Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Baungart, Thais de Assis Antunes
Orientador(a): Amatuzzi, Mauro Martins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15648
Resumo: Partindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e formativo de préseminaristas católicos com a prática do grupo de crescimento. Entende-se por grupo de crescimento um espaço destinado à promoção de desenvolvimento pessoal no qual os participantes podem refletir e discutir sobre questões relacionadas às vivências cotidianas dentro do prisma psicológico. É importante destacar que esta pesquisa teve um enfoque qualitativo e uma fundamentação teórica humanista. Participaram do estudo três grupos de pré-seminaristas católicos durante os anos de 2006, 2007 e 2008. A realização dos grupos inspirou-se nos sete passos propostos por Amatuzzi. Para a coleta de dados, foram utilizadas Versões de Sentido, anotações em diários de campo e um questionário de avaliação do trabalho respondido pelos participantes. A análise de dados foi baseada nos seguintes passos: 1) narrativa descritiva do processo de cada grupo, baseada nas informações dos diários de campo, versões de sentido e questionário de avaliação; 2) busca dos elementos essenciais do vivido em cada relato de grupo no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e formativo; 3) compreensão do sentido do trabalho de grupo de crescimento para o desenvolvimento psicológico dos pré-seminaristas e a contribuição deste trabalho para o processo de formação sacerdotal. O resultado desta pesquisa revelou que o trabalho de grupo de crescimento trouxe contribuições para os participantes no que se refere ao desenvolvimento psicológico e formativo na medida em que este proporcionou novas atribuições de significados a diversas áreas do processo formativo e psicológico. Concluímos que a prática do grupo de crescimento mobilizou os participantes em alguns aspectos tais como: maior contato com suas motivações para entrada no seminário, reflexões sobre suas histórias de vida e as relações destas histórias com a escolha pelo sacerdócio, aprofundamento sobre o significado da vocação religiosa/sacerdotal, busca de novas maneiras de compreender o que significa viver em comunidade e novos mecanismos para lidar com as expectativas e pressões externas em relação à formação, além dos novos significados que foram atribuídos às dificuldades acadêmicas.
id PCAM_4b2a2eda5d54656f13c654b2d2731f7d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15648
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Baungart, Thais de Assis AntunesPontifícia Universidade Católica de CampinasAmatuzzi, Mauro Martins2022-02-16T18:39:55Z2022-02-16T18:39:55Z2010-02-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156482351501703388990Partindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e formativo de préseminaristas católicos com a prática do grupo de crescimento. Entende-se por grupo de crescimento um espaço destinado à promoção de desenvolvimento pessoal no qual os participantes podem refletir e discutir sobre questões relacionadas às vivências cotidianas dentro do prisma psicológico. É importante destacar que esta pesquisa teve um enfoque qualitativo e uma fundamentação teórica humanista. Participaram do estudo três grupos de pré-seminaristas católicos durante os anos de 2006, 2007 e 2008. A realização dos grupos inspirou-se nos sete passos propostos por Amatuzzi. Para a coleta de dados, foram utilizadas Versões de Sentido, anotações em diários de campo e um questionário de avaliação do trabalho respondido pelos participantes. A análise de dados foi baseada nos seguintes passos: 1) narrativa descritiva do processo de cada grupo, baseada nas informações dos diários de campo, versões de sentido e questionário de avaliação; 2) busca dos elementos essenciais do vivido em cada relato de grupo no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e formativo; 3) compreensão do sentido do trabalho de grupo de crescimento para o desenvolvimento psicológico dos pré-seminaristas e a contribuição deste trabalho para o processo de formação sacerdotal. O resultado desta pesquisa revelou que o trabalho de grupo de crescimento trouxe contribuições para os participantes no que se refere ao desenvolvimento psicológico e formativo na medida em que este proporcionou novas atribuições de significados a diversas áreas do processo formativo e psicológico. Concluímos que a prática do grupo de crescimento mobilizou os participantes em alguns aspectos tais como: maior contato com suas motivações para entrada no seminário, reflexões sobre suas histórias de vida e as relações destas histórias com a escolha pelo sacerdócio, aprofundamento sobre o significado da vocação religiosa/sacerdotal, busca de novas maneiras de compreender o que significa viver em comunidade e novos mecanismos para lidar com as expectativas e pressões externas em relação à formação, além dos novos significados que foram atribuídos às dificuldades acadêmicas.Assuming that work with growth groups could contribute to the formation of priests, this research aimed to describe and understand the process of psychological and educational development of Catholics pre-seminarians related to the practice of the growth group. A growth group is the space provided for promotion of personal development in which participants can reflect and discuss issues related to everyday experiences according to the psychological point of view. It s important to highlight that this research had a qualitative approach and a theoretical humanist grounding. The study included three groups of Catholic pre-seminarians during the years 2006, 2007 and 2008. The performance of the groups was inspired by the seven steps proposed by Amatuzzi. For data collection were used felt meaning expressions, notes in field diaries and a questionnaire assessing the work completed by the participants. Data analysis was based on the following steps: 1) narrative describing the process for each group