Escala de Otimismo para adolescentes: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vitti, Laís Santos
Orientador(a): Nakano, Tatiana de Cássia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17042
Resumo: O otimismo disposicional é uma característica de personalidade que envolve diferentes âmbitos (emocional, motivacional e cognitivo). Ela se refere às crenças de resultados futuros positivos. Essa característica se mostra importante ao longo da vida, em especial na adolescência, tendo em vista que o otimismo pode contribuir significativamente para o desenvolvimento positivo de adolescentes, prevenção de doenças, promoção de saúde e bem-estar. Embora relevante, não foram identificados instrumentos desenvolvidos especificamente para avaliar esse construto em adolescentes brasileiros. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi construir e avaliar as evidências de validade e precisão de uma Escala de Otimismo para adolescentes. O instrumento foi desenvolvido tendo, como base teórica o modelo do otimismo disposicional. Cinco estudos foram realizados. O primeiro consistiu no processo de construção da medida, composta inicialmente por 60 itens. O segundo estudo avaliou evidências de validade do conteúdo da escala junto ao público-alvo. O terceiro avaliou evidências de validade do conteúdo junto a juízes especialistas. Ao final dos estudos 2 e 3, a escala passou a contar com 42 itens. O quarto estudo avaliou evidências de validade baseadas na estrutura interna e na precisão da escala. Participaram 233 adolescentes, 75,2% do gênero feminino (n = 176), com média de idade de 16,3 anos (DP = 1,36). Foi realizada uma análise fatorial exploratória, a qual demonstrou a presença de três fatores, a saber: Expectativas, Persistência e Coping. As cargas fatoriais variaram de 0,34 até 0,80, tendo-se excluído quatro itens que apresentaram cargas < 0,30, de modo que a escala passou a ser composta por 31 itens. A precisão dos três fatores da escala, mensurada pelo índice de ômega de McDonald, foi considerada adequada, variando de 0,75 a 0,92. O último estudo analisou os itens por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e o funcionamento diferencial dos itens (DIF) quanto ao gênero dos respondentes. Os resultados demonstraram que, dos 31 itens analisados, apenas quatro não apresentaram índices de ajuste adequados. a saber os itens. Além disso, quatro itens apresentaram DIF em função do gênero dos respondentes. Diante dos resultados, acredita-se que o objetivo desta tese foi atingido, tendo-se uma escala de avaliação do otimismo em adolescentes, composta por 31 itens e cujos estudos indicaram que ela possui propriedades psicométricas adequadas para o uso junto ao público-alvo. Novos estudos são recomendados a fim de que a Escala de Otimismo para Adolescentes (EOA) possa ser disponibilizada para uso profissional.
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spelling Vitti, Laís SantosPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Nakano, Tatiana de Cássia2023-10-02T12:33:15Z2023-10-02T12:33:15Z2023-06-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/170425634387436529548O otimismo disposicional é uma característica de personalidade que envolve diferentes âmbitos (emocional, motivacional e cognitivo). Ela se refere às crenças de resultados futuros positivos. Essa característica se mostra importante ao longo da vida, em especial na adolescência, tendo em vista que o otimismo pode contribuir significativamente para o desenvolvimento positivo de adolescentes, prevenção de doenças, promoção de saúde e bem-estar. Embora relevante, não foram identificados instrumentos desenvolvidos especificamente para avaliar esse construto em adolescentes brasileiros. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi construir e avaliar as evidências de validade e precisão de uma Escala de Otimismo para adolescentes. O instrumento foi desenvolvido tendo, como base teórica o modelo do otimismo disposicional. Cinco estudos foram realizados. O primeiro consistiu no processo de construção da medida, composta inicialmente por 60 itens. O segundo estudo avaliou evidências de validade do conteúdo da escala junto ao público-alvo. O terceiro avaliou evidências de validade do conteúdo junto a juízes especialistas. Ao final dos estudos 2 e 3, a escala passou a contar com 42 itens. O quarto estudo avaliou evidências de validade baseadas na estrutura interna e na precisão da escala. Participaram 233 adolescentes, 75,2% do gênero feminino (n = 176), com média de idade de 16,3 anos (DP = 1,36). Foi realizada uma análise fatorial exploratória, a qual demonstrou a presença de três fatores, a saber: Expectativas, Persistência e Coping. As cargas fatoriais variaram de 0,34 até 0,80, tendo-se excluído quatro itens que apresentaram cargas < 0,30, de modo que a escala passou a ser composta por 31 itens. A precisão dos três fatores da escala, mensurada pelo índice de ômega de McDonald, foi considerada adequada, variando de 0,75 a 0,92. O último estudo analisou os itens por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e o funcionamento diferencial dos itens (DIF) quanto ao gênero dos respondentes. Os resultados demonstraram que, dos 31 itens analisados, apenas quatro não apresentaram índices de ajuste adequados. a saber os itens. Além disso, quatro itens apresentaram DIF em função do gênero dos respondentes. Diante dos resultados, acredita-se que o objetivo desta tese foi atingido, tendo-se uma escala de avaliação do otimismo em adolescentes, composta por 31 itens e cujos estudos indicaram que ela possui propriedades psicométricas adequadas para o uso junto ao público-alvo. Novos estudos são recomendados a fim de que a Escala de Otimismo para Adolescentes (EOA) possa ser disponibilizada para uso profissional.Dispositional optimism is a personality trait that involves different areas (emotional, motivational, and cognitive). It refers to beliefs of positive future outcomes. This characteristic is important throughout life, especially in adolescence, given that optimism can contribute significantly to the positive development of adolescents, disease prevention, health promotion and well-being. Although relevant, instruments developed specifically to assess this construct in Brazilian adolescents were not identified. Therefore, the objective of this research was to construct and evaluate the evidence of validity and accuracy of an Optimism Scale for adolescents. The instrument was developed based on the dispositional optimism model. Five studies were performed. The first consisted of the construction process of the measure, initially composed of 60 items. The second study evaluated evidence of validity of the scale's content with the target audience. The third evaluated evidence of content validity with expert judges. At the end of studies 2 and 3, the scale now has 42 items. The fourth study assessed evidence of validity based on the scale's internal structure and accuracy. 