Relações entre projeto de vida e variáveis do contexto escolar e familiar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Pereira, Bruna Caroline
Orientador(a): Zanon, Letícia Lovato Dellazzana
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16047
Resumo: A adolescência é uma fase da vida na qual os indivíduos podem desenvolver muitas potencialidades. É também considerada a fase propícia para a construção de projetos de vida. Adolescentes que têm projetos de vida claros são mais felizes, têm um sentido de direção e significado em relação à sua vida e tendem a ficar mais afastados de comportamentos de risco. A escola e a família têm sido indicadas como os contextos nos quais o adolescente passa mais tempo, portanto, são nesses espaços que os adolescentes constroem seus projetos de vida. Nesse sentido, pode-se pensar que investigar as relações entre projetos de vida de adolescentes e variáveis do contexto escolar e familiar pode ajudar a compreender como os projetos de vida de adolescentes são construídos por adolescentes de contextos distintos. Dessa forma, os objetivos deste estudo foram: (a) avaliar as diferenças entre os projetos de vida de adolescentes de diferentes sexos e diferentes anos escolares; (b) verificar a diferença entre os projetos de vida de adolescentes de três tipos de escolas: escolas da rede pública de ensino, escolas da rede pública de ensino integral e escolas da rede particular de ensino; e (c) analisar a relação entre o projeto de vida de adolescentes e a escolaridade parental. Participaram 320 adolescentes, de ambos os sexos, entre 14 a 17 anos, estudantes do 9º ano de Ensino Fundamental II e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas, particulares e escolas de públicas de ensino integral de uma cidade do interior de São Paulo. Os participantes responderam a dois instrumentos: (a) Ficha de Dados Sociodemográficos e a Escala de Projeto de Vida Para Adolescentes de médio e longo prazo (EPVA – 10 anos e 20 anos). Os dados foram analisados por meio de testes t de student, ANOVA one-way e correlação de Pearson. Os resultados mostraram que mostram que os adolescentes mais novos têm mais projetos de vida em relação a Relacionamentos Afetivos, Religião/Espiritualidade e Bens Materiais do que os adolescentes mais velhos. Além disso, foi visto uma tendência de os projetos da dimensão Religião/Espiritualidade diminuírem conforme os adolescentes crescem, assim como uma correlação negativa com a Escolaridade da Mãe e Escolaridade do Pai. Em relação ao tipo de Escola, os resultados mostraram que a médio prazo, os adolescentes de Escolas Públicas têm mais projetos de vida na dimensão Relacionamentos Afetivos que os adolescentes dos demais tipos de escola e que os projetos da dimensão Religião/Espiritualidade, são maiores nos adolescentes de Escolas Públicas. Os objetivos do estudo foram alcançados, pois foi possível analisar as diferenças dos projetos de vida de diferentes contextos e compreender em quais dimensões a escola e a família tem maior influência nos projetos de vida dos adolescentes.
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spelling Pereira, Bruna CarolinePontifícia Universidade Católica de CampinasZanon, Letícia Lovato Dellazzana2022-02-16T19:01:35Z2022-02-16T19:01:35Z2019-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160478973323406859328A adolescência é uma fase da vida na qual os indivíduos podem desenvolver muitas potencialidades. É também considerada a fase propícia para a construção de projetos de vida. Adolescentes que têm projetos de vida claros são mais felizes, têm um sentido de direção e significado em relação à sua vida e tendem a ficar mais afastados de comportamentos de risco. A escola e a família têm sido indicadas como os contextos nos quais o adolescente passa mais tempo, portanto, são nesses espaços que os adolescentes constroem seus projetos de vida. Nesse sentido, pode-se pensar que investigar as relações entre projetos de vida de adolescentes e variáveis do contexto escolar e familiar pode ajudar a compreender como os projetos de vida de adolescentes são construídos por adolescentes de contextos distintos. Dessa forma, os objetivos deste estudo foram: (a) avaliar as diferenças entre os projetos de vida de adolescentes de diferentes sexos e diferentes anos escolares; (b) verificar a diferença entre os projetos de vida de adolescentes de três tipos de escolas: escolas da rede pública de ensino, escolas da rede pública de ensino integral e escolas da rede particular de ensino; e (c) analisar a relação entre o projeto de vida de adolescentes e a escolaridade parental. Participaram 320 adolescentes, de ambos os sexos, entre 14 a 17 anos, estudantes do 9º ano de Ensino Fundamental II e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas, particulares e escolas de públicas de ensino integral de uma cidade do interior de