O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Araujo, João Marcos Pulz
Orientador(a): Tassoni, Elvira Cristina Martins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15514
Resumo: A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido projeto, em sua iniciativa de despertar o interesse pela leitura literária nos alunos, propõe diversas atividades envolvendo o universo literário, que colaboram para a aproximação dos alunos a novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. O objetivo da pesquisa foi investigar o Projeto Sarau Literário identificando os fatores que contribuem e/ou dificultam a formação de alunos leitores. Foram realizadas observações de campo, tanto em sala de aula como durante a realização do Sarau Literário, que no ano de 2016 ficou sob responsabilidade dos alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental; foram realizadas ainda entrevistas com membros da equipe gestora, professores e alunos; questionário para os alunos do 6º e 7º ano; e análise documental de registros de edições anteriores do Projeto. A pesquisa – qualitativa do tipo estudo de caso – fundamentou-se na teoria histórico-cultural e o processo de análise do material empírico resultou na elaboração de quatro núcleos temáticos: a) trabalho coletivo na escola; b) mediação pedagógica; c) tecnologia; d) mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados evidenciaram que não houve um engajamento do corpo docente e da gestão da escola que pudesse se consolidar como trabalho coletivo, apenas algumas parcerias de colaboração pontuais entre a professora organizadora do Projeto e outros professores. Essa colaboração sofreu uma ruptura em 2016 contribuindo para que o Sarau Literário sofresse algumas perdas significativas de participação dos alunos. Os resultados apontaram ainda para questões da afetividade nos processos de mediação pedagógica, que se constituíram em aspectos bastante significativos no processo de formação de leitores literários. Em relação à tecnologia, embora tenha ganhado destaque na revisão de literatura, não se revelou, contudo, um aspecto relevante no que se refere ao universo pesquisado. Os três núcleos temáticos apresentados trouxeram elementos para a discussão sobre os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento de leitor dos alunos (último núcleo temático). Nele se destacou as alterações no desempenho dos alunos em relação à leitura literária. Portanto, a pesquisa traz contribuições para a reflexão a respeito dos fenômenos que podem aproximar ou afastar os alunos da leitura literária e, mesmo diante das dificuldades, o Projeto Sarau Literário é uma proposta promissora para a formação de alunos leitores.
id PCAM_c82d00e9466707e527434a358931ca4b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15514
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Araujo, João Marcos PulzPontifícia Universidade Católica de CampinasTassoni, Elvira Cristina Martins2022-02-16T18:15:59Z2022-02-16T18:15:59Z2017-12-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15514A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido projeto, em sua iniciativa de despertar o interesse pela leitura literária nos alunos, propõe diversas atividades envolvendo o universo literário, que colaboram para a aproximação dos alunos a novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. O objetivo da pesquisa foi investigar o Projeto Sarau Literário identificando os fatores que contribuem e/ou dificultam a formação de alunos leitores. Foram realizadas observações de campo, tanto em sala de aula como durante a realização do Sarau Literário, que no ano de 2016 ficou sob responsabilidade dos alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental; foram realizadas ainda entrevistas com membros da equipe gestora, professores e alunos; questionário para os alunos do 6º e 7º ano; e análise documental de registros de edições anteriores do Projeto. A pesquisa – qualitativa do tipo estudo de caso – fundamentou-se na teoria histórico-cultural e o processo de análise do material empírico resultou na elaboração de quatro núcleos temáticos: a) trabalho coletivo na escola; b) mediação pedagógica; c) tecnologia; d) mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados evidenciaram que não houve um engajamento do corpo docente e da gestão da escola que pudesse se consolidar como trabalho coletivo, apenas algumas parcerias de colaboração pontuais entre a professora organizadora do Projeto e outros professores. Essa colaboração sofreu uma ruptura em 2016 contribuindo para que o Sarau Literário sofresse algumas perdas significativas de participação dos alunos. Os resultados apontaram ainda para questões da afetividade nos processos de mediação pedagógica, que se constituíram em aspectos bastante significativos no processo de formação de leitores literários. Em relação à tecnologia, embora tenha ganhado destaque na revisão de literatura, não se revelou, contudo, um aspecto relevante no que se refere ao universo pesquisado. Os três núcleos temáticos apresentados trouxeram elementos para a discussão sobre os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento de leitor dos alunos (último núcleo temático). Nele se destacou as alterações no desempenho dos alunos em relação à leitura literária. Portanto, a pesquisa traz contribuições para a reflexão a respeito dos fenômenos que podem aproximar ou afastar os alunos da leitura literária e, mesmo diante das dificuldades, o Projeto Sarau Literário é uma proposta promissora para a formação de alunos leitores.This research is actually a study of case that investigates a pedagogical project developed by a public school from an inland in the State of São Paulo that was called “Projeto Sarau Literário”. The mentioned Project has a special purpose which is wake up inside of the students the real attention for the literature by means of diversified activities envolving the universe of literature that contributes to bring the students closest for new cultural and stetical expressions relationed with literature. The object of this study was investigate the Project Sarau Literario identifying the reasons that contributed or becomes more difficulty formation of