Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Carvalho, Ricardo Delgado de
Orientador(a): Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15312
Resumo: O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior de São Paulo e quais as concepções de seus professores, sujeitos da pesquisa, sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem relacionadas às questões do meio ambiente. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo perguntas abertas, e interpretados conforme os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas a priori duas categorias de análise: meio ambiente e educação ambiental e formação do educador reflexivo. Verificou-se que há um entendimento restrito do que seja educação ambiental e meio ambiente, uma vez que nas respostas predominaram os aspectos conservacionistas do ambiente natural. Com relação à categoria formação do educador reflexivo, constatou-se, ao contrário do esperado, educadores ambientais desenvolvendo práticas pedagógicas com características tecnicistas. Para a superação desta dicotomia, propôs-se uma formação docente continuada, prevista na Lei 9.795/99, e apresentou-se duas sugestões de educação ambiental universitária: o mapeamento ambiental e o planejamento participativo.
id PCAM_7ebf47c18b8b13952521e1dda1c53ad1
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15312
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Carvalho, Ricardo Delgado dePontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Dulce Maria Pompêo de2022-02-16T18:12:02Z2022-02-16T18:12:02Z2006-08-31http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153122066963473161930O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior de São Paulo e quais as concepções de seus professores, sujeitos da pesquisa, sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem relacionadas às questões do meio ambiente. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo perguntas abertas, e interpretados conforme os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas a priori duas categorias de análise: meio ambiente e educação ambiental e formação do educador reflexivo. Verificou-se que há um entendimento restrito do que seja educação ambiental e meio ambiente, uma vez que nas respostas predominaram os aspectos conservacionistas do ambiente natural. Com relação à categoria formação do educador reflexivo, constatou-se, ao contrário do esperado, educadores ambientais desenvolvendo práticas pedagógicas com características tecnicistas. Para a superação desta dicotomia, propôs-se uma formação docente continuada, prevista na Lei 9.795/99, e apresentou-se duas sugestões de educação ambiental universitária: o mapeamento ambiental e o planejamento participativo.The present study inserts in the research line University, Teaching and Teachers Formation , and it has as objective to understand how to develop the environmental education in the course of Environmental Engineering in a public university in the interior of São Paulo and what are the teachers' conceptions, subject of the research, about the pedagogic practices that develop related to questions about the environmental way. The data were collected through a questionnaire containing open questions, and interpreted the presuppositions according to the contents analysis. It defined two categories for analysis: environment and environmental education and the reflexive educator's formation. It was verified that there is a restricted understanding of what is environmental education and environment, because in the answers predominate the conservationist aspects of natural atmosphere. Regarding the reflexive educator's category formation, it was verified, the contrary the expectations, environmental educators developing pedagogic practices with instrumental characteristics. The way to overcome this dichotomy, it intended a continuous educational formation, foreseen in the Law 9.795/99, and it was presented two suggestions of academic environmental education: the environmental map and the planning of participation.porPUC-Campinasmeio ambienteeducação ambientaluniversidadeformação do educador reflexivoprática pedagógicaenvironmentenvironmental educationuniversitypedagogic practiceFormação docente: educação ambiental na engenharia ambientalEducational formation: environmental education in the environmental engineeringinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5573826378717700Gurgel, Celia Margutti do AmaralBalzan, Newton Cesar85901499068680566995142158435943CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ricardo_DC.pdfcchsa_ppgedu_me_Ricardo_DC.pdfapplication/pdf304150http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15312/1/cchsa_ppgedu_me_Ricardo_DC.pdfc8a9ad3cb62fbb51be2ebcf4d1701454MD51123456789/153122022-09-02 11:36:23.164oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Educational formation: environmental education in the environmental engineering
title Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
spellingShingle Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
Carvalho, Ricardo Delgado de
meio ambiente
educação ambiental
universidade
formação do educador reflexivo
prática pedagógica
environment
environmental education
university
pedagogic practice
title_short Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
title_full Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
title_fullStr Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
title_full_unstemmed Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
title_sort Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
author Carvalho, Ricardo Delgado de
author_facet Carvalho, Ricardo Delgado de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ricardo Delgado de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Dulce Maria Pompêo de
contributor_str_mv Camargo, Dulce Maria Pompêo de
dc.subject.por.fl_str_mv meio ambiente
educação ambiental
universidade
formação do educador reflexivo
prática pedagógica
environment
environmental education
university
pedagogic practice
topic meio ambiente
educação ambiental
universidade
formação do educador reflexivo
prática pedagógica
environment
environmental education
university
pedagogic practice
description O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública do interior de São Paulo e quais as concepções de seus professores, sujeitos da pesquisa, sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem relacionadas às questões do meio ambiente. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo perguntas abertas, e interpretados conforme os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas a priori duas categorias de análise: meio ambiente e educação ambiental e formação do educador reflexivo. Verificou-se que há um entendimento restrito do que seja educação ambiental e meio ambiente, uma vez que nas respostas predominaram os aspectos conservacionistas do ambiente natural. Com relação à categoria formação do educador reflexivo, constatou-se, ao contrário do esperado, educadores ambientais desenvolvendo práticas pedagógicas com características tecnicistas. Para a superação desta dicotomia, propôs-se uma formação docente continuada, prevista na Lei 9.795/99, e apresentou-se duas sugestões de educação ambiental universitária: o mapeamento ambiental e o planejamento participativo.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15312
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2066963473161930
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15312
identifier_str_mv 2066963473161930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15312/1/cchsa_ppgedu_me_Ricardo_DC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c8a9ad3cb62fbb51be2ebcf4d1701454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790779552727040