Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Feldmann, Mariana
Orientador(a): Guzzo, Raquel Souza Lobo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16039
Resumo: Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), projeto psicossocial na escola pública, a pesquisa teve como objetivo acompanhar, descrever e analisar o cotidiano da escola tomando como referência as relações étnico-raciais e mapear as ações que são realizadas diante da Política Pública. Partindo das contribuições teóricas da Psicologia Histórico Cultural, Psicologia e as Relações Étnico-Raciais, Psicologia Crítica e do Materialismo Histórico Dialético, entendemos a constituição do sujeito a partir das dimensões histórica, cultural e social. Trata-se de uma Pesquisa Ação-Participação que utilizou como fontes de informação: 1) Projeto Político Pedagógico; 2) Site da Prefeitura Municipal e Site do programa MIPID; 3) Mapeamento com os estudantes; 4) Diários de Campo elaborados pela equipe ECOAR 5) Expressões dos estudantes a partir das atividades realizadas pelo projeto ECOAR. A análise das fontes de informação foi realizada a partir da Análise Construtiva-Interpretaria. Os resultados encontrados demonstraram o racismo e discriminação sofridos pelos estudantes; a violência vivida, naturalizada e reproduzida no cotidiano da escola; a falta de interesse e conhecimento das origens dos próprios estudantes; a dificuldade na compreensão da importância da discussão das Leis 10.645 e 11.645 e de como trabalhar essa questão na escola; a importância de discutir a história de vida dos estudantes. A partir dos resultados encontrados, foi possível traçar algumas ações para o enfrentamento do racismo e as outras formas de violência encontradas, assim como a importância da Psicologia para o acompanhamento do desenvolvimento de crianças e jovens na escola.
id PCAM_50d7898cb53328ba0665a71a1c6021d4
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16039
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Feldmann, MarianaPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T19:01:35Z2022-02-16T19:01:35Z2017-12-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160392292127954021844Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), projeto psicossocial na escola pública, a pesquisa teve como objetivo acompanhar, descrever e analisar o cotidiano da escola tomando como referência as relações étnico-raciais e mapear as ações que são realizadas diante da Política Pública. Partindo das contribuições teóricas da Psicologia Histórico Cultural, Psicologia e as Relações Étnico-Raciais, Psicologia Crítica e do Materialismo Histórico Dialético, entendemos a constituição do sujeito a partir das dimensões histórica, cultural e social. Trata-se de uma Pesquisa Ação-Participação que utilizou como fontes de informação: 1) Projeto Político Pedagógico; 2) Site da Prefeitura Municipal e Site do programa MIPID; 3) Mapeamento com os estudantes; 4) Diários de Campo elaborados pela equipe ECOAR 5) Expressões dos estudantes a partir das atividades realizadas pelo projeto ECOAR. A análise das fontes de informação foi realizada a partir da Análise Construtiva-Interpretaria. Os resultados encontrados demonstraram o racismo e discriminação sofridos pelos estudantes; a violência vivida, naturalizada e reproduzida no cotidiano da escola; a falta de interesse e conhecimento das origens dos próprios estudantes; a dificuldade na compreensão da importância da discussão das Leis 10.645 e 11.645 e de como trabalhar essa questão na escola; a importância de discutir a história de vida dos estudantes. A partir dos resultados encontrados, foi possível traçar algumas ações para o enfrentamento do racismo e as outras formas de violência encontradas, assim como a importância da Psicologia para o acompanhamento do desenvolvimento de crianças e jovens na escola.This work is based on the need to understand how Ethnic-Racial Relations are established within a public school. Through the researcher’s insertion in the ECOAR (Space of Coexistence, Action and Reflection), a psychosocial project in the public schools, the research had the objective of accompanying, describing and analyzing the daily school life, taking as a reference the ethnic-racial relations, thus making possible the mapping of actions which are carried out in congruence with Public Policy. Stemming from the theoretical contributions of Cultural Historical Psychology, Psychology, and Ethnic-Racial Relations, Critical Psychology and Historical Dialectical Materialism, we understand the constitution of the subject from the historical, cultural and social dimensions. It is an Action-Participation Research that utilized as sources of information: 1) Political Pedagogical Project; 2) City Hall website and MIPID program website; 3) Mapping with students; 4) Field Diaries prepared by the ECOAR team 5) Expressions of the students from the activities carried out by