based on information from field diaries, felt meaning expressions and evaluation questionnaire, 2) search of the essential elements experienced in each group report concerning personal and educational development, 3) understanding of the meaning of the growth teamwork for the psychological development of pre-seminarians and the contribution of this work to the process of priestly formation. The research result showed that the work of the growth group has made contributions to the participants in relation to psychological and educational development, as it offered new assignments of meanings to different areas of psychological and educational process. We conclude that the practice of the growth group mobilized participants in some aspects such as greater contact with their motivations for entering the seminary, reflections on their stories of life and its relation with the choice of the priesthood, deepening the meaning of religious/ sacerdotal life, finding new ways to understand what it means to live in community and new mechanisms to deal with external pressures and expectations from the training as well as new meanings that were attributed to academic difficulties.porPUC-Campinasgrupo de crescimentoreligiosidadefenomenologiadesenvolvimento psicológicogrowth groupreligiosityphenomenologypsychological developmentGrupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidadesGroup of psychological growth in priestly formation: relevance and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4753420822745799Cury, Vera EnglerFaria, Nilton Júlio deLopez, Marília AnconaBenelli, Sílvio José3414308343809480553818640435853466336448755408783784742378152207CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Thais_AAB.pdfccv_ppgpsico_dr_Thais_AAB.pdfapplication/pdf1541758http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15648/1/ccv_ppgpsico_dr_Thais_AAB.pdfcf00aa2906b244d8688b7fdb731ac1b1MD51123456789/156482022-09-02 11:36:51.572oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Group of psychological growth in priestly formation: relevance and possibilities
title Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
spellingShingle Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
Baungart, Thais de Assis Antunes
grupo de crescimento
religiosidade
fenomenologia
desenvolvimento psicológico
growth group
religiosity
phenomenology
psychological development
title_short Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
title_full Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
title_fullStr Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
title_full_unstemmed Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
title_sort Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
author Baungart, Thais de Assis Antunes
author_facet Baungart, Thais de Assis Antunes
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Baungart, Thais de Assis Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amatuzzi, Mauro Martins
contributor_str_mv Amatuzzi, Mauro Martins
dc.subject.por.fl_str_mv grupo de crescimento
religiosidade
fenomenologia
desenvolvimento psicológico
growth group
religiosity
phenomenology
psychological development
topic grupo de crescimento
religiosidade
fenomenologia
desenvolvimento psicológico
growth group
religiosity
phenomenology
psychological development
description Partindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e formativo de préseminaristas católicos com a prática do grupo de crescimento. Entende-se por grupo de crescimento um espaço destinado à promoção de desenvolvimento pessoal no qual os participantes podem refletir e discutir sobre questões relacionadas às vivências cotidianas dentro do prisma psicológico. É importante destacar que esta pesquisa teve um enfoque qualitativo e uma fundamentação teórica humanista. Participaram do estudo três grupos de pré-seminaristas católicos durante os anos de 2006, 2007 e 2008. A realização dos grupos inspirou-se nos sete passos propostos por Amatuzzi. Para a coleta de dados, foram utilizadas Versões de Sentido, anotações em diários de campo e um questionário de avaliação do trabalho respondido pelos participantes. A análise de dados foi baseada nos seguintes passos: 1) narrativa descritiva do processo de cada grupo, baseada nas informações dos diários de campo, versões de sentido e questionário de avaliação; 2) busca dos elementos essenciais do vivido em cada relato de grupo no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e formativo; 3) compreensão do sentido do trabalho de grupo de crescimento para o desenvolvimento psicológico dos pré-seminaristas e a contribuição deste trabalho para o processo de formação sacerdotal. O resultado desta pesquisa revelou que o trabalho de grupo de crescimento trouxe contribuições para os participantes no que se refere ao desenvolvimento psicológico e formativo na medida em que este proporcionou novas atribuições de significados a diversas áreas do processo formativo e psicológico. Concluímos que a prática do grupo de crescimento mobilizou os participantes em alguns aspectos tais como: maior contato com suas motivações para entrada no seminário, reflexões sobre suas histórias de vida e as relações destas histórias com a escolha pelo sacerdócio, aprofundamento sobre o significado da vocação religiosa/sacerdotal, busca de novas maneiras de compreender o que significa viver em comunidade e novos mecanismos para lidar com as expectativas e pressões externas em relação à formação, além dos novos significados que foram atribuídos às dificuldades acadêmicas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15648
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2351501703388990
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15648
identifier_str_mv 2351501703388990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15648/1/ccv_ppgpsico_dr_Thais_AAB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf00aa2906b244d8688b7fdb731ac1b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790771165167616