A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Vaz, Lidia Silva Vaz e
Orientador(a): Tassoni, Elvira Cristina Martins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15467
Resumo: A presente pesquisa discute as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 2º ano no processo de desenvolvimento da língua escrita em uma escola particular de Hortolândia, cidade pertencente à Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo. Utilizando o procedimento da autoscopia, que consiste em filmar a aula da professora e depois apresentar a ela as cenas videogravadas para que comente sobre sua prática, o trabalho analisou a relação entre alfabetização e letramento em tais práticas pedagógicas. Os dados coletados foram organizados em sete núcleos de significação, que exploraram os significados e os sentidos produzidos pela professora em relação às práticas da sala de aula. Foram eles: Interação entre alunos, Interação entre professora e alunos, Afetividade, Recursos e estratégias didáticas, Uso do texto na sala de aula, Preocupações do professor em relação aos alunos e Lembranças da professora. Os resultados apontaram que para a professora, trabalhar na perspectiva da articulação entre alfabetização e letramento significa valorizar as interações em sala de aula. Estas interações acontecem entre professora e alunos e entre alunos, sendo a mediação assumida como aspecto fundamental da aprendizagem. A questão da afetividade, por conta da mediação, é revelada como componente importante na articulação entre alfabetização e letramento. Nesse contexto, considera-se a importância das intervenções, da motivação, do uso do elogio e do incentivo, das manifestações afetivas que cooperam para a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Ainda para a professora, a articulação entre alfabetização e letramento é revelada na seleção e utilização dos recursos e estratégias didáticas utilizados por ela a fim de tornar o contexto da aula mais dinâmico e a aprendizagem da língua mais viva em um ambiente alfabetizador. Desses recursos, há um destaque para o uso do texto. Este, como ponto de partida no trabalho com a língua, traz maior significado à aprendizagem, assim, opta por usar textos que fazem parte do contexto do aluno. Ainda com o texto trabalha para que o aluno compreenda o processo de decifração valorizando tanto os aspectos específicos da alfabetização quanto do letramento, que são elementos fundamentais para a aprendizagem da língua escrita e não apenas um ou outro. Os dados revelaram também que, para a professora, as lembranças do seu processo de alfabetização como aluna e até mesmo experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória, têm fortes influências em sua prática pedagógica atual. São estas experiências que dão base para o seu fazer pedagógico.
id PCAM_6d631849c31fec53d078d74886752a52
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15467
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Vaz, Lidia Silva Vaz ePontifícia Universidade Católica de CampinasTassoni, Elvira Cristina Martins2022-02-16T18:15:13Z2022-02-16T18:15:13Z2012-02-07http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154672314043804767896A presente pesquisa discute as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 2º ano no processo de desenvolvimento da língua escrita em uma escola particular de Hortolândia, cidade pertencente à Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo. Utilizando o procedimento da autoscopia, que consiste em filmar a aula da professora e depois apresentar a ela as cenas videogravadas para que comente sobre sua prática, o trabalho analisou a relação entre alfabetização e letramento em tais práticas pedagógicas. Os dados coletados foram organizados em sete núcleos de significação, que exploraram os significados e os sentidos produzidos pela professora em relação às práticas da sala de aula. Foram eles: Interação entre alunos, Interação entre professora e alunos, Afetividade, Recursos e estratégias didáticas, Uso do texto na sala de aula, Preocupações do professor em relação aos alunos e Lembranças da professora. Os resultados apontaram que para a professora, trabalhar na perspectiva da articulação entre alfabetização e letramento significa valorizar as interações em sala de aula. Estas interações acontecem entre professora e alunos e entre alunos, sendo a mediação assumida como aspecto fundamental da aprendizagem. A questão da afetividade, por conta da mediação, é revelada como componente importante na articulação entre alfabetização e letramento. Nesse contexto, considera-se a importância das intervenções, da motivação, do uso do elogio e do incentivo, das manifestações afetivas que cooperam para a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Ainda para a professora, a articulação entre alfabetização e letramento é revelada na seleção e utilização dos recursos e estratégias didáticas utilizados por ela a fim de tornar o contexto da aula mais dinâmico e a aprendizagem da língua mais viva em um ambiente alfabetizador. Desses recursos, há um destaque para o uso do texto. Este, como ponto de partida no trabalho com a língua, traz maior significado à aprendizagem, assim, opta por usar textos que fazem parte do contexto do aluno. Ainda com o texto trabalha para que o aluno compreenda o processo de decifração valorizando tanto os aspectos específicos da alfabetização quanto do letramento, que são elementos fundamentais para a aprendizagem da língua escrita e não apenas um ou outro. Os dados revelaram também que, para a professora, as lembranças do seu processo de alfabetização como aluna e até mesmo experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória, têm fortes influências em sua prática pedagógica atual. São estas experiências que dão base para o seu fazer pedagógico.This present research discusses the pedagogic practices used by a certain teacher from the 2nd year in the process of the development of the written language in a particular school in Hortolandia, a city pertaining to the large Campinas in the State of Sao Paulo. Using the autoscopic procedure, consisting in shooting the teacher s presentation and then showing her the recorded video scenes so that she could comment about her practices, this paper analyzed a relationship between alphabetizing and the lettering in those pedagogic practices. The data collected were organized in seven clusters of meaning, exploring the meaning and the senses produced by the teacher in relation to the classroom setting. They were: Interaction among the students, Interaction among the teacher and the students, Affection, Resources and Didactic Strategies, The use of a text in the classroom, The teacher s concerns in relation to the students and Remembrances of the teacher. Results point that in order to the teachers work in a perspective of articulation