Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Moura, Antônio Carlos Silva
Orientador(a): Balzan, Newton Cesar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15347
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem.
id PCAM_8e65b28e8543667f84ca80ff166fdf8b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15347
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Moura, Antônio Carlos SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:12:28Z2022-02-16T18:12:28Z2007-06-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153478301379136853302Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem.This piece of work aims to show the results of a research on learning evaluation in graduation courses. It was carried out at the State University of Londrina, July 2006 through May 2007, and is chiefly linked up to a research type named as Studies on Education. Firstly, one presents both a historical approach on the city and on the State University of Londrina. Secondly, one salvages not only some important features about the history of learning evaluation, learning-based theories, background-related evaluation into university teaching, but also an analysis regarding Political/Pedagogical Projects and courses selected. Thirdly, one shows the results of questionnaires which were applied to the graduation-spanning faculty of the university and based upon the National Center for Researches. Through the institution s documents and the professors´ research replies scrutinized, one could dwell upon hurdles over the research referred to as how close the university s and the faculty s points of view may be. One also aims to verify any possible changes between graduation background and professors´ evaluation practice and what theories are the basis for such a practice. Thus, this research ends up being important due to its bethink-causing elements on learning evaluation into university teaching, ways to enrich the subject analyzed as well as other views that may arise in order to develop new researches on learning evaluation.porPUC-Campinasavaliação da aprendizagemteorias pedagógicasteorias da aprendizagemavaliação formativaeducação superioravaliar e formarparadigma tradicionalformação para avaliarlearning evaluationpedagogical theorieslearning theoriesbackground related evaluation, university teaching, evaluating and providing backgroundtraditional paradigmbackground to evaluateUm estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de LondrinaA study on learning evaluation in graduation courses at the State University of Londrinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Sordi, Mara Regina Lemes deLopes, Jairo de Araujo67371231258524734244247989810231CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Antonio_CSM.pdfcchsa_ppgedu_me_Antonio_CSM.pdfapplication/pdf539057http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15347/1/cchsa_ppgedu_me_Antonio_CSM.pdfecc64b09e815b4e946d35d3886a0ab2eMD51123456789/153472022-09-02 11:36:24.317oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
dc.title.alternative.none.fl_str_mv A study on learning evaluation in graduation courses at the State University of Londrina
title Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
Moura, Antônio Carlos Silva
avaliação da aprendizagem
teorias pedagógicas
teorias da aprendizagem
avaliação formativa
educação superior
avaliar e formar
paradigma tradicional
formação para avaliar
learning evaluation
pedagogical theories
learning theories
background related evaluation, university teaching, evaluating and providing background
traditional paradigm
background to evaluate
title_short Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
title_full Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
title_sort Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
author Moura, Antônio Carlos Silva
author_facet Moura, Antônio Carlos Silva
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Antônio Carlos Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
contributor_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação da aprendizagem
teorias pedagógicas
teorias da aprendizagem
avaliação formativa
educação superior
avaliar e formar
paradigma tradicional
formação para avaliar
learning evaluation
pedagogical theories
learning theories
background related evaluation, university teaching, evaluating and providing background
traditional paradigm
background to evaluate
topic avaliação da aprendizagem
teorias pedagógicas
teorias da aprendizagem
avaliação formativa
educação superior
avaliar e formar
paradigma tradicional
formação para avaliar
learning evaluation
pedagogical theories
learning theories
background related evaluation, university teaching, evaluating and providing background
traditional paradigm
background to evaluate
description Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15347
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8301379136853302
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15347
identifier_str_mv 8301379136853302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15347/1/cchsa_ppgedu_me_Antonio_CSM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecc64b09e815b4e946d35d3886a0ab2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790777814188032