Autorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Fernanda Kosour de
Orientador(a): Tortella, Jussara Cristina Barboza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15469
Resumo: Este trabalho faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas. Discute questões sobre a avaliação e as estratégias e processos de autorregulação da aprendizagem tendo como ferramentas o uso do diário de estudo dos alunos do 5º do ensino fundamental da rede de um município da Região Metropolitana de Campinas. Apresenta como objetivo geral: analisar a utilização do diário de estudo no âmbito dos processos da avaliação formativa, e como objetivos específicos: (i) investigar a utilização do diário de estudo como um dos elementos de melhoria dos processos de autorregulação face aos estudos dos alunos em casa e na escola; (ii) analisar os argumentos que justificam a dispersão na realização das tarefas e a melhoria dos processos de autorregulação; (iii) verificar a relação entre o desenvolvimento do projeto, tendo o diário de estudo como uma das estratégias, e a melhoria da autoavaliação dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; (iv) identificar o impacto no processo de autorregulação dos alunos participantes do Projeto por meio do IPAA (Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem). Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou análise qualitativa e quantitativa dos dados. Participaram do estudo 99 alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de: a) Narrativa dos alunos: retirada dos diários de estudo a serem preenchidos quinzenalmente ou mensalmente; b:) o Questionário de autoavaliação em um domínio; c) Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento para a compreensão de como os alunos foram demonstrando as aprendizagens das estratégias discutidas no decorrer do projeto, principalmente a respeito do Modelo PLEA e da sua aplicação na prática nos estudos. Os dados do questionário de autoavaliação comprovam a melhora na autoavaliação de Língua Portuguesa, mas não na Matemática, fato que pode ser explicado por diversos fatores, dentre eles que a participação no projeto As Travessuras do Amarelo que também se constitui como um projeto de leitura; e a intervenção mais pontual na área da Língua Portuguesa ocasionado pelo desenvolvimento do projeto. No que diz respeito ao instrumento IPAA, a diferença entre o pré (1º momento) e o pós-teste (4º momento) é acentuada e estatisticamente significativa. Não existem grandes diferenças entre os momentos intermédios, o que sugere que a intervenção necessitou de tempo para que o efeito pudesse ser verificado. Os resultados sugerem a necessidade de tempo para a aprendizagem das estratégias e, consequentemente, a organização das intevenções educativas devem considerar esse aspecto.
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Apresenta como objetivo geral: analisar a utilização do diário de estudo no âmbito dos processos da avaliação formativa, e como objetivos específicos: (i) investigar a utilização do diário de estudo como um dos elementos de melhoria dos processos de autorregulação face aos estudos dos alunos em casa e na escola; (ii) analisar os argumentos que justificam a dispersão na realização das tarefas e a melhoria dos processos de autorregulação; (iii) verificar a relação entre o desenvolvimento do projeto, tendo o diário de estudo como uma das estratégias, e a melhoria da autoavaliação dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; (iv) identificar o impacto no processo de autorregulação dos alunos participantes do Projeto por meio do IPAA (Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem). Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou análise qualitativa e quantitativa dos dados. Participaram do estudo 99 alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de: a) Narrativa dos alunos: retirada dos diários de estudo a serem preenchidos quinzenalmente ou mensalmente; b:) o Questionário de autoavaliação em um domínio; c) Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento para a compreensão de como os alunos foram demonstrando as aprendizagens das estratégias discutidas no decorrer do projeto, principalmente a respeito do Modelo PLEA e da sua aplicação na prática nos estudos. Os dados do questionário de autoavaliação comprovam a melhora na autoavaliação de Língua Portuguesa, mas não na Matemática, fato que pode ser explicado por diversos fatores, dentre eles que a participação no projeto As Travessuras do Amarelo que também se constitui como um projeto de leitura; e a intervenção mais pontual na área da Língua Portuguesa ocasionado pelo desenvolvimento do projeto. No que diz respeito ao instrumento IPAA, a diferença entre o pré (1º momento) e o pós-teste (4º momento) é acentuada e estatisticamente significativa. Não existem grandes diferenças entre os momentos intermédios, o que sugere que a intervenção necessitou de tempo para que o efeito pudesse ser verificado. Os resultados sugerem a necessidade de tempo para a aprendizagem das estratégias e, consequentemente, a organização das intevenções educativas devem considerar esse aspecto.This work is part of the research group Training and Teaching Work of Teachers and Pedagogical Practices Training Research Line of the Graduate Program in Education at PUC-Campinas. Discusses questions about the assessment and strategies and self-regulation processes of learning with tools like the use of student s study journal of the 5th elementary school network in a city in the metropolitan region of Campinas. Displays general objective is to analyze the use of daily study within the formative evaluation process, and the following objectives : (1) to investigate the use if daily study as one of the elements of self-regulation improvement processes to studies of students at home and at school ; (Ii) analyze the arguments justifying the dispersion in the tasks and the improvement of self-regulatory processes ; (Iii) verify the relationship between the development of the project, and the study journal as one of the strategies, and improving the self-assessment of students in the subjects of Portuguese Language and Mathematics ; (Iv) identify the impact on the self-regulation process of the participating students design through the IPAA ( Self-Regulation Process Inventory of Learning). This is a descriptive research used qualitative and quantitative data analysis. The study include 99 students. Data collection was performed by mean of: a ) Narrative of students: withdrawal of study daily to be filled fortnightly or monthly; b) The self-assessment questionnaire in a field; c) Inventory of Self-Regulation of Learning Processes (IPAA). The qualitative analysis of the content of the daily revealed the importance of using this tool for understanding how the students were demonstrating the learning of strategies discussed during the project, particularly regarding PLEA Model and its application in practice in the studies. Data from the self-assessment questionnaire show the improvement in self-assessment of the Portuguese language,but not is mathematics, which can be explained by several factors, including the participation in the project the Trick of the Yellow that also represents a reading project; and the most punctual intervention in the area of Portuguese caused by project development. With respect to the instrument IPAA, the difference between pre-( 1 time) and post-test (time 4) is marked and statistically significant . There are major differences between the intermediate times, suggesting that intervention of time required for the effect could be seen. The results suggest the need for time to learning strategies and therefore the educational organization intevenções should consider this point.porPUC-Campinasavaliação formativaautorregulaçãodiário de estudoensino fundamentalaprendizagemformative assessmentself-regulationstudy journalelementary schoollearningAutorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamentalSelf-regulation: the use of daily study for students of the 5th year of primary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7126514256674237Polydoro, Soely Aparecida JorgeRios, Monica Piccione Gomes81055213645800028794565484100151CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_FKO.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_FKO.pdfapplication/pdf1187037http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15469/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_FKO.pdf327a1ca5ca834f1b5ef6537ad0d4e64eMD51123456789/154692022-10-27 11:30:58.369oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T13:30:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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