233 adolescents participated, 75.2% female (n = 176), with a mean age of 16.3 years (SD = 1.36). An exploratory factor analysis was performed, which demonstrated the presence of three factors, namely: Expectations, Persistence and Coping. The factor loadings ranged from 0.34 to 0.80, with the exclusion of four items that presented loadings < 0.30, so that the scale now comprises 31 items. The accuracy of the three scale factors, measured by the McDonald's omega index, was considered adequate, ranging from 0.75 to 0.92. The last study analyzed the items using the Item Response Theory (IRT) and the differential functioning of the items (DIF) regarding the gender of the respondents. The results showed that, of the 31 items analyzed, only four did not show adequate adjustment indices. to know the items. In addition, four items had DIF depending on the respondents' gender. In view of the results, it is believed that the objective of this thesis was achieved, with an evaluation scale of optimism in adolescents, consisting of 31 items and whose studies indicated that it has adequate psychometric properties for use with the target audience. New studies are recommended so that the Optimism Scale for Adolescents (OAS) can be made available for professional use.El optimismo disposicional es un rasgo de personalidad que involucra diferentes áreas (emocional, motivacional y cognitiva). Se refiere a las creencias de resultados futuros positivos. Esta característica es importante a lo largo de la vida, especialmente en la adolescencia, dado que el optimismo puede contribuir significativamente al desarrollo positivo de los adolescentes, la prevención de enfermedades, la promoción de la salud y el bienestar. Aunque relevantes, no se identificaron instrumentos desarrollados específicamente para evaluar este constructo en adolescentes brasileños. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación fue construir y evaluar las evidencias de validez y precisión de una Escala de Optimismo para adolescentes. El instrumento fue desarrollado con base en el modelo de optimismo disposicional. Se realizaron cinco estudios con la escala. La primera consistió en el proceso de construcción de la medida, inicialmente compuesta por 60 ítems. El segundo estudio evaluó la evidencia de validez del contenido de la escala con el público objetivo. El tercero evaluó evidencias de validez de contenido con jueces expertos. Al final de los estudios 2 y 3, la escala ahora tiene 42 ítems. El cuarto estudio evaluó la evidencia de validez con base en la estructura interna y la precisión de la escala. Participaron 233 adolescentes, 75,2% del sexo femenino (n = 176), con una edad media de 16,3 años (DE = 1,36). Se realizó un análisis factorial exploratorio, que demostró la presencia de tres factores, a saber: Expectativas, Persistencia y Afrontamiento. Las cargas factoriales oscilaron entre 0,34 y 0,80, con la exclusión de cuatro ítems que presentaron cargas < 0,30, por lo que la escala ahora comprende 31 ítems. La precisión de los tres factores de escala, medida por el índice omega de McDonald's, se consideró adecuada, con un rango de 0,75 a 0,92. El último estudio analizó los ítems utilizando la Teoría de Respuesta al Ítem (TRI) y el funcionamiento diferencial de los ítems (DIF) en función del género de los encuestados. Los resultados mostraron que, de los 31 ítems analizados, solo cuatro no presentaron índices de ajuste adecuados. para conocer los elementos. Además, cuatro ítems tenían DIF según el género de los encuestados. A la vista de los resultados, se cree que se logró el objetivo de esta tesis, con una escala de evaluación del optimismo en adolescentes, compuesta por 31 ítems y cuyos estudios indicaron que posee propiedades psicométricas adecuadas para su uso con el público objetivo. Se recomiendan nuevos estudios para que la Escala de Optimismo para Adolescentes (OEA) esté disponible para uso profesional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Estados emocionaisAvaliação PsicológicaPsicometriaPsicologia PositivaOptimismPsychological AssessmentAdolescentPositive PsychologyOptimismoEvaluación PsicológicaAdolescentePsicología PositivaEscala de Otimismo para adolescentes: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricasOptimism Scale for adolescents: construction of an instrument and investigation of its psychometric qualitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8092049870780985Ambiel, Rodolfo Augusto MatteoDellazzana-Zanon, Letícia LovatoNoronha, Ana Paula PortoReppold, Caroline Tozzi5057292997836738773816701545511168281407997954940903853565166005Escola de Ciências da VidaPsicologiaOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17042/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALccv_ppgpsico_tese_vitti_ls.pdfccv_ppgpsico_tese_vitti_ls.pdfapplication/pdf1060938http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17042/1/ccv_ppgpsico_tese_vitti_ls.pdfe6163986cee5534752f5b7cc32ebb48fMD51123456789/170422023-10-02 09:33:15.78oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-10-02T12:33:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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