readers students. Observations of fields were made in the classrooms as well as during the production of the Project of Sarau Literario; interviews with members from management team, teachers and students; survey for the students and a documental review of past previous editions records of the Project. The research – qualitative case study- was mainly based on theory Historic- Cultural and on the review of empirical matter results in an elaborations of four tematical cores: a) collective work at school; b) pedagogical mediation; c) technology; d) changes in student reading behavior. The results highlighted that did not had an engagement from teaching staff and from the management of school that could be consolidates as a collective work just some punctual contributions between organizing teacher from the Project and others teachers. On the other hand, the collective research itself had a rupture and obstacles to conduct the Project in 2016. The study outcomes still indicates to the quality pedagogical mediation which became an specially significant aspect on the proccess of readers literary formation. With regard to technology, althought it had on spotlight on literature revision, it did not reveal however an aspect relevant in the universe of researched. The three thematics cores exhibited brings items for discuss about the causes that contribuited for the changes in students reading behaviors (last thematic core). It highlighted the modifications on students performances in relation literary reading. Therefore the research brings contributions to a reflection on the phenomena which can approach or put away the students from the literary reading and even with the difficulties and challenges, the Project Sarau Literario is a promising propose for the promotion of readers students.porPUC-CampinasLiteraturaLeitura LiteráriaMediação PedagógicaAfetividadeLiteratureReading LiteraryPedagogical MediationAffectivityO desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_João_MPA.pdfcchsa_ppgedu_me_João_MPA.pdfapplication/pdf1325515http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15514/1/cchsa_ppgedu_me_Jo%c3%a3o_MPA.pdfbe33b5e9bfc57f445ec3fc7d06224753MD51123456789/155142022-09-02 11:36:30.242oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
title O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
spellingShingle O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
Araujo, João Marcos Pulz
Literatura
Leitura Literária
Mediação Pedagógica
Afetividade
Literature
Reading Literary
Pedagogical Mediation
Affectivity
title_short O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
title_full O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
title_fullStr O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
title_full_unstemmed O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
title_sort O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
author Araujo, João Marcos Pulz
author_facet Araujo, João Marcos Pulz
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, João Marcos Pulz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
contributor_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura Literária
Mediação Pedagógica
Afetividade
Literature
Reading Literary
Pedagogical Mediation
Affectivity
topic Literatura
Leitura Literária
Mediação Pedagógica
Afetividade
Literature
Reading Literary
Pedagogical Mediation
Affectivity
description A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido projeto, em sua iniciativa de despertar o interesse pela leitura literária nos alunos, propõe diversas atividades envolvendo o universo literário, que colaboram para a aproximação dos alunos a novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. O objetivo da pesquisa foi investigar o Projeto Sarau Literário identificando os fatores que contribuem e/ou dificultam a formação de alunos leitores. Foram realizadas observações de campo, tanto em sala de aula como durante a realização do Sarau Literário, que no ano de 2016 ficou sob responsabilidade dos alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental; foram realizadas ainda entrevistas com membros da equipe gestora, professores e alunos; questionário para os alunos do 6º e 7º ano; e análise documental de registros de edições anteriores do Projeto. A pesquisa – qualitativa do tipo estudo de caso – fundamentou-se na teoria histórico-cultural e o processo de análise do material empírico resultou na elaboração de quatro núcleos temáticos: a) trabalho coletivo na escola; b) mediação pedagógica; c) tecnologia; d) mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados evidenciaram que não houve um engajamento do corpo docente e da gestão da escola que pudesse se consolidar como trabalho coletivo, apenas algumas parcerias de colaboração pontuais entre a professora organizadora do Projeto e outros professores. Essa colaboração sofreu uma ruptura em 2016 contribuindo para que o Sarau Literário sofresse algumas perdas significativas de participação dos alunos. Os resultados apontaram ainda para questões da afetividade nos processos de mediação pedagógica, que se constituíram em aspectos bastante significativos no processo de formação de leitores literários. Em relação à tecnologia, embora tenha ganhado destaque na revisão de literatura, não se revelou, contudo, um aspecto relevante no que se refere ao universo pesquisado. Os três núcleos temáticos apresentados trouxeram elementos para a discussão sobre os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento de leitor dos alunos (último núcleo temático). Nele se destacou as alterações no desempenho dos alunos em relação à leitura literária. Portanto, a pesquisa traz contribuições para a reflexão a respeito dos fenômenos que podem aproximar ou afastar os alunos da leitura literária e, mesmo diante das dificuldades, o Projeto Sarau Literário é uma proposta promissora para a formação de alunos leitores.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15514
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15514/1/cchsa_ppgedu_me_Jo%c3%a3o_MPA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be33b5e9bfc57f445ec3fc7d06224753
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790777755467776