Um cristianismo por Michel Foucault: pastorado cristão e vida monástica a partir de uma leitura das práticas de governo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Gesueli, Fábio Gonzaga
Orientador(a): Barros, Douglas Ferreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14866
Resumo: O objetivo de nossa dissertação é estudar o movimento que Michel Foucault inicia a partir de 1978, no curso Segurança, território, população, e em 1980, no curso Do governo dos vivos, realizando uma operação genealógica que o leva até os escritos do cristianismo primitivo. O pensador se debruça sobre as práticas estabelecidas no modelo de pastorado cristão e no modelo de vida monástica de caráter cenobítico. Podemos dizer que tal movimento de análise dos textos cristãos dos primeiros séculos de nossa era são motivados pelas seguintes questões: como efetuar, e se possível com máxima eficiência, um governo das condutas dos homens? Como os homens, no Ocidente, foram levados a governarem a si mesmos, mas, também, a serem governados pelos outros? O objetivo de Foucault nesses cursos será analisar as formas de governo estabelecidas pelas formulações do pensamento do cristão primitivo, observando as práticas de condução de condutas aplicadas sobre os homens. É sobre essa problemática que nossa dissertação repousa, a saber, as formas de governo dos homens no modelo do pastorado cristão e da vida monástica. Para isso, trilharemos o seguinte caminho: em 1978, em Segurança, território, população, Foucault nos apresenta uma análise das artes de governar desenvolvidas a partir do século XVI. Ao apresentar tais tecnologias de governo, o filósofo introduz em sua análise o conceito de governamentalidade, operacionalizando uma reflexão em relação as práticas de governo e as formas de condução dos homens. Já em 1980, em Do governo dos vivos, Foucault mantém suas análises no escopo da governamentalidade, mas agora com uma novidade em relação ao curso de 1978, a saber, o governo dos homens pela verdade. Segundo Foucault, o homem ocidental foi levado a produzir uma verdade de si mesmo. Tal verdade e tal dinâmica de produção dessa verdade é elucidada pela ideia de regimes de verdade. Tais regimes são responsáveis pela subjetivação de um sujeito que se configura como sujeito confessante, a partir de práticas que objetivam a produção de um discurso da verdade sobre si mesmo.
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O objetivo de Foucault nesses cursos será analisar as formas de governo estabelecidas pelas formulações do pensamento do cristão primitivo, observando as práticas de condução de condutas aplicadas sobre os homens. É sobre essa problemática que nossa dissertação repousa, a saber, as formas de governo dos homens no modelo do pastorado cristão e da vida monástica. Para isso, trilharemos o seguinte caminho: em 1978, em Segurança, território, população, Foucault nos apresenta uma análise das artes de governar desenvolvidas a partir do século XVI. Ao apresentar tais tecnologias de governo, o filósofo introduz em sua análise o conceito de governamentalidade, operacionalizando uma reflexão em relação as práticas de governo e as formas de condução dos homens. Já em 1980, em Do governo dos vivos, Foucault mantém suas análises no escopo da governamentalidade, mas agora com uma novidade em relação ao curso de 1978, a saber, o governo dos homens pela verdade. Segundo Foucault, o homem ocidental foi levado a produzir uma verdade de si mesmo. Tal verdade e tal dinâmica de produção dessa verdade é elucidada pela ideia de regimes de verdade. Tais regimes são responsáveis pela subjetivação de um sujeito que se configura como sujeito confessante, a partir de práticas que objetivam a produção de um discurso da verdade sobre si mesmo.Spirit’s Age is a concept of the medieval monk Joachim of Fiore with which he understood the historical stage after the Son’s Age, which succeeds the Father’s Age. So, in Trinitarian theology of history, Fiore formulated the idea of historical epochs that constitute by the relationship and realization of the judeo-christian message. Gianni Vattimo take the concept Spirit’s Age of Joachim of Fiore. Yet he uses it for to categorize the postmodernity as the epoch prophesied by medieval monk. Vattimo understand the postmodernity as a time of history after modernity, but it keeps with the modernity a convalescent relationship, so that postmodernity emerges from the modern world and its crisis. The first task of dissertation is to identify how is in Vattimo’s thinking the relationship between postmodernity and Spirit’s Age. This concept is at background of the development of this research. This joint is made possible by Vattimo because he takes the hermeneutic as methodological assumption of his philosophy of religion. The hermeneutic is the koiné of post-modernity that is born with antimetaphysical philosophies of Nietzsche and Heidegger. These authors are associated with Christianity by Vattimo. In this perspective, the German philosophers are Christians because they carry out the same task of Judeo-Christian message, i. e., the destruction of metaphysics. This is the field of postmodernity or Spirit’s Age that has its purpose the urgency to put an end in metaphysical thinking through hermeneutics or, by Vattimo, through pensiero debole. With the postmodernity hermeneutics, the philosopher brings in his reflections on philosophy of religion important questions for us to think of the weakening of onto-theology as, for example, in the biblical interpretation, validity of dogmas and truth as adaequatio. The development of this problem led Vattimo to approach another aspect to form his world experience and his religion experience. In his writings of philosophy of religion, he appoints the caritas as the praxis of gospel and the only one without a metaphysical foundation in the Sacred Scripture. The concept of charity guides all reflection of Vattimo about the postmodernity since it presupposes hermeneutic and dialogue as necessary aspects for the interpretation of reality that can never be understood by itself. Hence, it develops the practical implications that Vattimo’s thought favors and that can be seen in his understanding about the violence, the future of Christianity and the world politics. We used the hermeneutic philosophy as a research methodology to access the works of the author and we appoint the concept of Spirit’s Age as input key in Vattimo’s thinking.Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasFoucaultGovernoGovernamentalidadePastorado cristãoVida monásticaFoucaultChristian pastorateMonastic lifeGovernmentGovernmentalityUm cristianismo por Michel Foucault: pastorado cristão e vida monástica a partir de uma leitura das práticas de governoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4396269727605413Candiotto, CesarBarsalini, Glauco62609378508135853030219210729027CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Religião123456789/148662024-04-01 11:04:13.986oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-04-01T14:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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