Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Zia, Katia Panfiete
Orientador(a): Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15712
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação.
id PCAM_ae9ce94ccfd359b57bb0589c7c500353
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15712
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Zia, Katia PanfietePontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:41:47Z2022-02-16T18:41:47Z2012-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157124560096903994381Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação.This research aimed to investigate psychoanalytically the collective imagination of inclusive educators about being a teacher nowadays, given the importance of this professional in the execution of the inclusive process. We conducted four group interviews for approaching collective personhood, in which participated eleven teachers from a public institution for special education support. Affiliated to intersubjective psychoanalysis, we used Winnicott's spontaneous theater to facilitate emotional communication. We recorded the clinical event through psychoanalytic narratives, whose approach enabled the interpretative production of a field of affective-emotional meaning, called "the last straw". This is organized around the belief in that "being a teacher" is to suffer due to increasing requests to assume tasks beyond their responsibilities. In this context, school inclusion is not specifically discussed, being confounded with one of the various requirements imposed to teachers. Work-related suffering is translated as impotence and incapability of perceiving a broader social and political horizon that forges, in a perverse way, the precarious working conditions in education.porPUC-Campinasimaginário coletivopesquisa psicanalíticaeducadoresinclusão escolarprevençãointervenção psicológicacollective imaginarypsychoanalytic researcheducatorsschool inclusionpsychological preventioninterventionGota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão"The Last Straw": collective imagination of inclusive educators about being a teacher in times of inclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Souza, Vera Lúcia Trevisan deCury, Vera EnglerRibeiro, Diana Pancini de Sá AntunesCamps, Christiane Isabelle Couve de Murville6876954243774464341430834380948062610357869769745631003669090848CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdfccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdfapplication/pdf1340295http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15712/1/ccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdf0e7e752009d95213a652f1a7ce27fdd3MD51123456789/157122022-09-02 11:36:57.838oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
dc.title.alternative.none.fl_str_mv "The Last Straw": collective imagination of inclusive educators about being a teacher in times of inclusion
title Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
spellingShingle Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
Zia, Katia Panfiete
imaginário coletivo
pesquisa psicanalítica
educadores
inclusão escolar
prevenção
intervenção psicológica
collective imaginary
psychoanalytic research
educators
school inclusion
psychological prevention
intervention
title_short Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
title_full Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
title_fullStr Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
title_full_unstemmed Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
title_sort Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
author Zia, Katia Panfiete
author_facet Zia, Katia Panfiete
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Zia, Katia Panfiete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
contributor_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.subject.por.fl_str_mv imaginário coletivo
pesquisa psicanalítica
educadores
inclusão escolar
prevenção
intervenção psicológica
collective imaginary
psychoanalytic research
educators
school inclusion
psychological prevention
intervention
topic imaginário coletivo
pesquisa psicanalítica
educadores
inclusão escolar
prevenção
intervenção psicológica
collective imaginary
psychoanalytic research
educators
school inclusion
psychological prevention
intervention
description Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:41:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:41:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15712
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 4560096903994381
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15712
identifier_str_mv 4560096903994381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15712/1/ccv_ppgpsico_dr_Katia_PZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e7e752009d95213a652f1a7ce27fdd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790778581745664