Números naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
Ano de defesa: | 2009 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15361 |
Resumo: | Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História na prática pedagógica do professor de Matemática, do sexto ano do ensino fundamental da região de Campinas, S.P., na aprendizagem significativa e contextualizada dos Números Naturais e reflete sobre as possibilidades do trabalho integrado entre História e Matemática, que contemplem a atuação tanto do docente quanto dos investigadores quando pretendem abordar o conceito de números naturais em sua prática pedagógica ou investigativa. Tem-se, por hipótese, que a Matemática apresenta-se como um saber contextualizado e significativo para o aluno, portanto não surgiu no vazio, tampouco se desenvolveu no vácuo, mas é fruto das relações e das necessidades culturais originárias já nas comunidades primitivas, nas quais as ciências começaram a se desenvolver, caminharam até as questões atuais através de uma evolução multiforme e complexa e fizeram, em particular da História dos algarismos, uma História universal, portanto, deve ser analisada como tal para o processo de ensino e aprendizagem. |
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Sartori, Maria Ester de Siqueira RosinPontifícia Universidade Católica de CampinasAraujo, Elizabeth Adorno de2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2009-12-18http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153614010551709068068Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História na prática pedagógica do professor de Matemática, do sexto ano do ensino fundamental da região de Campinas, S.P., na aprendizagem significativa e contextualizada dos Números Naturais e reflete sobre as possibilidades do trabalho integrado entre História e Matemática, que contemplem a atuação tanto do docente quanto dos investigadores quando pretendem abordar o conceito de números naturais em sua prática pedagógica ou investigativa. Tem-se, por hipótese, que a Matemática apresenta-se como um saber contextualizado e significativo para o aluno, portanto não surgiu no vazio, tampouco se desenvolveu no vácuo, mas é fruto das relações e das necessidades culturais originárias já nas comunidades primitivas, nas quais as ciências começaram a se desenvolver, caminharam até as questões atuais através de uma evolução multiforme e complexa e fizeram, em particular da História dos algarismos, uma História universal, portanto, deve ser analisada como tal para o processo de ensino e aprendizagem.Understanding the complexity and the contributions of a collaboration between history and mathematics and the need for approximation of mathematical knowledge to the universe of students, the research aims to see how the teachers of mathematics for the sixth year of primary education in the region of Campinas, Brazil , understand their pedagogical practice and what their knowledge of history, particularly on the history of mathematics, is in order to address and develop the concept of natural numbers. There is, by definition, that mathematics is presented as a knowledge contextualized and meaningful for students, so it came in a vacuum, either developed in a vacuum, but is the result of relationships and cultural needs as originating in primitive communities, in which science began to develop, walked up to the current issues through a multifaceted and complex developments and have in particular the history of the one-digit Universal history must therefore be considered as such for the teaching and learning.porPUC-Campinasnúmeros naturaishistóriapráticas pedagógicasnatural numbershistoryteaching practicesNúmeros naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógicaNatural numbers: approach to the historical context in pedagogical practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4905266424159579Castanho, Sérgio Eduardo MontesLopes, Jairo de Araujo05682504541012834244247989810231CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_ESRS.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_ESRS.pdfapplication/pdf1301064http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15361/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_ESRS.pdf1fabfe7c6e54f4cba8899783e11e8e43MD51123456789/153612022-09-02 11:36:25.279oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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