Trilogia da proteção integral à crianças: compreensão de pais e educadores da educação infantil
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15622 |
Resumo: | As desigualdades vividas em nossa sociedade e a dificuldade em existirem relações humanizadas entre adultos e crianças tendo como base os valores atribuídos no Estatuto da Criança e do Adolescente motivaram a realização deste estudo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal conhecer como os valores da trilogia da Doutrina da Proteção Integral - liberdade, dignidade e respeito - eram compreendidos por pais e educadores e as suas implicações no cotidiano da criança. Realizamos esta pesquisa em uma escola pública de educação infantil, tendo como participantes os pais e os educadores das crianças que lá estudavam. Nossos dados foram produzidos nos grupos de discussão que realizamos com esses participantes, além dos registros dos diários de campo da pesquisadora, elaborados ao longo de sua inserção na escola. Os resultados obtidos foram analisados à luz do materialismo histórico e dialético, por acreditarmos na interpretação dos fenômenos a partir das contradições existentes na realidade cotidiana. Evidenciamos que a ideologia do sistema capitalista domina pais e educadores, os quais se submetem ao sistema, apesar de acreditarem que são eles que determinam suas regras e limites. Para eles a garantia do valor da dignidade está associada ao poder aquisitivo da família, o respeito relaciona-se com a autonomia das crianças, apesar de adultos e crianças se submeterem às relações opressivas da sociedade e a liberdade foi compreendida como a permissão para a criança se expressar e realizar aquilo que desejasse, apesar de não ser isso que evidenciávamos na nossa inserção na escola. O Estatuto não é capaz de garantir uma vida humanizada a essa população uma vez que as desigualdades sociais impedem um tratamento igual para quem vive realidades tão distantes. O psicólogo escolar, diante disso, precisa assumir um papel de transformação social oportunizando o acesso, o questionamento e as críticas àquilo que está imposto. |
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Weber, Mara Aparecida LissarassaPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2009-02-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156222715897078081333As desigualdades vividas em nossa sociedade e a dificuldade em existirem relações humanizadas entre adultos e crianças tendo como base os valores atribuídos no Estatuto da Criança e do Adolescente motivaram a realização deste estudo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal conhecer como os valores da trilogia da Doutrina da Proteção Integral - liberdade, dignidade e respeito - eram compreendidos por pais e educadores e as suas implicações no cotidiano da criança. Realizamos esta pesquisa em uma escola pública de educação infantil, tendo como participantes os pais e os educadores das crianças que lá estudavam. Nossos dados foram produzidos nos grupos de discussão que realizamos com esses participantes, além dos registros dos diários de campo da pesquisadora, elaborados ao longo de sua inserção na escola. Os resultados obtidos foram analisados à luz do materialismo histórico e dialético, por acreditarmos na interpretação dos fenômenos a partir das contradições existentes na realidade cotidiana. Evidenciamos que a ideologia do sistema capitalista domina pais e educadores, os quais se submetem ao sistema, apesar de acreditarem que são eles que determinam suas regras e limites. Para eles a garantia do valor da dignidade está associada ao poder aquisitivo da família, o respeito relaciona-se com a autonomia das crianças, apesar de adultos e crianças se submeterem às relações opressivas da sociedade e a liberdade foi compreendida como a permissão para a criança se expressar e realizar aquilo que desejasse, apesar de não ser isso que evidenciávamos na nossa inserção na escola. O Estatuto não é capaz de garantir uma vida humanizada a essa população uma vez que as desigualdades sociais impedem um tratamento igual para quem vive realidades tão distantes. O psicólogo escolar, diante disso, precisa assumir um papel de transformação social oportunizando o acesso, o questionamento e as críticas àquilo que está imposto.Inequalities of our society and the difficulty of existing humanized relationship between adults and children based on the values of the Statute of Children and Adolescents has motivated this study. Thus, this research was aimed in knowing how the values of the triad of Entire Protection Doctrine- liberty, dignity and respect were understood by parents and teachers and its implication on the children´s daily life. This research was taken at a public preschool, having as participants its children´s parents and teachers. The data of this study was produced during the discussion groups as well as the researcher s field diaries records developed during her presence at the school. The results were analyzed according to the historical and dialectical materialism since we believe on the interpretation of the phenomenon from the existing contradictions of daily life. It was proved that the ideology of the capitalism system rules parents and teachers of which subdue to this system even believing that they are the ones who establish the rules and limits. For them the warranty of dignity value is associated with the family´s wealth, respect is related with children´s autonomy, even though adults and children subdue to the society´s oppressive relation and liberty has been understood as the permission for children to express themselves and do whatever they want to, thus it was not observed during our presence at the school. The Statute cannot guarantee a humanized life to this population once social inequalities restrain an equal treatment for those who live such distant reality. The school psychologist needs to assume a role of social transformation promoting the access, the argument and the criticism to what is imposed.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UnespporPUC-Campinastrilogia do ECAdesigualdade socialpsicólogo escolarrelações humanizadasstatute of children and adolescent triadsocial inequalityschool psychologisthumanized relationshipsTrilogia da proteção integral à crianças: compreensão de pais e educadores da educação infantilTriad of children entire protection: parents and preschool teachers understandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Marinho-Araujo, Claisy MariaGalheigo, Sandra MariaSouza, Vera Lúcia Trevisan deGobitta, Mônica2999127173845463113469520099611168769542437744642925689351841407CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Mara_ALW.pdfccv_ppgpsico_dr_Mara_ALW.pdfapplication/pdf1216668http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15622/1/ccv_ppgpsico_dr_Mara_ALW.pdf4a5a5cf593c1ae0f6575c15df3009cceMD51123456789/156222022-09-02 11:36:55.935oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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