Perfil criativo no empreendedorismo social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Nader, Silvana Maria
Orientador(a): Wechsler, Solange Muglia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16023
Resumo: Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.
id PCAM_4222be02b40396279603160ff0f3c276
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16023
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Nader, Silvana MariaPontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Solange Muglia2022-02-16T19:01:10Z2022-02-16T19:01:10Z2018-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160232086590834239751Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.porPUC-CampinasCriatividadeEmpreendedorismoEmpreendedorismo socialCreativityEntrepreneurshipSocial EntrepreneurshipPerfil criativo no empreendedorismo socialCreative profile on social entrepreneurshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Villwock, Luís Humberto de MelloZanon, Letícia Lovato Dellazzana19191025329338597738167015455111CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Silvana_MN.pdfccv_ppgpsico_me_Silvana_MN.pdfapplication/pdf1506173http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16023/1/ccv_ppgpsico_me_Silvana_MN.pdfad86a5484c0c5c0b765d18e65278673eMD51123456789/160232022-09-02 11:36:18.437oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil criativo no empreendedorismo social
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Creative profile on social entrepreneurship
title Perfil criativo no empreendedorismo social
spellingShingle Perfil criativo no empreendedorismo social
Nader, Silvana Maria
Criatividade
Empreendedorismo
Empreendedorismo social
Creativity
Entrepreneurship
Social Entrepreneurship
title_short Perfil criativo no empreendedorismo social
title_full Perfil criativo no empreendedorismo social
title_fullStr Perfil criativo no empreendedorismo social
title_full_unstemmed Perfil criativo no empreendedorismo social
title_sort Perfil criativo no empreendedorismo social
author Nader, Silvana Maria
author_facet Nader, Silvana Maria
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Nader, Silvana Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wechsler, Solange Muglia
contributor_str_mv Wechsler, Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Empreendedorismo
Empreendedorismo social
Creativity
Entrepreneurship
Social Entrepreneurship
topic Criatividade
Empreendedorismo
Empreendedorismo social
Creativity
Entrepreneurship
Social Entrepreneurship
description Os empreendedores sociais desempenham o papel de agentes de mudança, adotando a missão de criar e sustentar o valor social, reconhecendo e buscando incansavelmente novas oportunidades para servir a essa missão, contribuindo com políticas públicas e transformação social tanto em nível local como globalmente, gerando impacto e melhorias na sociedade. Para isso, desenvolvem suas atividades por meio de processos inovadores motivados pela paixão por uma missão social. O objetivo dessa pesquisa foi entender o perfil criativo de empreendedores sociais por meio de três estudos qualitativos e, para sua realização, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Inicialmente, foi realizada uma revisão conceitual sobre empreendedorismo, perfil psicológico dos empreendedores e o empreendedorismo social sob o enfoque da Criatividade e Psicologia Positiva. No Estudo 1, 8 juízes identificaram as características psicológicas presentes nos depoimentos dos empreendedores sociais protagonistas do documentário “Quem se Importa” e o resultado subsidiou os estudos posteriores. O Estudo 2 comparou o perfil psicológico de 3 Empreendedores Sociais e 3 Empreendedores de Negócio por meio de entrevista, autorrelato de percepção de criatividade, virtudes e forças de caráter além da identificação dos estilos preferenciais de pensar e criar. O Estudo 3 identificou a percepção das equipes subordinadas acerca da criatividade dos empreendedores. Os resultados corroboraram a teoria de que empreendedores sociais e de negócios possuem as características criativas em diferentes níveis e as diferenças referem-se principalmente no sentido de destino criativo. Na auto avaliação, os empreendedores de negócios apresentaram uma frequência maior de características criativas, virtudes e forças de caráter em relação aos empreendedores sociais. As equipes sociais avaliaram seus empreendedores de forma superior às equipes de negócios. Ambos os grupos relacionam a criatividade à solução de problemas, mas os empreendedores sociais demonstraram maior compreensão e a consideram fundamental nos processos de inovação social necessários para melhorias em nossa sociedade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16023
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2086590834239751
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16023
identifier_str_mv 2086590834239751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16023/1/ccv_ppgpsico_me_Silvana_MN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad86a5484c0c5c0b765d18e65278673e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790779729936384