Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Chaddad, Flávio Roberto
Orientador(a): Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465
Resumo: Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado.
id PCAM_ba564a7a4861c518d37b68b3712f97db
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15465
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Chaddad, Flávio RobertoPontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Dulce Maria Pompêo de2022-02-16T18:15:13Z2022-02-16T18:15:13Z2004-10-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado.This study follows the line of research "University, Teaching and Education of Teachers". Because of the environmental degradation in which the world finds itself, there are many discussions that point to environmental education as one of the ways to revert this scene. Proposals of courses and projects for environmental education are multiplying as a means of teaching alternative pedagogical procedures and practices for creating a new environmental attitude. The objective of this study was to evaluate the change in values and behavior of a group of teachers that took a course specializing in the Education of Environmental Educators given at a university in the state of São Paulo during 2002. Data, collected by means of a semi-structured questionnaire, was interpreted according to presuppositions of the analysis of content. Two categories were defined "a priori": the environment and environmental education, and the education of the teacher/researcher. We were able to show that there was a change in concepts of environment and environmental education, respectively, in six of the eight teachers interviewed. Regarding the education of teacher/researchers, six of them said they had experienced a change of concept in their pedagogical practices, but only three changed their behavior. Regarding the means to promote environmental education, six teachers indicated the involvement of the practice of participative-research-action that was used during the course. Keywords: Environmental Education; Continued.porPUC-Campinaseducação ambientalformação continuadapesquisa-ação-participativaformação do educador ambientalenvironmental educationcontinued educationparticipative-research-actioneducation of the environmental educatorFormação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambientalContinued education: development of an environmental education projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5573826378717700Castanho, Sérgio Eduardo MontesSeixas, Sonia Regina da Cal05682504541012834762940910820774CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdfcchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdfapplication/pdf1190595http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15465/1/cchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdfdf4f4fa24d8bc5f9c883321569c6d478MD51123456789/154652022-09-02 11:36:27.705oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Continued education: development of an environmental education project
title Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
spellingShingle Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
Chaddad, Flávio Roberto
educação ambiental
formação continuada
pesquisa-ação-participativa
formação do educador ambiental
environmental education
continued education
participative-research-action
education of the environmental educator
title_short Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
title_full Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
title_fullStr Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
title_full_unstemmed Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
title_sort Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
author Chaddad, Flávio Roberto
author_facet Chaddad, Flávio Roberto
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaddad, Flávio Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Dulce Maria Pompêo de
contributor_str_mv Camargo, Dulce Maria Pompêo de
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
formação continuada
pesquisa-ação-participativa
formação do educador ambiental
environmental education
continued education
participative-research-action
education of the environmental educator
topic educação ambiental
formação continuada
pesquisa-ação-participativa
formação do educador ambiental
environmental education
continued education
participative-research-action
education of the environmental educator
description Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15465/1/cchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df4f4fa24d8bc5f9c883321569c6d478
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790771665338368