evaluation higher education law teaching - an ethnography |
topic |
direito ensino jurídico avaliação institucional educação superior ensino do direito - uma etnografia law legal teaching institutional evaluation higher education law teaching - an ethnography |
description |
O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema de trocas intelectuais, afetivas e culturais entre professores e alunos, apreendendo a relação pedagógica em seu contexto situacional, a fim de contribuir para a prática docente e fomentar discussões sobre o ensino jurídico no Brasil. Trata-se de um estudo de caso que está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Pós-graduação/ Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa qualitativa sob enfoque etnográfico, reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas semi-estruturadas, formais e informais, com professores e alunos de turmas de primeiros e terceiros anos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior que optamos por não revelar, bem como observações e pesquisas documentais. A contribuição principal do estudo está na apreensão e descrição do cotidiano como uma unidade multidimensional, possibilitando interpretações diversas por docentes e gestores atuantes no ensino jurídico e respostas singulares para os problemas comuns enfrentados por inúmeras instituições. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15327/1/cchsa_ppgedu_me_Sabrine_PS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
042c6201f4027a3cd6019f3fb71c7aa7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790775501029376 |