Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Euzébios Filho, Antonio
Orientador(a): Guzzo, Raquel Souza Lobo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15790
Resumo: Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. Um dos objetivos do projeto é contribuir para o fortalecimento das redes de apoio social, tendo como foco as crianças acompanhadas na referida instituição escolar. Neste contexto, da atuação profissional nos diferentes espaços (escola, comunidade e coordenadoria de assistência social), identificou-se uma compreensão que culpabiliza o pobre pela situação em que ele se encontra. O objetivo deste trabalho foi compreender como a desigualdade social interfere na maneira das pessoas perceberem a si mesmas e aos outros, de distintos segmentos sociais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas técnicas da assistência social sobre a forma como percebem a desigualdade social e as famílias assistidas pelos programas governamentais. Por outro lado, foram feitas entrevistas com dois pais de alunos (da referida escola) sobre como compreendem suas condições de vida e a desigualdade social. As entrevistas foram realizadas respeitando os procedimentos éticos de pesquisa, a partir de um roteiro semiestruturado que buscou abordar alguns temas relevantes para esta pesquisa. Uma análise intensiva das entrevistas permitiu extrair categorias de sentidos que buscaram retratar o sentido que os participantes traziam em suas análises. Os participantes relacionaram suas trajetórias profissionais com suas trajetórias de vida. Eles também compreenderam a desigualdade social a partir das diferenças das condições de vida de determinada população (desigualdade de renda, acesso à serviços como Educação e saúde, condição de moradia, etc.). As características individuais foram tomadas como uma das principais causas da desigualdade social, ou seja, a condição de vida da pessoa é compreendida como resultado da presença ou ausência de uma força interna capaz, por si mesma, de modificar a realidade em que se vive. As perspectivas para o futuro limitam-se às perspectivas imediatas de melhoria das condições de vida. Os participantes ficaram limitados à elaboração de perspectivas de mudança social focais e individualizadas.
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spelling Euzébios Filho, AntonioPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:56:27Z2022-02-16T18:56:27Z2007-12-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157905021249372250097Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. Um dos objetivos do projeto é contribuir para o fortalecimento das redes de apoio social, tendo como foco as crianças acompanhadas na referida instituição escolar. Neste contexto, da atuação profissional nos diferentes espaços (escola, comunidade e coordenadoria de assistência social), identificou-se uma compreensão que culpabiliza o pobre pela situação em que ele se encontra. O objetivo deste trabalho foi compreender como a desigualdade social interfere na maneira das pessoas perceberem a si mesmas e aos outros, de distintos segmentos sociais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas técnicas da assistência social sobre a forma como percebem a desigualdade social e as famílias assistidas pelos programas governamentais. Por outro lado, foram feitas entrevistas com dois pais de alunos (da referida escola) sobre como compreendem suas condições de vida e a desigualdade social. As entrevistas foram realizadas respeitando os procedimentos éticos de pesquisa, a partir de um roteiro semiestruturado que buscou abordar alguns temas relevantes para esta pesquisa. Uma análise intensiva das entrevistas permitiu extrair categorias de sentidos que buscaram retratar o sentido que os participantes traziam em suas análises. Os participantes relacionaram suas trajetórias profissionais com suas trajetórias de vida. Eles também compreenderam a desigualdade social a partir das diferenças das condições de vida de determinada população (desigualdade de renda, acesso à serviços como Educação e saúde, condição de moradia, etc.). As características individuais foram tomadas como uma das principais causas da desigualdade social, ou seja, a condição de vida da pessoa é compreendida como resultado da presença ou ausência de uma força interna capaz, por si mesma, de modificar a realidade em que se vive. As perspectivas para o futuro limitam-se às perspectivas imediatas de melhoria das condições de vida. Os participantes ficaram limitados à elaboração de perspectivas de mudança social focais e individualizadas.This study comes from an established practice in a context marked by social inequality. The inclusion in a public school, located in Campinas, has been through by the project, From Risk to Protection", sponsored by CNPq. This is a project which one of the goals is to contribute to the empowerment of the networks of social support, with the focus children together in that institution school. In this context, from the professional performance in different areas (school, community and social assistance), we identified an understanding that blames the poor for the situation in which it finds itself. The objective of this work was to understand how social inequality influences the way of people perceive itself and the other, of different social segments. For the deepening of this analysis, interviews were conducted with two professionals of social assistance about the way that they perceive social inequality and life s condition of families assisted by the government. In addition, interviews were made with two children´s parents (of that school) on how to understand their living conditions and the social inequality. The interviews were conducted regarding the procedures of ethical research, from a semi-structured roadmap that sought address some issues relevant to this search. An intensive analysis of interviews helped constructed categories of directions that sought portraying the sense that the participants brought in their discourses. The participants related their trajectories with their professional paths of life, also understood the social inequality from the differences in living conditions of a population (inequality of income, access to services such as education and health, condition of housing, expectation of life, etc.). The individual characteristics have been taken like one of the mains causes of social inequality. The life s condition were perceived, by the participants, as result the presence or absence of a capable force inside, which were understood as enough to change the reality in which they live. The prospects for the future are limited to the prospects for immediate improvement of living conditions. The alternatives for improvement of living need of a structural analysis of reality, therefore, the participants were limited to the development of focal and individualized perspectives.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasclasses sociaisdesigualdade socialsubjetividadeconsciência e alienaçãosocial classessocial inequalitysubjectivityconsciousness and alienation.Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade socialConsciousness, ideology and poverty: human sociability and social inequalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Guanais, Maria Adelina BiondiRodrigues, Robério Paulino96353134883117777617332783433199CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Antonio_EF.pdfccv_ppgpsico_me_Antonio_EF.pdfapplication/pdf831915http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15790/1/ccv_ppgpsico_me_Antonio_EF.pdf185e00c86f5dd50ce406b4e3995bbfa4MD51123456789/157902022-09-02 11:36:13.528oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15790Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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