the ECOAR project. The analysis of the sources of information was carried out from the Constructive-Interpretive Analysis. The results demonstrated the presence of racism and discrimination, violence lived, naturalized and reproduced daily in the school environment; the lack of interest and knowledge of the origins of the students themselves; the difficulty in understanding the importance of discussing Laws 10.645 and 11.645 and how to work this aspect in school; the importance of discussing the students' life history. From the results found, it was possible to outline actions to address racism and other forms of violence encountered, as well as demonstrate the importance of Psychology for monitoring children and youth development in school.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqporPUC-CampinasPsicologia na EscolaPsicologia e Relações Étnico-RaciaisRacismo.School PsychologyPsychology and Ethnic-Racial RelationsRacism.Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologiaPublic School and Ethnic-Racial Relations: role of Psychologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Godoy, Eliete Aparecida deCampos, Alessandro de Oliveira58508530263499964974548251915994CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Mariana_F.pdfccv_ppgpsico_me_Mariana_F.pdfapplication/pdf2801389http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16039/1/ccv_ppgpsico_me_Mariana_F.pdf9008d1c9a7cd8f11ceb60a07d6c4f673MD51123456789/160392022-10-18 16:47:10.739oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-18T18:47:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Public School and Ethnic-Racial Relations: role of Psychology
title Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
spellingShingle Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
Feldmann, Mariana
Psicologia na Escola
Psicologia e Relações Étnico-Raciais
Racismo.
School Psychology
Psychology and Ethnic-Racial Relations
Racism.
title_short Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
title_full Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
title_fullStr Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
title_full_unstemmed Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
title_sort Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
author Feldmann, Mariana
author_facet Feldmann, Mariana
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldmann, Mariana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
contributor_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia na Escola
Psicologia e Relações Étnico-Raciais
Racismo.
School Psychology
Psychology and Ethnic-Racial Relations
Racism.
topic Psicologia na Escola
Psicologia e Relações Étnico-Raciais
Racismo.
School Psychology
Psychology and Ethnic-Racial Relations
Racism.
description Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), projeto psicossocial na escola pública, a pesquisa teve como objetivo acompanhar, descrever e analisar o cotidiano da escola tomando como referência as relações étnico-raciais e mapear as ações que são realizadas diante da Política Pública. Partindo das contribuições teóricas da Psicologia Histórico Cultural, Psicologia e as Relações Étnico-Raciais, Psicologia Crítica e do Materialismo Histórico Dialético, entendemos a constituição do sujeito a partir das dimensões histórica, cultural e social. Trata-se de uma Pesquisa Ação-Participação que utilizou como fontes de informação: 1) Projeto Político Pedagógico; 2) Site da Prefeitura Municipal e Site do programa MIPID; 3) Mapeamento com os estudantes; 4) Diários de Campo elaborados pela equipe ECOAR 5) Expressões dos estudantes a partir das atividades realizadas pelo projeto ECOAR. A análise das fontes de informação foi realizada a partir da Análise Construtiva-Interpretaria. Os resultados encontrados demonstraram o racismo e discriminação sofridos pelos estudantes; a violência vivida, naturalizada e reproduzida no cotidiano da escola; a falta de interesse e conhecimento das origens dos próprios estudantes; a dificuldade na compreensão da importância da discussão das Leis 10.645 e 11.645 e de como trabalhar essa questão na escola; a importância de discutir a história de vida dos estudantes. A partir dos resultados encontrados, foi possível traçar algumas ações para o enfrentamento do racismo e as outras formas de violência encontradas, assim como a importância da Psicologia para o acompanhamento do desenvolvimento de crianças e jovens na escola.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16039
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2292127954021844
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16039
identifier_str_mv 2292127954021844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16039/1/ccv_ppgpsico_me_Mariana_F.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9008d1c9a7cd8f11ceb60a07d6c4f673
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790773425897472