Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Santiago, Dalva Gonzalez
Orientador(a): Araujo, Elizabeth Adorno de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15328
Resumo: O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das novas tecnologias educacionais como recurso pedagógico, e busca contribuir para o levantamento das dificuldades em relação à utilização das novas tecnologias no Ensino Superior, detectando indícios de resistência e/ou aceitação por parte dos professores na utilização da informática educacional. Desta forma, procurar-se-á contribuir para direcionar capacitações eficientes para o uso pedagógico da informática na educação superior. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com a intenção de levantar a visão de professores do Ensino Superior quanto ao uso da informática educativa no processo de ensino-aprendizagem, procurando identificar o posicionamento dos docentes dos cursos de Geografia, Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental das Faculdades ASMEC em relação a este tema. Foram enviados trinta e três questionários para os professores dos cursos citados anteriormente, obtivemos resposta de apenas quinze docentes que compuseram a amostra desta pesquisa. Destes, foram escolhidos quatro professores para serem entrevistados. A análise sinaliza pontos convergentes e divergentes entre a forma sugerida por autores que pesquisam essa temática e a forma como a informática educativa tem sido trabalhada pelos professores. O estudo oferece sugestões que poderão contribuir para a inserção da tecnologia na educação.
id PCAM_f079eb6a344733505e97fbcb0a823a7a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15328
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Santiago, Dalva GonzalezPontifícia Universidade Católica de CampinasAraujo, Elizabeth Adorno de2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-05-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15328O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das novas tecnologias educacionais como recurso pedagógico, e busca contribuir para o levantamento das dificuldades em relação à utilização das novas tecnologias no Ensino Superior, detectando indícios de resistência e/ou aceitação por parte dos professores na utilização da informática educacional. Desta forma, procurar-se-á contribuir para direcionar capacitações eficientes para o uso pedagógico da informática na educação superior. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com a intenção de levantar a visão de professores do Ensino Superior quanto ao uso da informática educativa no processo de ensino-aprendizagem, procurando identificar o posicionamento dos docentes dos cursos de Geografia, Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental das Faculdades ASMEC em relação a este tema. Foram enviados trinta e três questionários para os professores dos cursos citados anteriormente, obtivemos resposta de apenas quinze docentes que compuseram a amostra desta pesquisa. Destes, foram escolhidos quatro professores para serem entrevistados. A análise sinaliza pontos convergentes e divergentes entre a forma sugerida por autores que pesquisam essa temática e a forma como a informática educativa tem sido trabalhada pelos professores. O estudo oferece sugestões que poderão contribuir para a inserção da tecnologia na educação.The present work follows the line of research: University Teaching and Teacher Training . Its objective is to investigate the position of different professors concerning the use of new technologies as a pedagogical resource. It tries to contribute to a survey of difficulties regarding the utilization of new technologies in Higher Education, detecting indications of resistance and/or acceptance of the utilization of new technologies on the part of the professors. In this way it seeks to contribute to orientating efficient preparation in the pedagogical use of Information Technology in Higher Education. The study was developed with a qualitative approach with the intention of raising the consciousness of professors in Higher Education regarding the use of educational information technology in the teaching/learning process. The study identifies the position of teachers in the Geography, Administration and Environmental Management Technology courses of ASMEC University in relation to this theme. Three questionnaires were sent to professors of the courses cited above, and only fifteen professors responded, becoming the sampling of this study. From this group, four professors were chosen to be interviewed. The analysis shows convergent and divergent points about the model suggested by authors who research this theme and the model of how educational information technology has been employed by the professors. The study offers suggestions that could contribute to the insertion of technology in education.porPUC-Campinasensino superiorinformática educativaformação de professoreshigher educationeducation informational technologyteacher trainingNovas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docenteNew technologies and higher education: rethinking teacher traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4905266424159579Miskulin, Rosana Giaretta SguerraCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes40387615761213223883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Dalva_GS.pdfcchsa_ppgedu_me_Dalva_GS.pdfapplication/pdf1164472http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15328/1/cchsa_ppgedu_me_Dalva_GS.pdf6b707d7bbdb57795e237a6e6a58306c4MD51123456789/153282022-09-02 11:36:23.676oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
dc.title.alternative.none.fl_str_mv New technologies and higher education: rethinking teacher training
title Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
spellingShingle Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
Santiago, Dalva Gonzalez
ensino superior
informática educativa
formação de professores
higher education
education informational technology
teacher training
title_short Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
title_full Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
title_fullStr Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
title_full_unstemmed Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
title_sort Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
author Santiago, Dalva Gonzalez
author_facet Santiago, Dalva Gonzalez
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Dalva Gonzalez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
contributor_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
informática educativa
formação de professores
higher education
education informational technology
teacher training
topic ensino superior
informática educativa
formação de professores
higher education
education informational technology
teacher training
description O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das novas tecnologias educacionais como recurso pedagógico, e busca contribuir para o levantamento das dificuldades em relação à utilização das novas tecnologias no Ensino Superior, detectando indícios de resistência e/ou aceitação por parte dos professores na utilização da informática educacional. Desta forma, procurar-se-á contribuir para direcionar capacitações eficientes para o uso pedagógico da informática na educação superior. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, com a intenção de levantar a visão de professores do Ensino Superior quanto ao uso da informática educativa no processo de ensino-aprendizagem, procurando identificar o posicionamento dos docentes dos cursos de Geografia, Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental das Faculdades ASMEC em relação a este tema. Foram enviados trinta e três questionários para os professores dos cursos citados anteriormente, obtivemos resposta de apenas quinze docentes que compuseram a amostra desta pesquisa. Destes, foram escolhidos quatro professores para serem entrevistados. A análise sinaliza pontos convergentes e divergentes entre a forma sugerida por autores que pesquisam essa temática e a forma como a informática educativa tem sido trabalhada pelos professores. O estudo oferece sugestões que poderão contribuir para a inserção da tecnologia na educação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15328
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15328/1/cchsa_ppgedu_me_Dalva_GS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b707d7bbdb57795e237a6e6a58306c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790775863836672