São Paulo. Os participantes responderam a dois instrumentos: (a) Ficha de Dados Sociodemográficos e a Escala de Projeto de Vida Para Adolescentes de médio e longo prazo (EPVA – 10 anos e 20 anos). Os dados foram analisados por meio de testes t de student, ANOVA one-way e correlação de Pearson. Os resultados mostraram que mostram que os adolescentes mais novos têm mais projetos de vida em relação a Relacionamentos Afetivos, Religião/Espiritualidade e Bens Materiais do que os adolescentes mais velhos. Além disso, foi visto uma tendência de os projetos da dimensão Religião/Espiritualidade diminuírem conforme os adolescentes crescem, assim como uma correlação negativa com a Escolaridade da Mãe e Escolaridade do Pai. Em relação ao tipo de Escola, os resultados mostraram que a médio prazo, os adolescentes de Escolas Públicas têm mais projetos de vida na dimensão Relacionamentos Afetivos que os adolescentes dos demais tipos de escola e que os projetos da dimensão Religião/Espiritualidade, são maiores nos adolescentes de Escolas Públicas. Os objetivos do estudo foram alcançados, pois foi possível analisar as diferenças dos projetos de vida de diferentes contextos e compreender em quais dimensões a escola e a família tem maior influência nos projetos de vida dos adolescentes.Adolescence is a phase of life in which individuals can develop many potentialities. It is also considered the propitious phase for the construction of life projects. Adolescents who have clear life plans are happier, have a sense of direction and meaning in relation to their lives, and tend to stay away from risky behaviors. School and family have been indicated as the contexts in which the adolescent spends the most time, so it is in these spaces that adolescents construct their life projects. In this sense, one can think that investigating the relationships between life projects of adolescents and variables of the school and family context can help to understand how the projects of life of adolescents are constructed by adolescents of different contexts. Thus, the objectives of this study were: (a) to evaluate the differences between the life projects of adolescents of different sexes and different school years; (b) to verify the difference between the life projects of adolescents in three types of schools: public schools, public schools and private schools; and (c) to analyze the relationship between adolescent’s purpose in life and parental schooling. A total of 320 adolescents, male and female, between 14 and 17 years of age, students of the 9th year of elementary school II and of the 1st, 2nd and 3rd year of high school, of public schools, private individuals and public schools of a city of the interior of São Paulo. Participants answered two instruments: (a) Data Sheet for Sociodemographic Data and the Medium and Long Term Life Project Scale for Adolescents (EPVA - 10 years and 20 years). Data were analyzed using Student's t-tests, one-way ANOVA and Pearson's correlation. The results showed that they show that younger teens have more life projects in relation to Affective Relationships, Religion / Spirituality, and Material Goods than older teens. In addition, there has been a tendency for projects in the dimension of Religion / Spirituality to decrease as adolescents grow, as well as a negative correlation with Mother's Schooling and Parenting. In relation to the type of school, the results showed that in the high school, public schools adolescents have more purpose in life in the Affective Relations dimension than the adolescents of the other types of school and that the projects of the dimension Religion/Spirituality are greater in the adolescents of Public Schools. The objectives of the study were achieved because it was possible to analyze the differences in life projects from different contexts and to understand in which dimensions the school and the family have greater influence on the purpose in life of adolescents. Key words: purpose in lifCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasProjetos de vidaAdolescênciaEscolaFamíliaPurpose in lifeAdolescenceSchoolFamilyRelações entre projeto de vida e variáveis do contexto escolar e familiarRelationship between Purpose in Life and variables of the School and Family Contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7738167015455111Giacomoni, Claudia HofheinzAndrade, André Luiz Monezi83208595282328853452462942187599CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Bruna_CP.pdfccv_ppgpsico_me_Bruna_CP.pdfapplication/pdf4886597http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16047/1/ccv_ppgpsico_me_Bruna_CP.pdf1a20f43b4aec78c4581b356d50136f67MD51123456789/160472022-10-18 16:51:10.386oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-18T18:51:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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