Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Miranda, Suelânia Oliveira Araujo
Orientador(a): Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15411
Resumo: A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurando mostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suas dificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que as causas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimento de uma formação humanística de caráter global. Numa abordagem teórico-metodológica amparada pelas ciências humanas e sociais, a investigação deu-se através de pesquisa bibliográfica e por questionários em que estudamos as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisa ser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalho didático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente para as relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência política e crítica. O referencial teórico está fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítico que compreende o sujeito inserido num processo cultural e histórico em constante transformação social. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais, procurando na educação uma forma de construção do saber universitário com espaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejável dicotomia entre ambos os aspectos.
id PCAM_fe5a6b6b19cf0cca48f81aadb637e433
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15411
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Miranda, Suelânia Oliveira AraujoPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:14:02Z2022-02-16T18:14:02Z2009-12-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154119219376607651266A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurando mostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suas dificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que as causas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimento de uma formação humanística de caráter global. Numa abordagem teórico-metodológica amparada pelas ciências humanas e sociais, a investigação deu-se através de pesquisa bibliográfica e por questionários em que estudamos as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisa ser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalho didático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente para as relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência política e crítica. O referencial teórico está fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítico que compreende o sujeito inserido num processo cultural e histórico em constante transformação social. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais, procurando na educação uma forma de construção do saber universitário com espaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejável dicotomia entre ambos os aspectos.This text discusses the relationships between work and education in the Brazilian higher education system. It analyzes the changes in the socio-cultural profile of today s workers and that of students who get into the university in the evening programs. It aims at showing these people s real conditions regarding the consequences of globalization, their difficulties and their path through the struggle between work and studies. This text shows that the causes can be found in the predominance of technical training at the expense of humanistic and holistic education. By means of a theoretical and methodological approach supported by human and social sciences, this investigation was made possible through bibliographical research and questionnaires in which we have studied the existing contradictions in society where education must be a right and not a commodity. Besides, it points out the necessity of an educationally-oriented job aimed not only at the technical dimension, but also seeking social relations with emphasis on the university professor with political and critical awareness. The theoretical reference is based on a Historical-Critical Pedagogy, which comprehends the subject inserted in a cultural and historical process in constant social transformation, seeking in education a way of building the knowledge acquired at university with room for the articulation of quality and quantity, avoiding the undesirable dichotomy between both aspects.porPUC-Campinastrabalhoensino superiorglobalizaçãoformação técnicaformação humanísticaworkhigher educationglobalizationtechnical formationhumanistic formationProfessores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Sordi, Mara Regina Lemes deMachado, Vera Lúcia de Carvalho67371231258524739375761445315596CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Suelania_OAM.pdfcchsa_ppgedu_me_Suelania_OAM.pdfapplication/pdf520872http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15411/1/cchsa_ppgedu_me_Suelania_OAM.pdf7917b36b7648b7d202fc29d3e283a365MD51123456789/154112022-09-02 11:36:27.043oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
title Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
spellingShingle Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
Miranda, Suelânia Oliveira Araujo
trabalho
ensino superior
globalização
formação técnica
formação humanística
work
higher education
globalization
technical formation
humanistic formation
title_short Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
title_full Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
title_fullStr Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
title_full_unstemmed Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
title_sort Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
author Miranda, Suelânia Oliveira Araujo
author_facet Miranda, Suelânia Oliveira Araujo
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Suelânia Oliveira Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho
ensino superior
globalização
formação técnica
formação humanística
work
higher education
globalization
technical formation
humanistic formation
topic trabalho
ensino superior
globalização
formação técnica
formação humanística
work
higher education
globalization
technical formation
humanistic formation
description A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurando mostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suas dificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que as causas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimento de uma formação humanística de caráter global. Numa abordagem teórico-metodológica amparada pelas ciências humanas e sociais, a investigação deu-se através de pesquisa bibliográfica e por questionários em que estudamos as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisa ser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalho didático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente para as relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência política e crítica. O referencial teórico está fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítico que compreende o sujeito inserido num processo cultural e histórico em constante transformação social. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais, procurando na educação uma forma de construção do saber universitário com espaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejável dicotomia entre ambos os aspectos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15411
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9219376607651266
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15411
identifier_str_mv 9219376607651266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15411/1/cchsa_ppgedu_me_Suelania_OAM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7917b36b7648b7d202fc29d3e283a365
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790775336402944