Melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Sparapan, Bárbara
Orientador(a): Tortella, Jussara Cristina Barboza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15298
Resumo: O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os alunos e entre os próprios pares, ao envolvimento dos alunos nas atividades, dentre outros aspectos. O clima pode ser diagnosticado como positivo, intermediário ou negativo; e a realização de intervenções visando melhorá-lo pode gerar boas consequências para o processo de ensino-aprendizagem. Ainda, estudos apontam os benefícios da aprendizagem autorregulada para o sucesso escolar dos estudantes. O construto da autorregulação da aprendizagem compreende que o aluno precisa apresentar responsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem, o que contribui para a promoção de um estudante autônomo. Diante dessas constatações, emergiu-se o seguinte problema de pesquisa: haverá melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental a partir de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais? Sendo assim, definiu-se como objetivo geral deste estudo: investigar se haverá melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental a partir de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais. Os objetivos específicos são: a) avaliar a qualidade do clima de sala de aula antes e depois do projeto de intervenção, identificando-se as possíveis diferenças; b) avaliar os processos de autorregulação dos alunos antes e depois do projeto de intervenção, identificando-se as possíveis diferenças; c) investigar a percepção dos alunos em relação aos impactos do projeto de intervenção. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa de caráter explicativo baseada na perspectiva teórica piagetiana, na qual foi utilizado o método quase-experimental de grupo único e os seguintes instrumentos: intervenção (consistiu na aplicação pelas professoras do projeto de autorregulação “As Travessuras do Amarelo” e na aplicação pela pesquisadora das atividades pontuais sobre relações interpessoais), questionário, observação sistemática e narrativa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Campinas-SP e contou com a participação de uma turma de 4º ano, com 23 alunos, e uma turma de 5º ano, com 19 alunos. A partir da análise qualitativa verificou-se que o projeto de intervenção contribuiu para a melhoria do clima de sala de aula, mais especificamente para os processos autorregulatórios dos alunos e para a qualidade das relações interpessoais. Contudo, a análise quantitativa mostrou que estatisticamente não ocorreram mudanças significativas. Esse resultado vai ao encontro do aporte teórico que salienta a necessidade de as intervenções serem realizadas com intencionalidade docente, aspecto que esteve fragilizado no início da aplicação. Pretende-se que este estudo propicie, aos gestores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma reflexão acerca das implicações pedagógicas de um clima de sala de aula positivo e de como um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais pode contribuir nessa direção. Ainda, enseja-se que as publicações em espaços científicos possam contribuir com o avanço do entendimento do papel do clima de sala de aula para a aprendizagem.
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spelling Sparapan, BárbaraPontifícia Universidade Católica de CampinasTortella, Jussara Cristina Barboza2022-02-16T18:11:38Z2022-02-16T18:11:38Z2019-02-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152983657883914394082O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os alunos e entre os próprios pares, ao envolvimento dos alunos nas atividades, dentre outros aspectos. O clima pode ser diagnosticado como positivo, intermediário ou negativo; e a realização de intervenções visando melhorá-lo pode gerar boas consequências para o processo de ensino-aprendizagem. Ainda, estudos apontam os benefícios da aprendizagem autorregulada para o sucesso escolar dos estudantes. O construto da autorregulação da aprendizagem compreende que o aluno precisa apresentar responsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem, o que contribui para a promoção de um estudante autônomo. Diante dessas constatações, emergiu-se o seguinte problema de pesquisa: haverá melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental a partir de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais? Sendo assim, definiu-se como objetivo geral deste estudo: investigar se haverá melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental a partir de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais. Os objetivos específicos são: a) avaliar a qualidade do clima de sala de aula antes e depois do projeto de intervenção, identificando-se as possíveis diferenças; b) avaliar os processos de autorregulação dos alunos antes e depois do projeto de intervenção, identificando-se as possíveis diferenças; c) investigar a percepção dos alunos em relação aos impactos do projeto de intervenção. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa de caráter explicativo baseada na perspectiva teórica piagetiana, na qual foi utilizado o método quase-experimental de grupo único e os seguintes instrumentos: intervenção (consistiu na aplicação pelas professoras do projeto de autorregulação “As Travessuras do Amarelo” e na aplicação pela pesquisadora das atividades pontuais sobre relações interpessoais), questionário, observação sistemática e narrativa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Campinas-SP e contou com a participação de uma turma de 4º ano, com 23 alunos, e uma turma de 5º ano, com 19 alunos. A partir da análise qualitativa verificou-se que o projeto de intervenção contribuiu para a melhoria do clima de sala de aula, mais especificamente para os processos autorregulatórios dos alunos e para a qualidade das relações interpessoais. Contudo, a análise quantitativa mostrou que estatisticamente não ocorreram mudanças significativas. Esse resultado vai ao encontro do aporte teórico que salienta a necessidade de as intervenções serem realizadas com intencionalidade docente, aspecto que esteve fragilizado no início da aplicação. Pretende-se que este estudo propicie, aos gestores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma reflexão acerca das implicações pedagógicas de um clima de sala de aula positivo e de como um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais pode contribuir nessa direção. Ainda, enseja-se que as publicações em espaços científicos possam contribuir com o avanço do entendimento do papel do clima de sala de aula para a aprendizagem.The classroom climate refers to the subjective perceptions of students and teachers regarding the physical characteristics of the class, the behavior of teachers and students, the relationship between teachers and students and between peers themselves, also refers to the involvement of students in activities, among other aspects. The climate can be diagnosed as positive, intermediate or negative; and the implementation of interventions aimed at improving it can generate good consequences for the teaching-learning process. Furthermore, studies have shown the benefits of self-regulated learning for student school success. The concept of selfregulation of learning comprehends that the student needs to be responsible for his own learning process, which contributes to the promotion of an autonomous student. In view of these findings, the following research problem emerged: will there be improvements in the classroom climate of Elementary School after an intervention project aimed at self-regulation of learning and the quality of interpersonal relationships? In this way, it was defined as a general objective of this study: to investigate whether there will be improvements in the classroom climate of Elementary School from an intervention project aimed at self-regulation of learning and the quality of interpersonal relationships. The specific objectives are: a) to evaluate the quality of the classroom climate before and after the intervention project, identifying the possible differences; b) to evaluate the processes of self-regulation of the students before and after the intervention project, identifying the possible differences; c) investigate students' perceptions regarding the impacts of the intervention project. It is a qualitative-quantitative research of an explanatory nature based on the Piagetian theoretical perspective, in which the quasiexperimental single-group method was used and the following instruments: intervention (consisted in the application by the teachers of the self-regulation project "As Mischief of the Yellow" and the application by the researcher of specific activities on interpersonal relations), questionnaire, systematic observation and narrative. The research was carried out in a municipal school in Campinas-SP and had the participation of a fourth grade class, with 23 students, and a 5th grade class with 19 students. From the qualitative analysis it was verified that the intervention project contributed to the improvement of the classroom climate, more specifically to the self-regulating processes of the students and to the quality of the interpersonal relations. However, the quantitative analysis showed that statistically no significant changes occurred. This result is in agreement with the theoretical contribution that emphasizes the need for the interventions to be carried out with educational intentions, an aspect that was weakened at the beginning of the application. The aim of this study is to provide the managers and teachers of the initial years of elementary school with a reflection about the pedagogical implications of a positive classroom climate and how an intervention project aimed at self-regulation of learning and the quality of relationships interpersonal skills can contribute in this direction. Also, it is suggested that publications in scientific spaces can contribute to the advancement of understanding the role of classroom climate for learning.porPUC-CampinasClima de sala de aulaAmbiente sociomoralDesempenho escolarAutorregulaçãoIntervenção.Classroom climateSociomoral environmentSchool performanceSelf-regulationIntervention.Melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoaisImprovements in the climate of the Elementary School classroom: contributions of an intervention project aimed at self-regulation of learning and the quality of interpersonal relationshipsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7126514256674237Tognetta, Luciene Regina PaulinoVinha, Telma Pileggi60721848705784215638408863804162CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Barbara_S.pdfcchsa_ppgedu_me_Barbara_S.pdfapplication/pdf3978252http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15298/1/cchsa_ppgedu_me_Barbara_S.pdf8d6b739ab0b14b0b4635ea194b2dfb63MD51123456789/152982022-09-02 11:36:22.707oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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