between alphabetizing and lettering they must valorize the interactions in the schoolrooms. These interactions take place between the teacher and the students and among the students themselves, and the mediation is supposed to take a fundamental aspect of learning. The question of affectivity, out of the mediation, is revealed as an important component in the articulation between alphabetizing and lettering. In this context, the importance of interventions, motivation, the usage of commendation, encouragement of affective motivations, which cooperate in promoting learning and the development of the being, must be considered. Adding to that, the articulation between alphabetizing and lettering is revealed to the teacher in the selection and usage of resources and didactic strategy used by her for turning the context of the class more dynamic and the learning of the language more livid in an alphabetizing environment. From these resources, there is a prominence for the use of the text. This, as a starting point in the work with the language, brings greater meaning to the learning. So the teacher chooses to use texts that make part of the student s context. She still works with the text so that the student understand the process of deciphering, and so valorizing both the specific aspects of the alphabetizing and the lettering, which are fundamental for learning a written language and not just one or another. Data also reveal that the remembrances of the teacher in her process of alphabetizing as student herself and even experiences lived along her way have strong influences in her/his pedagogic practice nowadays. These are experiences that give meaning to their pedagogic making.porPUC-Campinasalfabetizaçãoletramentopráticas pedagógicasformação do educadoralphabetizingletteringpedagogic practiceseducator's qualificationA alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamentalThe alphabetizing and the lettering under the vision of a teacher in the 2nd year of the fundamental schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Prado, Guilherme do Val ToledoRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da04407479656644995277455644761315CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Lidia_SVV.pdfcchsa_ppgedu_me_Lidia_SVV.pdfapplication/pdf353398http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15467/1/cchsa_ppgedu_me_Lidia_SVV.pdf768e85f621df6ab181b2400373257ea3MD51123456789/154672022-10-27 11:34:38.641oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T13:34:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The alphabetizing and the lettering under the vision of a teacher in the 2nd year of the fundamental school
title A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
spellingShingle A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
Vaz, Lidia Silva Vaz e
alfabetização
letramento
práticas pedagógicas
formação do educador
alphabetizing
lettering
pedagogic practices
educator's qualification
title_short A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_full A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_fullStr A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
title_sort A alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2º ano do ensino fundamental
author Vaz, Lidia Silva Vaz e
author_facet Vaz, Lidia Silva Vaz e
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Lidia Silva Vaz e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
contributor_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
letramento
práticas pedagógicas
formação do educador
alphabetizing
lettering
pedagogic practices
educator's qualification
topic alfabetização
letramento
práticas pedagógicas
formação do educador
alphabetizing
lettering
pedagogic practices
educator's qualification
description A presente pesquisa discute as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 2º ano no processo de desenvolvimento da língua escrita em uma escola particular de Hortolândia, cidade pertencente à Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo. Utilizando o procedimento da autoscopia, que consiste em filmar a aula da professora e depois apresentar a ela as cenas videogravadas para que comente sobre sua prática, o trabalho analisou a relação entre alfabetização e letramento em tais práticas pedagógicas. Os dados coletados foram organizados em sete núcleos de significação, que exploraram os significados e os sentidos produzidos pela professora em relação às práticas da sala de aula. Foram eles: Interação entre alunos, Interação entre professora e alunos, Afetividade, Recursos e estratégias didáticas, Uso do texto na sala de aula, Preocupações do professor em relação aos alunos e Lembranças da professora. Os resultados apontaram que para a professora, trabalhar na perspectiva da articulação entre alfabetização e letramento significa valorizar as interações em sala de aula. Estas interações acontecem entre professora e alunos e entre alunos, sendo a mediação assumida como aspecto fundamental da aprendizagem. A questão da afetividade, por conta da mediação, é revelada como componente importante na articulação entre alfabetização e letramento. Nesse contexto, considera-se a importância das intervenções, da motivação, do uso do elogio e do incentivo, das manifestações afetivas que cooperam para a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Ainda para a professora, a articulação entre alfabetização e letramento é revelada na seleção e utilização dos recursos e estratégias didáticas utilizados por ela a fim de tornar o contexto da aula mais dinâmico e a aprendizagem da língua mais viva em um ambiente alfabetizador. Desses recursos, há um destaque para o uso do texto. Este, como ponto de partida no trabalho com a língua, traz maior significado à aprendizagem, assim, opta por usar textos que fazem parte do contexto do aluno. Ainda com o texto trabalha para que o aluno compreenda o processo de decifração valorizando tanto os aspectos específicos da alfabetização quanto do letramento, que são elementos fundamentais para a aprendizagem da língua escrita e não apenas um ou outro. Os dados revelaram também que, para a professora, as lembranças do seu processo de alfabetização como aluna e até mesmo experiências vivenciadas ao longo de sua trajetória, têm fortes influências em sua prática pedagógica atual. São estas experiências que dão base para o seu fazer pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15467
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2314043804767896
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15467
identifier_str_mv 2314043804767896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15467/1/cchsa_ppgedu_me_Lidia_SVV.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 768e85f621df6ab181b2400373257ea3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790779122810880