Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465 |
Resumo: | Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado. |
id |
PCAM_ba564a7a4861c518d37b68b3712f97db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15465 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chaddad, Flávio RobertoPontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Dulce Maria Pompêo de2022-02-16T18:15:13Z2022-02-16T18:15:13Z2004-10-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado.This study follows the line of research "University, Teaching and Education of Teachers". Because of the environmental degradation in which the world finds itself, there are many discussions that point to environmental education as one of the ways to revert this scene. Proposals of courses and projects for environmental education are multiplying as a means of teaching alternative pedagogical procedures and practices for creating a new environmental attitude. The objective of this study was to evaluate the change in values and behavior of a group of teachers that took a course specializing in the Education of Environmental Educators given at a university in the state of São Paulo during 2002. Data, collected by means of a semi-structured questionnaire, was interpreted according to presuppositions of the analysis of content. Two categories were defined "a priori": the environment and environmental education, and the education of the teacher/researcher. We were able to show that there was a change in concepts of environment and environmental education, respectively, in six of the eight teachers interviewed. Regarding the education of teacher/researchers, six of them said they had experienced a change of concept in their pedagogical practices, but only three changed their behavior. Regarding the means to promote environmental education, six teachers indicated the involvement of the practice of participative-research-action that was used during the course. Keywords: Environmental Education; Continued.porPUC-Campinaseducação ambientalformação continuadapesquisa-ação-participativaformação do educador ambientalenvironmental educationcontinued educationparticipative-research-actioneducation of the environmental educatorFormação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambientalContinued education: development of an environmental education projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5573826378717700Castanho, Sérgio Eduardo MontesSeixas, Sonia Regina da Cal05682504541012834762940910820774CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdfcchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdfapplication/pdf1190595http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15465/1/cchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdfdf4f4fa24d8bc5f9c883321569c6d478MD51123456789/154652022-09-02 11:36:27.705oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Continued education: development of an environmental education project |
title |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental |
spellingShingle |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental Chaddad, Flávio Roberto educação ambiental formação continuada pesquisa-ação-participativa formação do educador ambiental environmental education continued education participative-research-action education of the environmental educator |
title_short |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental |
title_full |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental |
title_fullStr |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental |
title_sort |
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental |
author |
Chaddad, Flávio Roberto |
author_facet |
Chaddad, Flávio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaddad, Flávio Roberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
contributor_str_mv |
Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental formação continuada pesquisa-ação-participativa formação do educador ambiental environmental education continued education participative-research-action education of the environmental educator |
topic |
educação ambiental formação continuada pesquisa-ação-participativa formação do educador ambiental environmental education continued education participative-research-action education of the environmental educator |
description |
Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:15:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:15:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15465/1/cchsa_ppgedu_me_Flavio_RC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df4f4fa24d8bc5f9c883321569c6d478 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790771665338368 |