Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Campos, Ana Maria de
Orientador(a): Pachane, Graziela Giusti
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15386
Resumo: A presente investigação narrativa tem como objetivo estudar uma experiência de formação de educadores realizada na cidade de Campinas-SP, no período de 2003-2004. Sua relevância é atestada ao se utilizar como instrumentos de análise narrativas autobiográficas, cartas, diários, poesias e crônicas produzidas por educadoras populares participantes do projeto de alfabetização de jovens e adultos, incluindo a própria educadora-pesquisadora. As fontes são potentes para dar a ver os movimentos de recriação de saberes construídos ao longo da vida. As anotações reflexivas e autobiográficas, escritas a posteriori da experiência vivida, revelam a compreensão da história pessoal imbricada na história social dos sujeitos/objetos. A atitude autoral manifesta nos textos e nas opções de vida das educadoras sinalizam que a concepção emancipatória da produção do conhecimento experienciada na Educação Popular favorece o desenvolvimento da inteligência, das energias criativas e da solidariedade para a superação dos estigmas e condicionamentos sociais. A ressignificação da vida como uma obra de arte, inconclusa e aberta pode ser vislumbrada nos registros autorais. Com esse percurso investigativo se amplifica as vozes silenciadas na cultura oficial e nos discursos acadêmicos, trazendo à luz outras versões para dialogar e problematizar os contextos sociais em que se dão as práticas educativas. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e contou com financiamento da CAPES.
id PCAM_aa3e866257a09c7034111f4e685bf576
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15386
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Campos, Ana Maria dePontifícia Universidade Católica de CampinasPachane, Graziela Giusti2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2009-02-04http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153869893667016064379A presente investigação narrativa tem como objetivo estudar uma experiência de formação de educadores realizada na cidade de Campinas-SP, no período de 2003-2004. Sua relevância é atestada ao se utilizar como instrumentos de análise narrativas autobiográficas, cartas, diários, poesias e crônicas produzidas por educadoras populares participantes do projeto de alfabetização de jovens e adultos, incluindo a própria educadora-pesquisadora. As fontes são potentes para dar a ver os movimentos de recriação de saberes construídos ao longo da vida. As anotações reflexivas e autobiográficas, escritas a posteriori da experiência vivida, revelam a compreensão da história pessoal imbricada na história social dos sujeitos/objetos. A atitude autoral manifesta nos textos e nas opções de vida das educadoras sinalizam que a concepção emancipatória da produção do conhecimento experienciada na Educação Popular favorece o desenvolvimento da inteligência, das energias criativas e da solidariedade para a superação dos estigmas e condicionamentos sociais. A ressignificação da vida como uma obra de arte, inconclusa e aberta pode ser vislumbrada nos registros autorais. Com esse percurso investigativo se amplifica as vozes silenciadas na cultura oficial e nos discursos acadêmicos, trazendo à luz outras versões para dialogar e problematizar os contextos sociais em que se dão as práticas educativas. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e contou com financiamento da CAPES.The present narrative investigation aims at studying an experience in the development of educators carried out in the city of Campinas-SP through 2003-2004. Its relevance is justified by the analysis of narratives and documents such as autobiographies, letters, diaries, poetry and chronicles written by popular educators who have been participating in the literacy programs of young and adults, including this researcher educator. These sources have proven very powerful in providing insights from the movements of re-creating knowledge along life. The reflexive and autobiographic notes written a posteriori the live experiences reveal the understanding of the personal history deeply involved in the personal histories of the individuals/object. The educators attitude as a writer manifested in the texts and in their life choice as educators indicates that the emancipating conception of the production of knowledge experienced in the Popular Education gives rise to the development of the intellect, of creative energies, and of solidarity in overcoming the social constraints and restrictive conditions. The written texts also give rise to a new meaning of life as a work of art still to be finished and open to new experiences. This investigation amplifies the voices that have been silenced in the official culture and in the academy, and brings light to other versions for discussions and new propositions to be worked out in the social contexts where educational practices take place. This work was developed in line with the Research of Pedagogical Practices and the Educators Education, within the ICCON Research Group (Interdisciplinary and Knowledge Production Group) of the Post Graduation Program of the Pontifícia Universidade Católica de Campinas with grant from CAPES.porPUC-Campinasformação de educadoresprodução do conhecimentoeducação populareducators educationknowledge productionpopular educationDiálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popularDialogues with teachers who educate by learning-educators education from an experience on Popular Education programsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4049705154151062Prado, Guilherme do Val ToledoVarani, Adriana04407479656644992971233303849752CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ana_MC.pdfcchsa_ppgedu_me_Ana_MC.pdfapplication/pdf24947916http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15386/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_MC.pdff619543a99b58b77dacee6c8205b2235MD51123456789/153862022-09-02 11:36:26.157oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Dialogues with teachers who educate by learning-educators education from an experience on Popular Education programs
title Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
spellingShingle Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
Campos, Ana Maria de
formação de educadores
produção do conhecimento
educação popular
educators education
knowledge production
popular education
title_short Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
title_full Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
title_fullStr Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
title_full_unstemmed Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
title_sort Diálogos com quem ousa educar, educando-se: a formação de educadores a partir de uma experiência de educação popular
author Campos, Ana Maria de
author_facet Campos, Ana Maria de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Maria de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pachane, Graziela Giusti
contributor_str_mv Pachane, Graziela Giusti
dc.subject.por.fl_str_mv formação de educadores
produção do conhecimento
educação popular
educators education
knowledge production
popular education
topic formação de educadores
produção do conhecimento
educação popular
educators education
knowledge production
popular education
description A presente investigação narrativa tem como objetivo estudar uma experiência de formação de educadores realizada na cidade de Campinas-SP, no período de 2003-2004. Sua relevância é atestada ao se utilizar como instrumentos de análise narrativas autobiográficas, cartas, diários, poesias e crônicas produzidas por educadoras populares participantes do projeto de alfabetização de jovens e adultos, incluindo a própria educadora-pesquisadora. As fontes são potentes para dar a ver os movimentos de recriação de saberes construídos ao longo da vida. As anotações reflexivas e autobiográficas, escritas a posteriori da experiência vivida, revelam a compreensão da história pessoal imbricada na história social dos sujeitos/objetos. A atitude autoral manifesta nos textos e nas opções de vida das educadoras sinalizam que a concepção emancipatória da produção do conhecimento experienciada na Educação Popular favorece o desenvolvimento da inteligência, das energias criativas e da solidariedade para a superação dos estigmas e condicionamentos sociais. A ressignificação da vida como uma obra de arte, inconclusa e aberta pode ser vislumbrada nos registros autorais. Com esse percurso investigativo se amplifica as vozes silenciadas na cultura oficial e nos discursos acadêmicos, trazendo à luz outras versões para dialogar e problematizar os contextos sociais em que se dão as práticas educativas. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e contou com financiamento da CAPES.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15386
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9893667016064379
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15386
identifier_str_mv 9893667016064379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15386/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_MC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f619543a99b58b77dacee6c8205b2235
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790775374151680