O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Bertini Junior, Nestor
Orientador(a): Tassoni, Elvira Cristina Martins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15429
Resumo: Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve relacionada a planos inferiores, menos valorizados. Por outro lado, o intelecto a planos, qualitativamente, superiores. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 observa-se um avanço para a educação física, que passa a ser considerada um componente curricular como os demais, deixando de ser uma atividade extracurricular. Diante deste cenário, destaca-se que a educação física passou por importantes mudanças, que marcaram as práticas pedagógicas, influenciando a forma como professores concebem a área e sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma investigação de campo, com quatro professores de educação física do ensino público com tempo de formado e de docência diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas recorrentes, envolvendo grande interação entre pesquisador e sujeitos. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas e transcrições com a categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da Educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e pela forma de organizar a prática pedagógica, bem como influenciam na valorização tanto da área como do próprio docente.
id PCAM_c3b115372d88c8607e6e12670b126e82
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15429
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Bertini Junior, NestorPontifícia Universidade Católica de CampinasTassoni, Elvira Cristina Martins2022-02-16T18:14:26Z2022-02-16T18:14:26Z2012-02-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154295328642810831153Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve relacionada a planos inferiores, menos valorizados. Por outro lado, o intelecto a planos, qualitativamente, superiores. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 observa-se um avanço para a educação física, que passa a ser considerada um componente curricular como os demais, deixando de ser uma atividade extracurricular. Diante deste cenário, destaca-se que a educação física passou por importantes mudanças, que marcaram as práticas pedagógicas, influenciando a forma como professores concebem a área e sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma investigação de campo, com quatro professores de educação física do ensino público com tempo de formado e de docência diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas recorrentes, envolvendo grande interação entre pesquisador e sujeitos. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas e transcrições com a categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da Educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e pela forma de organizar a prática pedagógica, bem como influenciam na valorização tanto da área como do próprio docente.This research has as a central point of investigation how the changes occurred in the physical education area have been changing the teacher conception and his pedagogical practice. Historically, the enphasis on the body had been related to inferior and less valorized topics while intelectual subjects had been considered superior. With the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , from 1996, people can see an educational advance for the physical education, which is now considered a curricular component, as the other subjects, it s not seen as an extracurricular subject anymore. Inside this new conception, the phisical education has been through important changes which have influenced the pedagogical practices and the way teachers see the area ant its practice. This is a qualitative research, with field investigation, interviewing four public physical education teachers who have different years of experience in the area. Dates were colected through interviews, evolving a great interaction among researcher and teachers. This procedure is based on some steps, recurrent interviews and transcriptions and the categorization of the dates after each of them. The subjects participate completing, changing and explaining information. The results allowed us to realize that the changes occurred in the physical education area, in the view of the interviewed teachers, can influence students in their initial formation, going through the workplace conditions and the way pedagogical practice is organized, as well as that they can influence the valorization of the subject and its teacher.porPUC-Campinaspráticas pedagógicasformação do educadoreducação físicaentrevistas recorrentesthe pedagogical practicesteacher formationphysical educationrecurrent interviewsO olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicasThe teacher s view of the contemporary physical education: conceptions e pedagogycal practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Scaglia, Alcides JoséMachado, Vera Lúcia de Carvalho60528686817864479375761445315596CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Nestor_BJ.pdfcchsa_ppgedu_me_Nestor_BJ.pdfapplication/pdf492884http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15429/1/cchsa_ppgedu_me_Nestor_BJ.pdf65d3508d4fe274d6cecc097a3df63f70MD51123456789/154292022-09-02 11:36:24.493oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The teacher s view of the contemporary physical education: conceptions e pedagogycal practices
title O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
spellingShingle O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
Bertini Junior, Nestor
práticas pedagógicas
formação do educador
educação física
entrevistas recorrentes
the pedagogical practices
teacher formation
physical education
recurrent interviews
title_short O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
title_full O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
title_fullStr O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
title_sort O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
author Bertini Junior, Nestor
author_facet Bertini Junior, Nestor
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini Junior, Nestor
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
contributor_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv práticas pedagógicas
formação do educador
educação física
entrevistas recorrentes
the pedagogical practices
teacher formation
physical education
recurrent interviews
topic práticas pedagógicas
formação do educador
educação física
entrevistas recorrentes
the pedagogical practices
teacher formation
physical education
recurrent interviews
description Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve relacionada a planos inferiores, menos valorizados. Por outro lado, o intelecto a planos, qualitativamente, superiores. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 observa-se um avanço para a educação física, que passa a ser considerada um componente curricular como os demais, deixando de ser uma atividade extracurricular. Diante deste cenário, destaca-se que a educação física passou por importantes mudanças, que marcaram as práticas pedagógicas, influenciando a forma como professores concebem a área e sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma investigação de campo, com quatro professores de educação física do ensino público com tempo de formado e de docência diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas recorrentes, envolvendo grande interação entre pesquisador e sujeitos. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas e transcrições com a categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da Educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e pela forma de organizar a prática pedagógica, bem como influenciam na valorização tanto da área como do próprio docente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15429
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5328642810831153
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15429
identifier_str_mv 5328642810831153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15429/1/cchsa_ppgedu_me_Nestor_BJ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65d3508d4fe274d6cecc097a3df63f70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790773525512192