Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Lima, Bárbara Carvalho Marques Toledo
Orientador(a): Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15452
Resumo: A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis anos incompletos no município de Campinas. Através da epistemologia materialista histórico-dialética realizamos a análise da proposta pedagógica de tal instituição com vistas a identificar sua concepção de escola, criança e professor de educação infantil, utilizando a entrevista com professoras e orientadora pedagógica e análise dos documentos da instituição. Parte-se do pressuposto de que a educação infantil, atualmente, necessita superar os argumentos que a colocam como espaço na qual a educação deve acompanhar o desenvolvimento infantil, intervindo o mínimo possível e também aqueles que valorizam a potencialidade e formação de competências no aluno para atender às exigências do mercado. Com base nos pressupostos das teorias histórico-cultural do desenvolvimento humano e histórico-crítica da educação, foi possível compreender as contradições por quais perpassam a educação da infância na atualidade, propomos, com isso, contribuir com a defesa de que a educação infantil deve ser concebida como educação escolar, para que sejam valorizadas as práticas que efetivem o ensino e a aprendizagem através da transmissão do conhecimento sistematizado.
id PCAM_88169f0fd831b59a58a2ba4808ff901c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15452
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Lima, Bárbara Carvalho Marques ToledoPontifícia Universidade Católica de CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2013-02-26http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15452A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis anos incompletos no município de Campinas. Através da epistemologia materialista histórico-dialética realizamos a análise da proposta pedagógica de tal instituição com vistas a identificar sua concepção de escola, criança e professor de educação infantil, utilizando a entrevista com professoras e orientadora pedagógica e análise dos documentos da instituição. Parte-se do pressuposto de que a educação infantil, atualmente, necessita superar os argumentos que a colocam como espaço na qual a educação deve acompanhar o desenvolvimento infantil, intervindo o mínimo possível e também aqueles que valorizam a potencialidade e formação de competências no aluno para atender às exigências do mercado. Com base nos pressupostos das teorias histórico-cultural do desenvolvimento humano e histórico-crítica da educação, foi possível compreender as contradições por quais perpassam a educação da infância na atualidade, propomos, com isso, contribuir com a defesa de que a educação infantil deve ser concebida como educação escolar, para que sejam valorizadas as práticas que efetivem o ensino e a aprendizagem através da transmissão do conhecimento sistematizado.This research dissertation discusses the concepts of child, school and professor of early childhood education outlined in a pedagogical proposal of an institution that serves children 0-6 years of age in the city of Campinas. Through historical materialist and dialectical epistemology we propose the analysis of such pedagogical institution, in order to identify their design school, child and teacher of early childhood education, using interviews with teachers and pedagogic advisor and analysis of the documents of the institution. This is on the assumption that early childhood education, currently, needs to overcome the arguments that set a space in which education must accompany child development, intervening as little as possible and also those who value the capability and skills training for the student to meet market requirements. Based on the assumptions of cultural-historical theories of human development and critical historic l education, it was possible to understand the contradictions which underlie the education of children today, I propose, therefore, contribute to the defense of the early childhood education must be conceived as school education, to be valued as practices that enforce the teaching and learning through transmission of systematized knowledge.porPUC-Campinaseducação infantilsociedade atualproposta pedagógicaconcepçõeseducação escolarearly childhood educationcurrent societypedagogical proposalconceptionsschool educationProposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Megid, Maria Auxiliadora Bueno AndradeCruz, Maria Nazaré da77336444398762652117041293253097CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Barbara_CMTL.pdfcchsa_ppgedu_me_Barbara_CMTL.pdfapplication/pdf564793http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15452/1/cchsa_ppgedu_me_Barbara_CMTL.pdf3db46388ff0efed37b9158c5b7b4c218MD51123456789/154522022-09-02 11:36:28.687oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
title Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
spellingShingle Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
Lima, Bárbara Carvalho Marques Toledo
educação infantil
sociedade atual
proposta pedagógica
concepções
educação escolar
early childhood education
current society
pedagogical proposal
conceptions
school education
title_short Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
title_full Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
title_fullStr Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
title_full_unstemmed Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
title_sort Proposta pedagógica para a educação infantil: educação escolar ou compensatória?
author Lima, Bárbara Carvalho Marques Toledo
author_facet Lima, Bárbara Carvalho Marques Toledo
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bárbara Carvalho Marques Toledo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
contributor_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
sociedade atual
proposta pedagógica
concepções
educação escolar
early childhood education
current society
pedagogical proposal
conceptions
school education
topic educação infantil
sociedade atual
proposta pedagógica
concepções
educação escolar
early childhood education
current society
pedagogical proposal
conceptions
school education
description A presente pesquisa de dissertação de mestrado objetiva discutir as concepções de criança, escola e professor de educação infantil delineadas em uma proposta pedagógica de uma instituição que atende crianças de zero a seis anos incompletos no município de Campinas. Através da epistemologia materialista histórico-dialética realizamos a análise da proposta pedagógica de tal instituição com vistas a identificar sua concepção de escola, criança e professor de educação infantil, utilizando a entrevista com professoras e orientadora pedagógica e análise dos documentos da instituição. Parte-se do pressuposto de que a educação infantil, atualmente, necessita superar os argumentos que a colocam como espaço na qual a educação deve acompanhar o desenvolvimento infantil, intervindo o mínimo possível e também aqueles que valorizam a potencialidade e formação de competências no aluno para atender às exigências do mercado. Com base nos pressupostos das teorias histórico-cultural do desenvolvimento humano e histórico-crítica da educação, foi possível compreender as contradições por quais perpassam a educação da infância na atualidade, propomos, com isso, contribuir com a defesa de que a educação infantil deve ser concebida como educação escolar, para que sejam valorizadas as práticas que efetivem o ensino e a aprendizagem através da transmissão do conhecimento sistematizado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15452
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15452/1/cchsa_ppgedu_me_Barbara_CMTL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3db46388ff0efed37b9158c5b7b4c218
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790774037217280